Descrição de chapéu Eleições 2022 Folhajus

Relembre alguns ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral sem apresentar provas

Discurso mobiliza apoiadores em aparente estratégia para justificar eventual derrota na disputa eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) nunca apresentou provas ou indícios sobre as urnas, mas repete o discurso golpista como uma forma de esconder os problemas de seu governo, a alta reprovação e as recentes pesquisas que o colocam atrás do líder, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No Brasil, nunca houve registro de fraude nas urnas eletrônicas, em uso desde 1996.

Nesta segunda (17), Bolsonaro voltou a questionar a confiabilidade do sistema de urnas eletrônicas, argumentando que os equipamentos são ultrapassados e antigos, "geração do final dos anos 1990".

Bolsonaro também repetiu que deixou a análise da lisura do primeiro turno das eleições presidenciais a cargo das Forças Armadas, que integram a comissão de transparência do Tribunal Superior Eleitoral. E acrescentou que "todos são unânimes" ao afirmar que não existe sistema eletrônico impenetrável.

De óculos, Bolsonaro na cabine de votação
O então candidato a Presidência da República pelo PSL, Jair Bolsonaro, durante sua votação em um colégio militar no Rio de Janeiro, no primeiro turno das eleições de 2018 - Eduardo Anizelli - 07.out.18/Folhapress

No ano passado, veio a mais forte ameaça golpista ligada ao tema. Em conversa com apoiadores, Bolsonaro disse que "a fraude está no TSE" e ainda atacou o então presidente da corte eleitoral e ministro do STF, Luís Roberto Barroso, a quem chamou de "idiota" e "imbecil".

"Não tenho medo de eleições, entrego a faixa para quem ganhar, no voto auditável e confiável. Dessa forma [atual], corremos o risco de não termos eleição no ano que vem", disse.

A fala ocorreu após uma sequência. No dia anterior, também ao falar com apoiadores, o mandatário fez outra ameaça semelhante: "Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições".

Pesquisa Datafolha realizada de 8 a 10 de dezembro de 2020 mostrou que 73% dos brasileiros defendem que o sistema de voto em urna eletrônica seja mantido. Já o voto em papel, abandonado nos anos 1990, tem sua volta pleiteada por 23% da população.

Do total de entrevistados, 69% disseram que confiam muito ou um pouco no sistema de urnas informatizadas, que passou a ser adotado gradualmente em 1996. Outros 29% responderam que não confiam.

Confira o que Bolsonaro já disse sobre fraude eleitoral.

‘Perder na fraude’ (set.2018)

"A grande preocupação realmente não é perder no voto [a eleição presidencial], é perder na fraude. Então, essa possibilidade de fraude no segundo turno, talvez até no primeiro, é concreta."

* Em live, quando se recuperava de facada

‘Não por voto’ (out.2018)

"Isso só pode acontecer por fraude, não por voto, estou convencido."

* Em live, antes do segundo turno das eleições

‘Voto impresso é sinal de clareza’ (nov.2019)

"Denúncias de fraudes nas eleições culminaram na renúncia do Presidente Evo Morales. A lição que fica para nós é a necessidade, em nome da democracia e transparência, contagem de votos que possam ser auditados. O VOTO IMPRESSO é sinal de clareza para o Brasil!", escreveu nas redes sociais.

Após Evo Morales renunciar à Presidência da Bolívia

‘A diferença foi muito maior’ (nov.2019)

"Todo mundo dizia que eu tinha tudo para ganhar as eleições na reta final. Eu tinha certeza disso e teve no final 55% para mim e 45% para o outro candidato. Muita gente achou que a diferença foi muito maior. Como um lado ganhou, e nas ruas todo mundo tinha essa convicção de que eu ia ganhar, não houve problema. Mas imagina se o outro lado ganha as eleições, como é que a gente ia auditar esses votos? Não tinha como auditar."

* Em live, ao comentar a renuncia de Morales

Supostas provas (mar.2020)

"Pelas provas que tenho em minhas mãos, que vou mostrar brevemente [até hoje o presidente não apresentou o material], eu fui eleito no primeiro turno, mas, no meu entender, teve fraude. E nós temos não apenas palavra, temos comprovado, brevemente quero mostrar, porque precisamos aprovar no Brasil um sistema seguro de apuração de votos. Caso contrário, passível de manipulação e de fraudes (...)."

