'CPI não é caça às bruxas', diz à Folha senador favorito para presidir comissão da Covid

Para Omar Aziz (PSD-AM), comissão não pode iniciar os trabalhos com acusações prévias sobre Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Favorito para presidir a CPI da Covid, contando com o apoio do Palácio do Planalto e também da oposição, o senador Omar Aziz (PSD-AM) afirmou à Folha que os trabalhos de investigação devem ser levados adiante de uma maneira técnica e que a comissão "não é caça às bruxas".

Para o senador, a comissão não pode iniciar os trabalhos com acusações prévias sobre a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), sob pena de isso interferir na isenção que deve marcar a CPI.

"Não podemos começar uma investigação com uma pecha na testa de quem é a favor ou contra o governo. Até agora não tem acusação contra ninguém. Se você chega lá com uma opinião formada para que vai investigar? 'Ah, o fulano é responsável por 20 mil mortes'. A CPI vai fazer o quê? CPI não é caça às bruxas", disse.

"O que nós temos que fazer, os 11 titulares que vão escolher o presidente, é chegarmos unificados, para que não passe para a sociedade brasileira a ideia de que há um grupo pró-governo ou um contra governo. Não pode ser dessa forma. Tanto o presidente como o relator têm que ser escolhidos em consenso."

Na última terça-feira (13), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), oficializou a criação da CPI da Covid, cinco dias depois da determinação do ministro do STF Luís Roberto Barroso que irritou Bolsonaro e provocou novo desgaste na relação entre os Poderes.

Em meio à pressão da base governista para tentar minar a CPI, Pacheco decidiu unir dois requerimentos apresentados por senadores, formando uma única comissão que, além de investigar ações e omissões da gestão de Bolsonaro na pandemia, também tratará dos repasses de verbas federais para estados e municípios.

Não é a primeira vez que o STF determina a instalação de CPIs a pedido da oposição. Em 2005, o Supremo mandou instaurar a dos Bingos, em 2007, a do Apagão Aéreo, e, em 2014, a da Petrobras. ​

Em uma comissão em que o governo conta com a minoria dos membros, Aziz surgiu como um nome intermediário, para impedir que o oposicionista Randolfe Rodrigues (Rede-AP) assumisse a presidência.

Apesar de considerado independente, o senador pelo Amazonas mantém uma boa relação com o Planalto.

Do lado oposicionista, a vantagem numérica —são 6 do total de 11 membros— poderia se esvair rapidamente caso insistissem em Randolfe. Isso porque o PSD, partido de Aziz, conta com dois membros, que poderiam migrar para o lado governista, dando maioria a esse bloco.

Cabe ao presidente da CPI conduzir as sessões e a pauta de votações. O relator é responsável por dirigir a investigação e preparar um relatório final a ser votado pelos membros da comissão.​ Enquanto o primeiro é eleito pelo voto da maioria dos membros, o relator é uma indicação do presidente.

Os parlamentares que compõem um chamado G6 tiveram reunião virtual na manhã desta sexta-feira (16), a pedido de Randolfe.

Fazem parte do grupo Randolfe, Eduardo Braga (MDB-AM), Renan Calheiros (MDB-AL), Tasso Jereissati (PSDB-CE), Humberto Costa (PT-PE) e Otto Alencar (PSD-BA).

Nos bastidores, por outro lado, os governistas começaram uma articulação para pressionar Aziz a não indicar Renan, optando por Marcos Rogério (DEM-RO). A ação é capitaneada pelo líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE).

Essa costura não seria fácil de ser concretizada exatamente porque Renan já recebeu declaração de votos da maior parte dos colegas.

OS MEMBROS TITULARES DA CPI

Governistas

  • Jorginho Mello (PL-SC)
  • Eduardo Girão (Podemos-CE)
  • Marcos Rogério (DEM-RO)
  • Ciro Nogueira (PP-PI)

Demais

  • Humberto Costa (PT-PE)
  • Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
  • Renan Calheiros (MDB-AL)
  • Otto Alencar (PSD-BA)
  • Omar Aziz (PSD-AM)
  • Tasso Jereissati (PSDB-CE)
  • Eduardo Braga (MDB-AM)
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.