Crise fortalece defesa do impeachment de Bolsonaro, afirma Kassab à Folha

Presidente do PSD vê reeleição distante para o atual ocupante do Planalto e defende Pacheco como terceira via em 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, acredita que o agravamento da crise política reforça o movimento em favor do impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a quem vê longe da reeleição em 2022.

"Não se pode banalizar o impeachment, é preciso ter cuidado. A base governista é grande e não pode ser menosprezada também. Mas quando é inevitável, é inevitável", afirmou Kassab, 60, ressalvando que não vê a situação neste ponto ainda.

Foto mostra o presidente do PSD, Gilberto Kassab, posando sorridente de paletó e sem gravata na frente da estante cheia de livros numa livraria de São Paulo
O presidente do PSD, Gilberto Kassab, que vê piora na situação política de Bolsonaro - Marcus Leoni - 15.mar.2019/Folhapress

A sequência de acusações de corrupção nos negócios com vacinas contra Covid-19 no Ministério da Saúde pioraram a situação de Bolsonaro, que vive seu pior momento em pesquisas de popularidade e de intenção de voto.

"Há mais circunstâncias para a defesa [do impeachment]. Seja como for, vejo uma dificuldade muito grande de ele se reeleger", disse.

"A marca de Bolsonaro é a postura na pandemia. Na hora em que não usa máscara, em que tira a máscara da menina [episódio em palanque na semana passada], dá a impressão de que não tem sentimento. Imagina a pessoa que perdeu um parente vendo aquilo. Gera um descontentamento."

Considerado uma bússola da política nacional, Kassab também lembra que surgem dificuldades econômicas e há a volta de protestos de rua contra Bolsonaro, fatores usualmente essenciais na equação dos impedimentos presidenciais.

Os golpes mais duros contra o Planalto saíram a partir da CPI da Covid, que ouviu citação ao líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR). Isso abriu a porta para novas revelações, como a acusação de um empresário de que houve pedido de propina numa tratativa sobre imunizantes, revelada pela Folha.

A reação de Bolsonaro tem sido defensiva, alternando contradições de versões a acusações contra senadores da CPI e a imprensa.

Kassab defende que a alternativa a Bolsonaro, caso esteja no cargo, e ao líder de pesquisas Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022 se chama Rodrigo Pacheco, o mineiro presidente do Senado que está de malas prontas do DEM para o PSD.

"Pessoalmente, quero ele candidato, mas o partido ainda vai se definir. Ele encarna renovação com experiência, tem muito talento. Se elegeu deputado e já foi presidir a Comissão de Constituição e Justiça. Logo depois, se elegeu senador e, na sequência virou presidente da Casa."

Resta saber qual figurino Pacheco envergaria, dada sua pouca projeção nacional e a atitude ambígua ante o presidente, a quem evita criticar. Kassab diz que até maio não deverá haver nenhum nome despontando em pesquisas que não Bolsonaro e Lula.

Aliados do presidente do PSD dão de barato que, num segundo turno sem Pacheco ou outra alternativa, Kassab irá de Lula —afinal, antes de ser ministro de Michel Temer (MDB), ele ocupara uma pasta sob Dilma Rousseff (PT). Ele desconversa.

Kassab crê que o líder petista "vive um processo de vitimização", com as sucessivas vitórias judiciais depois que saiu da cadeia. "Mas ele vai ter de apresentar seus projetos ainda", afirma.

Sobre outros nomes da dita terceira via, vê o governador João Doria (PSDB-SP), de quem foi aliado, como alguém que pena com alta rejeição, apesar de ter a defesa da vacina como ativo. Ciro Gomes (PDT) "tem seus méritos, mas dificuldades de entrar à esquerda devido ao Lula, e com o centro ocupado".

Já outros citados, como o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), ele considera "cedo" para avaliar.

Para apoiar Pacheco, obviamente se o plano der certo, Kassab conta com um arcabouço robusto de palanques do PSD nos cinco mais populosos estados brasileiros.

Terá o prefeito de Belo Horizonte, o popular Alexandre Kalil, disputando Minas. No Rio, o nome apoiado pelo prefeito da capital, Eduardo Paes, pescado recente do PSD.

Já na Bahia, a estrela da CPI Otto Alencar, hoje senador, deverá concorrer. No Paraná, o incumbente é Ratinho Jr. Cereja do bolo, deverá contar com o ex-governador Geraldo Alckmin, de saída do PSDB, em São Paulo.

Prefeito de São Paulo de 2006 a 2011, Kassab acompanha de perto os movimentos no estado. Percebeu a estrada fechada a Alckmin no PSDB desde que Doria, desafeto do ex-governador, trouxe o seu vice, Rodrigo Garcia, do DEM para o partido.

No PSDB, ainda há quem tente convencer Alckmin a ficar e disputar prévias, mas a hipótese é remota.

Entre os outros candidatos no maior estado do país, Kassab vê Garcia carregando consigo a rejeição a Doria, Paulo Skaf (MDB) e Márcio França (PSB) como "bons quadros, com recall", e o PT, que deve ir de Fernando Haddad, "numa recuperação boa, mas São Paulo sempre é difícil para eles".

Kassab se mostra preocupado com dois desenvolvimentos no Congresso: o voto impresso e o chamado distritão, sistema no qual são eleitos candidatos mais votados em cada cidade ou estado e não há votação em legendas.

Para ele, há defensores de boa-fé da auditagem impressa, mas também os de má-fé, que buscam usar isso para criar instabilidade em caso de derrota nas urnas.

Já sobre o distritão, ele afirma que se o Congresso o aprovar, "tem de acabar o financiamento público de campanhas". "Uma coisa é dinheiro para partido, outra é para pessoas. Será a primeira coisa que pediremos ao Supremo Tribunal Federal", afirmou.

Fiel ao estilo que o acompanha desde que fundou o PSD em 2011, Kassab tem buscado um voo solo para o seu partido, acusado de ser uma amálgama amorfa do ponto de vista ideológico.

Para seus críticos, além de não ser "nem de direita, nem de esquerda, nem de centro", tal flexibilidade o acomoda facilmente a quase todos os arranjos políticos.

Isso é fato, mas a classificação dele como mais um integrante do centrão é incorreta. Um exemplo é a aproximação proposta por Bolsonaro, quando trouxe o deputado Fábio Faria (PSD-RN) para o seu ministério, no escopo de sua aliança com o centrão costurada em 2020.

Kassab sempre insistiu que seu partido seguiria independente. Ao fim, com o Planalto acuado, hoje o PSD está na linha de frente contra o governo com Omar Aziz (AM) na presi dência da CPI.

Faria, aliás, está indo para o PP do líder do centrão Arthur Lira (AL), o presidente da Câmara cuja fidelidade ao Planalto é considerada canina —ao menos até quando analisar um pedido de impeachment for, usando a expressão de Kassab, inevitável.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.