Bolsonaro abaixa máscara de menino e pede para menina retirar proteção contra o coronavírus no RN; assista

Presidente visitou obras hídricas nas cidades de Jucurutu e Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Em visita ao Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (24), o presidente Jair Bolsonaro abaixou a máscara de uma criança de colo ao cumprimentar apoiadores e também incentivou uma menina de 10 anos a retirar a sua proteção contra a Covid-19 durante um ato oficial do governo.

O presidente Jair Bolsonaro retira máscara de criança no Rio Grande do Norte
O presidente Jair Bolsonaro retira máscara de criança no Rio Grande do Norte - Reprodução

O primeiro caso aconteceu enquanto o presidente cumprimentava apoiadores em visita ao estado. Ele recebeu uma criança vestida com a camisa da seleção brasileira por cima da grade de proteção e a carregou no colo para uma fotografia.

Antes de posar para a foto, contudo, o presidente retirou a máscara de proteção contra a Covid-19 do menino. O caso aconteceu nesta quinta-feira e foi registrado em vídeo que circulou nas redes sociais.

O presidente Jair Bolsonaro sinaliza a criança para retirar máscara em Jucurutu (RN)
O presidente Jair Bolsonaro sinaliza a criança para retirar máscara em Jucurutu (RN) - Reprodução/TV Brasil

O outro caso aconteceu durante a solenidade de vistoria técnica da Barragem de Oiticica, em Jucurutu (RN). Uma menina de 10 anos recitava uma poesia na abertura da solenidade em homenagem ao presidente.

Assim que ela começou a falar, usando a máscara, a criança foi incentivada pelo presidente, por meio de gestos, a retirar o equipamento de proteção. Ela atendeu ao pedido e foi cumprimentada pelo presidente com um sinal de positivo.

À noite, em sua live semanal, Bolsonaro falou contra o uso de máscaras por crianças pequenas, de 2 ou 3 anos, porque, segundo o mandatário, elas respirariam pela boca.

Citando sua mãe e seus avós, disse que criança que respira pela boca tem problemas e listou algumas possibilidades. Ao fim, disse que, caso tenha passado alguma informação incorreta, se desculparia apenas na semana que vem.

"Pergunte para o seu médico se isso é saudável ou não. Procure puxar a máscara e ver se ela está respirando pela boca ou pelo nariz. Se eu estiver errado, semana que vem eu me desculpo aqui, tá?", afirmou o presidente da República.

No início do mês, o presidente chegou a anunciar que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estava preparando um "parecer visando desobrigar" o uso de máscara por pessoas imunizadas contra a Covid ou que já haviam sido infectadas pelo coronavírus.

Dias depois, contudo, afirmou que caberá ao Ministro da Saúde, a prefeitos e a governadores dar a palavra final sobre o assunto.

No início desta semana, Bolsonaro reagiu com agressividade durante uma entrevista em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, e atacou uma repórter de uma emissora afiliada da Rede Globo que havia questionado o porquê de o presidente não ter usado máscara durante a solenidade.

Na ocasião, o presidente, que havia colocado a máscara para conceder a entrevista, retirou o equipamento de proteção: “Eu chego como quiser, onde eu quiser, eu cuido da minha vida. Se você não quiser usar máscara, você não usa", afirmou.

A irritação do presidente ocorre num momento de pressão por uma sequência de fatos negativos ao governo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.