Descrição de chapéu jornalismo

Dados de audiência do 1º trimestre reafirmam liderança da Folha

Números da Comscore e do IVC indicam que jornal mantém posição na audiência digital e paga registrada em 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Folha mantém a liderança na audiência digital, indica a Comscore, empresa americana especializada na análise de tráfego e referência na auditoria da internet. Os dados de março, bem como o fechamento do primeiro trimestre, foram divulgados na quarta-feira e confirmam o cenário já registrado no ano de 2020.

A média mensal do primeiro trimestre de PVs (páginas vistas) na Folha, métrica que reflete o volume de textos e conteúdo consumido pelos leitores, ficou em 207 milhões, segundo consta no painel Media Metrix -Multi-Plataforma.

Ante seu concorrente direto, O Estado de S. Paulo, cuja média mensal de janeiro a março de PVs ficou em 55 milhões, a Folha é 276% maior. Ante o jornal carioca O Globo (170 milhões), é 22% maior.

Do ano, o melhor mês foi justamente março. De acordo com a Comscore, a Folha registrou 238 milhões de páginas lidas. No assuntos de maior interesse, a demissão dos comandantes das Forças Armadas e a crise no governo Bolsonaro, a anulação de condenações do ex-presidente Lula e o agravamento da pandemia de Covid-19.

Já Estado e Globo registraram, em março, respectivamente, 63 milhões de PVs e 195 milhões de PVs.

A segunda métrica em que a Folha lidera é o chamado ‘time spent’, ou tempo gasto em português. Ele mede o engajamento dos leitores com o site e indica o total de minutos que os internautas gastaram lendo ou interagindo.

Na média do primeiro trimestre, os leitores da Folha investiram 282 milhões de minutos navegando pelo site.

O número é 309% superior ao que foi gasto no Estado (69 milhões de minutos) e 47% maior que os dedicados pelos leitores do Globo (192 milhões de minutos).

A terceira métrica-chave medida pela Comscore é o número de visitantes únicos, que contabiliza quantas pessoas acessaram um site.

Na média do primeiro trimestre, 24,3 milhões de usuários acessaram a Folha por mês. O número é 84% maior do que o anotado pelo Estado (13,2 milhões) e 11% menor do que o Globo (27,3 milhões).

Nos dados mais recentes, de março, a Folha teve 26,9 milhões de usuários, enquanto o Estado teve 14,7 milhões e o Globo anotou 29,8 milhões.

CIRCULAÇÃO

A Folha também é o maior jornal do Brasil na audiência paga, ou seja, em assinantes e exemplares vendidos. Nessa frente, os dados no país são auditados pelo IVC Brasil (Instituto Verificador de Comunicação).

Em março, os dados mostram que a Folha passou de 350 mil na métrica acima, líder entre os grandes jornais.

No cômputo geral, a Folha registrou 352.459 exemplares diários pagos no mês passado, crescimento de 1,54% ante fevereiro (347.126). O segundo lugar é do Globo, com 348.461, alta de 0,98% ante o mês passado. ​Em terceiro aparece o Estado, com 233.556, 0,29% acima de fevereiro

É a forte presença digital que coloca a Folha em primeiro lugar. As assinaturas nesse recorte chegaram a 291.037 em março, alta de 2,19% ante fevereiro. No Globo, foram 274.147 assinantes digitais (+1,81%), e no Estado, 155.675 (+0,95%).

No ranking da circulação paga impressa, por sua vez, a Folha fechou março com 61.422, ante 74.315 do concorrente carioca e 77.882 do Estado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.