* Durante evento em Miami

‘Vão querer que eu prove’ (nov.2020)

"A minha eleição em 2018 só entendo que fui eleito porque tive muito, mas muito voto. Tinha reclamações que o cara queria votar no 17 e não conseguia. Vão querer que eu prove. É sempre assim. O cara botava um pingo de cola na tecla 7, um tipo de adulteração."

* Após votar no pleito municipal

‘Teve muita fraude lá’ (nov.2020)

"Tenho minhas fontes [que dizem] que realmente teve muita fraude lá. Isso ninguém discute. Se foi suficiente para definir um ou outro, eu não sei."

* Comenta as eleições americanas após votar no pleito municipal

‘É no Papelzinho’ (dez.2020)

"O que é comum na Câmara, não sei como está agora. As eleições na Mesa [Diretora], para presidente, é no papelzinho. Não sei como vai ser esta agora."

* Em conversa com apoiadores, dá informação falsa sobre as eleições para Presidência da Câmara dos Deputados, que adota sistema eletrônico desde 2007

‘Pior que os EUA’ (jan.2021)

"Se nós não tivermos o voto impresso em 22, uma maneira de auditar o voto, nós vamos ter problema pior que os Estados Unidos."

"Lá [EUA], o pessoal votou e potencializaram o voto pelos correios por causa da tal da pandemia e houve gente lá que votou três, quatro vezes, mortos que votaram. Foi uma festa lá. Ninguém pode negar isso daí."

* Ao comentar a invasão do Congresso americano

‘Só ganha na fraude’ (14.mai.2021)

"Um bandido foi posto em liberdade, foi tornado elegível, no meu entender para ser presidente. Na fraude. Ele só ganha na fraude no ano que vem"

* Em Terenos (MS), em ato para a entrega de títulos de posse de terra

‘A fraude me jogou para o segundo turno’ (9.jun.2021)

"Eu fui eleito [em 2018] no primeiro turno, eu tenho provas materiais disso, mas o sistema, a fraude que existiu, sim, me jogou para o segundo turno"

* Em evento, com tom de campanha eleitoral, no interior de Goiás

‘Problema seríssimo’ (17.jun.2021)

"Vamos respeitar o Parlamento brasileiro. Que, caso contrário, teremos dúvidas [nas] eleições e podemos ter um problema seríssimo no Brasil. Pode um lado ou outro não aceitar, criar uma convulsão no Brasil".

"Se promulgar, teremos eleições, sim, com voto auditável e ponto final. O respeito total ao Parlamento brasileiro. Um quórum qualificado apresenta uma emenda e vai um ministro, no caso, ele que faz carga o tempo todo contra isso, o Barroso exclusivamente, ministro Barroso, uma canetada dele [e] não vai ter eleição com voto auditável? Vai ter sim, Barroso. Vai ter, sim"

* Em sua live semanal

‘Aécio ganhou as eleições’ (17.jun.2021)

"Mais que desconfio, eu tenho convicção [de] que realmente tem fraude. As informações que nós tivemos aqui —talvez a gente venha a disponibilizar um dia— é que, em 2014, o Aécio ganhou as eleições, em 2018, eu ganhei em primeiro turno"

* Em sua live semanal

‘Não vai ser uma canetada’ (21.jun.2021)

"Só na fraude o nove dedos volta. Agora, se o Congresso aprovar e promulgar [a PEC], teremos voto impresso. Não vai ser uma canetada de um cidadão como este daqui, que não vai ter voto impresso. Pode esquecer isso daí"

* Em conversa com apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada

‘Nosso lado pode não aceitar o resultado’ (7.jul.2021)

"Eles vão arranjar problemas para o ano que vem. Se este método continuar aí, sem, inclusive, a contagem pública, eles vão ter problemas. Porque algum lado pode não aceitar o resultado. Este algum lado, obviamente, é o nosso lado, pode não aceitar o resultado"

"E o que eu vi, eu não sou técnico em informática, mas o que eu vi, está comprovado, no meu entender, a fraude em 2014. O Aécio foi eleito em 2014"

"Por que Barroso não quer transparência nas eleições? Porque ele tem interesse pessoal nisso"

* Em entrevista à Rádio Guaíba, do Rio Grande do Sul

'Eleições limpas ou não temos eleições' (8.jul.2021)

"Eleições no ano que vem serão limpas. Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições"

* Em conversa com apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada

'A fraude está no TSE' (9.jul.2021)

"A fraude está no TSE, para não ter dúvida. Isso foi feito em 2014"

"Não tenho medo de eleições, entrego a faixa para quem ganhar, no voto auditável e confiável. Dessa forma [atual], corremos o risco de não termos eleição no ano que vem"

* Em conversa com apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada

Participar de eleição com essa urna (19.jul.2021)

"Eu entrego a faixa para qualquer um, se eu disputar a eleição, né? Se eu disputar, eu entrego a faixa para qualquer um. Uma eleição limpa", disse Bolsonaro.

