Descrição de chapéu trânsito

Prêmio 99 de Jornalismo, sobre mobilidade urbana, anuncia reportagens vencedoras

Na categoria Jovens Jornalistas, conteúdos premiados são resultado de laboratório feito em parceria com a Folha

São Paulo

O terceiro Prêmio 99 de Jornalismo revelou nesta quarta-feira (2), em cerimônia virtual, as seis reportagens sobre mobilidade urbana vencedoras da edição, que teve o tema "Metrópoles em Emergência".

Na categoria Profissionais do Jornalismo, a reportagem “Invisíveis no banco da frente​”, de Manoela Alcântara, do jornal Metrópoles, levou o primeiro lugar. Em segundo, ficou a matéria "Risco e sobrevivência sobre duas rodas", do Correio Braziliense, e em terceiro a série "Como tirar o transporte público de Porto Alegre do caminho do abismo", do Gaúcha Zero Hora. Mais de 150 conteúdos foram inscritos.

Já na categoria Jovens Jornalistas, as três reportagens premiadas​ são resultado de um laboratório sobre mobilidade urbana promovido pela Folha em parceria com a empresa 99.

Entre mais de 350 inscritos, 30 estudantes e recém-formados em jornalismo de 21 cidades brasileiras foram selecionados para participar de formações e oficinas durante dois finais de semana.

Os participantes produziram, em duplas, 15 textos, que foram publicados no caderno especial “Para onde vamos”.

O primeiro lugar da categoria foi dado à reportagem “Preferência por andar a pé subiu de 9% para 23% na pandemia”, de Bruna Vilar (Rio de Janeiro) e Rodrigo Salgado (Belo Horizonte). Em segundo lugar, ficou a matéria “Evasão de passageiros nos ônibus traz discussão sobre tarifa ao centro das eleições”, de Daniel Brito (Ilhéus) e Jonathan Souza (Salvador). Já o terceiro lugar foi dado ao texto “Apps ajudam no deslocamento e dão autonomia para pessoas com deficiência”, de Daniel Batista (Pelotas) e Fernanda Rosário (Santos).

​​​​O laboratório também deu origem a um manual sobre a cobertura de mobilidade urbana, disponibilizado gratuitamente em setembro. O material venceu o prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) na categoria conteúdo de marca.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.