Sob desconfiança, MP-RJ inicia escolha de chefe de órgão que investiga Bolsonaros

De cinco candidatos, procurador bolsonarista é único a não se comprometer com o mais votado em escolha do governador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Sob um clima de desconfiança interna, os quase mil membros do Ministério Público do Rio de Janeiro definem nesta sexta-feira (11) a lista tríplice da qual sairá a escolha do governador interino, Cláudio Castro (PSC), para chefiar o órgão pelos próximos dois anos.

A principal preocupação é sobre a influência da família de Jair Bolsonaro (sem partido) sobre o governador interino na nomeação do novo procurador-geral de Justiça. Dois filhos do presidente, o senador Flávio e o vereador Carlos (ambos do Republicanos-RJ), são alvos de investigação no MP-RJ.

Dos cinco candidatos, quatro deles se comprometeram por escrito a apoiar a nomeação do mais votado na eleição interna, reivindicação histórica da categoria a fim de eliminar o componente político da escolha.

O único a não defender a prática é o procurador Marcelo Rocha Monteiro, que apoiou Bolsonaro e Flávio nas eleições de 2018.

Os procuradores Ertulei Mattos e Leila Costa e os promotores Virgílio Stavridis e Luciano Mattos, além de manifestarem esse compromisso no lançamento de suas candidaturas, tiveram que assinar um documento organizado por promotores que atuam na área de Tutela e Cidadania —setor responsável por investigar atos de gestores públicos.

“Estamos vivendo um momento grave e perigoso para a autonomia e a autoridade da nossa instituição, talvez o mais grave e mais perigoso desde a Constituição", diz o texto.

"A nossa independência diante de poderosos de plantão pode se ver sob suspeita diante dos olhos da sociedade, parecendo-nos fundamental garantir a legitimidade de quem vier ocupar tão importante cargo no próximo biênio”, completa, ao pedir a assinatura dos candidatos de apoio ao mais votado.

Governador interino, Castro não se comprometeu em manter a tradição de escolha do primeiro nome da lista —apenas uma vez, desde 1988, o governador fluminense não escolheu o vencedor da eleição interna.

"Esse debate está sendo muito antecipado. Eu só vou receber [a lista tríplice] das mãos do [procurador-geral de Justiça] Eduardo Gussem no dia 1º de janeiro. No dia 1º de janeiro a gente marca outra coletiva para falar disso”, disse o governador interino no mês passado.

Mesmo com a assinatura dos quatro candidatos, há o temor entre alguns membros de que algum deles desista do compromisso após a eleição.

A Folha questionou esses postulantes sobre que medida tomariam para garantir a escolha do mais votado, mesmo em caso de insistência do governador.

Os promotores Luciano e Virgílio declararam que recusarão a nomeação caso componham a lista tríplice sem serem os mais votados. Os dois afirmaram que comunicarão ao governador sobre a decisão no momento do envio do documento.

Ertulei afirmou que pedirá para que seu nome sequer seja enviado na lista caso não vença a disputa interna. Leila não respondeu ao questionamento da reportagem.

A entrada de Rocha Monteiro na lista é vista como improvável. Mas há apreensão sobre que estratégia adotar para garantir a escolha do mais votado.

Há preocupação com o fato de uma recusa à nomeação levar à abertura de uma nova vaga na lista a ser preenchida pelo procurador bolsonarista.

Rocha Monteiro enviou à classe uma mensagem explicando as razões pelas quais não adotou a mesma posição dos outros candidatos. Ele afirma que a lista tríplice é definida pela Constituição, e não cabe aos promotores impor novos critérios.

“O legislador entendeu conveniente que a escolha do PGJ não se desse exclusivamente pela classe, para que pudesse haver a participação indireta da população, através do governador democraticamente eleito”, afirmou ele.

“Pleitear [a escolha do mais votado] é legítimo. Coisa diferente, no entanto, é pretender, através de artifício (por bem intencionado que seja) impor ao governador (e, de resto, a toda a população) um sistema de escolha do PGJ que o legislador expressamente não admitiu”, escreveu.

Ele afirma ainda que “a nomeação do mais votado não representa garantia alguma de um PGJ que não ceda a eventuais propostas ilícitas provenientes dos poderosos de plantão”.

Foi uma referência ao ex-procurador-geral de Justiça Cláudio Lopes, acusado de participar do esquema de corrupção do ex-governador Sérgio Cabral.

A interlocutores o senador Flávio Bolsonaro tem dito não ser necessário interferir na eleição interna, mas considera natural ser consultado pelo governador como um gesto de aproximação com o Palácio do Planalto.

Castro fará a nomeação, após assumir o cargo de governador fragilizado politicamente em razão das buscas realizadas em sua casa, além de delações divulgadas que mencionam o seu nome com a cobrança de propina no estado.

Sua gestão interina é vista, por essa razão, como dependente da relação com a família do presidente Jair Bolsonaro.

Ele está no comando do Palácio Guanabara desde a deflagração da Operação Tris In Idem, em que o ministro Benedito Gonçalves, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), determinou o afastamento de Wilson Witzel (PSC) do cargo.

O cargo de procurador-geral ganhou mais importância para as investigações sobre Flávio após o Tribunal de Justiça definir que o senador tem direito ao foro especial.

Neste caso, é o próprio chefe do MP-RJ quem tem atribuição para conduzir as apurações, oferecer denúncia e atuar em eventual ação penal contra o senador.

Flávio foi denunciado no mês passado ao Órgão Especial. Ele é acusado de recolher parte dos salários de seus funcionários para pagar despesas pessoais, além de criar um esquema de lavagem de dinheiro com imóveis. A acusação ainda será analisada pela corte, composta por 25 desembargadores.

O MP-RJ também defende junto ao STF a revogação da decisão que concedeu foro especial a Flávio, tese que poderá ser reavaliada pelo novo procurador-geral de Justiça.

Carlos, por sua vez, perdeu foro especial após o Supremo considerar suspenso o dispositivo que previa este benefício a vereadores do Rio de Janeiro.

O chefe do MP-RJ não tem poder para interferir diretamente nas investigações de promotores que atuam na primeira instância. Pode, contudo, desfazer estruturas especializadas criadas na atual gestão.

O Gaecc (Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção) é o responsável por prestar auxílio aos promotores em investigações consideradas complexas.

Ele conta com equipe própria para a realização de diligências. Depois de concluir o caso Flávio, este grupo assumiu as investigações sobre Carlos.

O debate entre os candidatos a PGJ previsto para essa sexta-feira (4) foi adiado porque Rocha Monteiro está hospitalizado. De acordo com a Amperj (Associação do do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro), o quadro dele é estável.

O encontro seria fechado para membros e servidores do MP-RJ, por acordo dos candidatos. A associação não autorizou que a imprensa acompanhasse o debate. Uma nova data ainda será marcada.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.