"Agora, participar de uma eleição com essa urna eletrônica... Alguns falam: 'Ah, o Bolsonaro foi reeleito tantas vezes com o voto eletrônico'."

* Em conversa com apoiadores, em frente ao Palácio da Alvorada

Não posso admitir (22.jul.2021)

"Eu não estou acusando servidores do TSE. Eu não posso admitir que meia dúzia de pessoas tenham a chave criptográfica de tudo, e essa meia dúzia pessoas, de forma secreta, conte os votos numa sala lá do TSE. Isso não é admissível"

"A própria Constituição fala em contagem pública dos votos. O que que nós queremos? Olha o que que eu estou querendo. Estou querendo transparência. Nada mais além disso. Não podemos terminar as eleições de 2022 e o povo aí ficar na dúvida. 'Será que este cara ganhou? Será que o processo foi limpo, foi transparente?'"

* Em entrevista à rádio Banda B, de Curitiba

Indícios (29.jul.2021)

"Não tem como se comprovar que as eleições não foram ou foram fraudadas. São indícios. Crime se desvenda com vários indícios"

* Durante live, em que tinha prometido que apresentaria as provas de fraude que dizia ter

Não aceitaremos uma farsa (31.jul.2021)

"Queremos eleições, votar, mas não aceitaremos uma farsa como querem nos impor. O soldado que vai à guerra e tem medo de morrer é um covarde. Jamais temerei alguns homens aqui no Brasil que querem impor sua vontade"

* Em discurso a apoiadores em Presidente Prudente, no interior de SP

Uma eleição onde não vai se confiar no resultado (11.ago.2021)

"Hoje em dia sinalizamos uma eleição... não é que está dividida. Uma eleição onde não vai se confiar no resultado das apurações", declarou aos seus apoiadores.

* Em conversa com apoiadores

Quartinho secreto (23.ago.2021)

"O que que é a alma da democracia? É o voto. O povo quer que você, ao votar, você tenha a certeza que o teu voto vai para o João ou para a Maria. Não quer que, num quartinho secreto, meia dúzia de pessoas conte os seus votos".

* Em entrevista à Rádio Regional, de Eldorado (SP)

Não podemos conviver com essa suspeição (23.ago.2021)

"A gente espera que tenhamos eleições limpas, democráticas e com contagem pública de votos no ano que vem. Não podemos conviver com essa suspeição"

* Em entrevista à Rádio Regional, de Eldorado (SP)

Se está aperfeiçoando, é porque tinha brechas (9.set.2021)

"Eu disse que não ia mais falar sobre isso, mas eu tive mais votos do que os 57 milhões que estavam ali [...] Hoje eu vi uma matéria com o ministro Barroso, dizendo que está aperfeiçoando o sistema eleitoral […] Barroso, se tá aperfeiçoando é porque tinha brechas."

*Durante live semanal

Não pode criticar um sistema eleitoral? (21.nov.2021)

"É um absurdo o que acontece por aí nessas questões. Você pode criticar tudo, o papa, quem você bem entender. Agora, não pode criticar um sistema eleitoral?"

* Em entrevista Rede Correio Sat, da Paraíba.

A urna não é inviolável (14.abr)

"A urna não é inviolável, é penetrável, sim. Mas não vou falar disso, as Forças Armadas estão tomando conta disso."

*Durante live semanal

Nem um sistema informatizado pode dar garantia de 100% de segurança (18.jul)

"Segundo o TSE, os hackers ficaram por oito meses dentro do computador do TSE, com código-fonte, senhas —muito à vontade dentro do TSE. E [a Polícia Federal] diz, ao longo do inquérito, que eles poderiam alterar nome de candidatos, tirar voto de um e mandar para o outro"

*Durante reunião com chefias de missões diplomáticas no Brasil

Não existe sistema eletrônico que seja perfeitamente blindado (17.out)

"Olha, diz a Polícia Federal que as urnas são inauditáveis. Não existe sistema eletrônico que seja perfeitamente blindado. Se nunca teve, vai chegar a hora. O que a gente sempre busca é dar mais uma camada de transparência. É isso que nós lutamos no passado"

*Em entrevista à Rádio Tupi, no Rio de Janeiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.