Descrição de chapéu
datafolha CPI da Covid

Denúncias minam último bastião da imagem de Bolsonaro, mostra Datafolha

Tendência de divisão da opinião pública em três conjuntos se desequilibrou no início do ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mauro Paulino

Diretor-geral do Datafolha

Alessandro Janoni

Diretor de Pesquisas do Datafolha

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fecha o primeiro semestre de 2021 com um aumento de quase 20 pontos percentuais na sua taxa de reprovação, ao se comparar o dado com o resultado de pesquisa Datafolha realizada em dezembro do ano passado.

A tendência, observada até o final de 2020, de divisão da opinião pública em três conjuntos que se polarizavam por inércia, em um cabo de guerra entre economia e pandemia, desequilibrou-se nos primeiros meses deste ano a partir do recrudescimento das mortes por Covid-19 e da vulnerabilidade agravada por crise sanitária e auxílio emergencial insuficiente.

Hoje, a avaliação negativa é praticamente o dobro da positiva.

A percepção de descontrole com o colapso no atendimento da saúde em diferentes regiões do país e o ritmo lento da vacinação provocaram já no primeiro trimestre deste ano um acúmulo de 12 pontos percentuais na rejeição ao governo.

Em alguns estratos, principalmente com maior escolaridade e renda, já se observava, em março, avaliação negativa majoritária quanto à gestão do presidente.

Agora, depois da marca de mais de 500 mil mortes pela doença e com denúncias de corrupção no Ministério da Saúde, investigadas pela CPI da Covid no Senado, Bolsonaro tem novos arranhões em sua imagem e passa a ser reprovado pela maioria absoluta da população.

Entre os que tomaram conhecimento da comissão, a taxa de reprovação ao governo é superior em quase 10 pontos percentuais à verificada entre os que a desconhecem.

Esse contraste é ainda mais expressivo entre os que souberam das denúncias de irregularidades na compra de vacinas por parte do Ministério da Saúde e também entre os que acham que Bolsonaro tinha conhecimento do fato.

No primeiro segmento, a avaliação negativa do governo supera a média em sete pontos percentuais e no segundo é maior em 16 pontos.

O reflexo mais simbólico do fenômeno encontra-se na matriz de imagem do presidente que o Datafolha levanta junto aos entrevistados desde sua posse.

Em abril de 2019, a maioria dos brasileiros o considerava muito inteligente, sincero, decidido e preparado, apesar de o enxergarem como defensor dos ricos e autoritário.

Em meio à primeira onda da pandemia, em junho do ano passado, com o discurso negacionista e apoio a atos antidemocráticos, além de reforçar a imagem de autoritarismo, Bolsonaro passou a ser considerado pela maioria como pouco inteligente, indeciso e despreparado, mas era denominado honesto pela maior parte dos entrevistados.

Na pesquisa atual, nem isso. A associação do presidente a atributos negativos se intensificou e ele passa a ser classificado inclusive como falso, aspecto que há um ano dividia opiniões. O estrato que mais cresceu nesse período (12 pontos percentuais) refere-se à parcela que o chama de desonesto (52%).

Entre os que tomaram conhecimento das denúncias de irregularidades na compra de vacinas pelo Ministério da Saúde, esse índice supera a média em oito pontos percentuais e entre os que não ouviram falar das suspeitas, ele é menor em 18 pontos.

Mesmo entre os que o elegeram, há parcela significativa (que se aproxima ou até supera um terço do estrato) que o julga incompetente, despreparado para o cargo, pouco inteligente e autoritário.

Há inclusive aparente refluxo no contingente de bolsonaristas fiéis —o conjunto de devotos do presidente segundo escala elaborada pelo Datafolha (votaram nele, o aprovam e confiam em tudo que ele diz) sempre aparecia nas pesquisas com percentuais próximos a 15%.

Nos últimos dois meses apresenta-se abaixo dessa média de quatro a seis pontos percentuais.

Um dado que ilustra possível queda no grau de afinidade é a baixa taxa de entrevistados que se localiza no extremo positivo de avaliação de Bolsonaro —dos 24 pontos de popularidade que ele alcança, 15 referem-se a brasileiros que o julgam bom e apenas 9 que o consideram ótimo, posição mais frequente em nichos como empresários e evangélicos.

No lado oposto, dentre os 51% que o reprovam, 11% provêm de entrevistados que o chamam de ruim e 40% dos que o classificam como péssimo, postura comum entre mais escolarizados, desempregados e funcionários públicos.

Como uma das principais variáveis na composição do voto em um processo de reeleição é a avaliação que o cidadão faz da gestão do mandatário, o extremo negativo da escala tende a se cristalizar como núcleo de forte rejeição, um índice de difícil conversão em intenção de voto.

Em termos políticos, o tempo que falta para a eleição presidencial de 2022 é uma eternidade, especialmente quando, por estratégia, o sistema eleitoral em si é colocado em xeque.

Mudanças em diferentes cenários do país, do econômico ao social, podem alterar o quadro, mas há fatos e imagens que o eleitor dificilmente esquece, e a CPI no Senado tem os revelado aos montes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.