Veja o ranking de popularidade digital dos candidatos a prefeito em SP, Rio, Porto Alegre, Recife e Fortaleza

Índice elaborado pela consultoria Quaest mede desempenho no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em São Paulo, Porto Alegre e no Recife, o favoritismo é nítido. Já no Rio e em Fortaleza, cada ponto é disputado.

Trata-se do ranking do Índice de Popularidade Digital (IPD) dos candidatos à prefeitura das cinco capitais no segundo turno. A métrica, elaborada pela consultoria Quaest, mede o desempenho dos candidatos à prefeitura no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.

Durante a campanha do primeiro turno, a Folha publicou semanalmente o IPD dos candidatos à prefeitura de São Paulo, Rio, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador —nas últimas três capitais, a disputa foi decidida já no dia 15.

Para o segundo turno, foi medido o IPD dos candidatos em Fortaleza, Recife, Porto Alegre, São Paulo e Rio.

*

São Paulo

Desde que o IPD começou a ser monitorado em São Paulo, o topo do ranking é de Guilherme Boulos, do PSOL. Ele acumula 81,6 pontos, 20 a mais que seu oponente. O prefeito Bruno Covas (PSDB), que tenta a reeleição, tem 58,6.

Ambos tiveram leves quedas na última sexta (20) e sábado (21), mas voltaram a crescer em popularidade digital.

Porto Alegre

Candidata pelo PC do B à Prefeitura de Porto Alegre, Manuela D'Ávila está 40 pontos à frente de seu oponente, Sebastião Melo (DEM), no ranking do IPD.

Apesar do bom resultado, Manuela perdeu pontos ao longo da semana. No dia 15 de novembro, no primeiro turno, ela acumulava 76,9 pontos, sete a mais que na terça-feira (24). Já Sebastião cresceu 9 pontos na semana que passou.

Fortaleza

Na capital cearense, a disputa pela popularidade nas redes é apertada. A diferença entre Capitão Wagner (Pros) e Sarto (PDT) é de menos de dois pontos, com vantagem para o pedetista.

Ele virou o jogo nos últimos dias: na semana passada, era Wagner quem liderava, com 63,6 contra 59,4 pontos. Na terça, porém, Sarto já tinha 68,6 e o capitão, 66,9 pontos.

Recife

Se a vantagem de João Campos (PSB) nas urnas no primeiro turno foi apertada, nas redes sociais ele encontra pouco espaço diante do protagonismo de sua prima e concorrente, Marília Arraes, do PT.

A petista lidera com mais de 40 pontos de diferença em popularidade digital. Ela vem crescendo desde o dia 16 e alcançou 83,3 pontos na terça. Já João perdeu quase 15 pontos na semana passada.

Rio de Janeiro

Na capital fluminense, o ex-prefeito Eduardo Paes (DEM) e o atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos) estão quase empatados no ranking do IPD. A diferença entre eles é de 2,3 pontos, com vantagem para Paes.

Ambos cresceram ao longo da semana que passou. Na terça, Paes tinha 75 pontos e Crivella, 72,7.

Metodologia

O desempenho dos candidatos à prefeitura no mundo digital é medido por meio de seis plataformas: Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google.

São monitoradas seis dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens), presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa) e interesse (volume de buscas no Google, Youtube e Wikipedia).

Um modelo estatístico pondera e calcula a importância de cada dimensão, e os candidatos analisados são posicionados em uma escala de 0 a 100, em que 100 representa o máximo de popularidade.

Os valores são uma média móvel de 5 dias --recurso estatístico que atenua números isolados que fujam do padrão. Ela é calculada somando-se o resultado de cinco dias seguidos e dividindo por cinco.

No dia seguinte, é acrescentada a informação do período mais recente e excluído o dia mais antigo para o novo cálculo da média.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.