Descrição de chapéu datafolha

Datafolha: veja em quais segmentos Bolsonaro mais perdeu apoio desde o início da pandemia

Queda na aprovação do presidente foi registrada entre mais ricos e moradores do Centro-Oeste/Norte

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Comparação entre pesquisas Datafolha de abril do ano passado, o primeiro levantamento geral sobre o o governo de Jair Bolsonaro após o início da pandemia, e julho deste ano mostra que o apoio ao chefe do Executivo chegou a cair 23 pontos percentuais em determinados segmentos da sociedade.

É o caso dos desempregados. Em abril, o índice de aprovação do governo nesse grupo era de 35% (contra 33% da média da população). Na pesquisa divulgada na última semana, chegou a 12% (contra 24% da média da população).

Também houve queda considerável em segmentos tradicionalmente bolsonaristas.

Entre quem ganha mais de dez salários mínimos, por exemplo, a aprovação era de 40% em abril (contra 33% da média da população). Na pesquisa de julho deste ano, 32% —ainda assim, acima da média, 24%.

Entre moradores do Centro-Oeste/Norte, a queda foi de sete pontos percentuais, de 41% para 34%. Entre homens, de 40% para 28%.

No levantamente de abril, realizado por telefone por causa da pandemia, a margem de erro era de três pontos para mais ou para menos. Agora, é de dois pontos percentuais.

Ainda assim, Bolsonaro manteve apoio entre quem ganha de 5 a 10 salários mínimos (33% para 34%). O único registro de aumento da taxa de aprovação se deu no grupo dos empresários —37% para 49%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.