Descrição de chapéu Eleições 2022

Deserto da 3ª via entre eleitores contrasta com euforia dos partidos, que trabalham mais de dez nomes

Ciro é lembrado por 2% no Datafolha, muito atrás de Lula e Bolsonaro; outros pré-candidatos não são citados espontaneamente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Forças políticas já lançaram pelo menos dez pré-candidatos para a chamada terceira via na eleição presidencial de 2022, mas os resultados da mais recente pesquisa do Datafolha mostram que quase nenhum dos nomes passa pela cabeça dos eleitores.

O levantamento, que confirmou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (sem partido) à frente nas intenções de voto, expôs a dificuldade dos presidenciáveis que tentam romper a polarização entre os dois. Por outro lado, há também dados que animam os esperançosos de uma alternativa.

O único nome citado espontaneamente que obteve percentual significativo foi Ciro Gomes (PDT), que alcança um patamar de 2% —enquanto Lula chega a 26% e Bolsonaro, a 19%.

João Doria (PSDB), Eduardo Leite (PSDB) e Luiz Henrique Mandetta (DEM), que foram testados em cenários estimulados pelo Datafolha, não pontuam na etapa da pesquisa em que os eleitores são questionados diretamente em quem votariam, sem a sugestão de nomes.

Luciano Huck Divulgacao São Paulo - SP - 17/09/2020 - Governador do Estado de São Paulo, João Doria, em Entrevista via Skype para o Jornal Expresso - Portugal - (Foto: Governo do Estado de São Paulo) ******INTERNET OUT******* BRASÍLIA, DF, BRASIL, 11-10-2019, 11:00h: O ex-governador do Ceará , Ciro Gomes, durante entrevista exclusiva ao UOL e Folha de S.Paulo, no estúdio de Brasília. (Foto: Kleyton Amorim/UOL). ATENCAO: PROIBIDO PUBLICAR SEM AUTORIZACAO DO UOL Brazil's Minister of Health Luiz Henrique Mandetta attends a news conference, amid the coronavirus disease (COVID-19) outbreak, in Brasilia, Brazil April 7, 2020. REUTERS/Adriano Machado ORG XMIT: GGGAHM12 SÃO PAULO, SP, 22.05.2019 - João Amoêdo, presidente do Novo e candidato à presidência em 2018 pelo partido Novo. (Foto: Gabriel Cabral/Folhapress) Handout picture released by Agencia Piratini showing Rio Grande do Sul Governor Eduardo Leite talking at his office of the Piratini Palace in Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brazil, on March 31, 2020. - A Brazilian governor and possible presidential candidate came out as gay on July 2, 2021, causing a stir in a country experiencing an ultra-conservative wave under President Jair Bolsonaro, known for his homophobic comments. (Photo by Felipe DELLA VALLE / Agencia Piratini / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT AFP PHOTO / AGENCIA PIRATINI / FELIPE DELLA VALLE- NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS -DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS ORG XMIT: ESA590
João Doria (PSDB), Ciro Gomes (PDT), Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Eduardo Leite (PSDB), pré-candidatos à Presidência da República em 2022 - Fotomontagem

Uma fatia de 2% deu outras respostas. As menções incluem desde aspirantes que desistiram da corrida, como o apresentador Luciano Huck (sem partido) e o empresário João Amoêdo (Novo), até afirmações genéricas, como "sempre o PT" e "no mesmo que está".

Dentro do recorte dos 2% também surgiram declarações esparsas de voto no ex-juiz Sergio Moro e no apresentador Danilo Gentili, ambos sem filiação partidária e sem movimentações concretas por candidatura —embora estejam sendo incentivados a isso e não descartem a hipótese.

"Datena" foi outra resposta registrada, em referência ao apresentador José Luiz Datena, que o PSL quer lançar ao Planalto. Quando a pesquisa foi feita, nos dias 7 e 8 de julho, o comunicador tinha acabado de assinar a filiação e ainda não havia anunciado em público a possibilidade de concorrer.

Isolados na dianteira das pesquisas, Lula e Bolsonaro desdenharam nos últimos dias da chance do surgimento de um candidato que possa derrotá-los.

O petista disse que "terceira via é uma invenção dos partidos que não têm candidato", enquanto o atual presidente afirmou que "não vai dar certo" porque "o povo não engole isso aí" de caminho do meio: "Existe uma passagem bíblica que diz: seja quente ou seja frio, não seja morno".

Dirigentes partidários, analistas e outros operadores políticos empenhados em contradizer os atuais líderes das sondagens afirmam que a disputa não está decidida e que interessa a ambos fomentar o antagonismo entre eles.

Elementos da pesquisa Datafolha são usados para fundamentar a tese de que é possível virar o jogo. Primeiro: os altos patamares de rejeição. Chega a 59% o índice dos que afirmam que não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro. No caso de Lula, a taxa é de 37%.

Outro fator recorrentemente citado é a parcela de 42% dos entrevistados que, no questionário espontâneo, diz não saber em quem pretende votar. Esse grupo, no entanto, diminuiu em relação ao levantamento anterior, de maio, quando era de 49%.

Como parte do esforço para evitar que a construção de um caminho alternativo desmorone, líderes de partidos como PSDB, DEM, MDB, PSL, Cidadania e Podemos defendem um afunilamento até 2022, a fim de impedir a pulverização de votos entre candidatos do chamado centro.

A avaliação é a de que a repetição de um cenário como o da eleição de 2018, que contou com 13 candidatos, acabaria favorecendo Lula e Bolsonaro, já que a fragmentação dificultaria a ascensão de um nome suficientemente forte para fazer frente a eles.

O ex-presidente petista, que já falou que "essa história da terceira via é uma piada", disse também que "seria importante que todos os partidos lançassem candidato e testassem sua força".

Como mostrou a Folha, o grupo de presidenciáveis que publicou em março um manifesto pró-democracia, em reação ao risco de ruptura institucional sob Bolsonaro, acabou se esfacelando. Dos seis autores, dois (Huck e Amoêdo) saíram do páreo, e os demais seguiram outros rumos.

Por outro lado, desde o lançamento do documento, o espectro de conversas partidárias se ampliou. Um grupo de presidentes de nove legendas (PSL, MDB, PSDB, DEM, Solidariedade, Podemos, Novo, Cidadania e PV) se aproximou para discutir eventual aliança, mas os empecilhos ainda são muitos.

O PSD corre por fora, com a insistência de seu presidente, Gilberto Kassab, em tirar do DEM o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e filiá-lo para ser o presidenciável da sigla, reunindo setores que não orbitam em torno dos dois principais concorrentes.

O PDT de Ciro também trilha uma jornada própria, na expectativa de que o ex-ministro ganhe impulso partindo do patamar levemente superior em que se encontra e acabe atraindo por força gravitacional legendas que também se recusam a abraçar Lula ou Bolsonaro.

Ao ver os números do Datafolha, Ciro foi ao Twitter comemorar "uma significativa movimentação positiva da pré-candidatura" e ressaltou um dado das simulações de segundo turno: em um eventual embate com Bolsonaro, ele teria 16 pontos de vantagem (50% a 34%).

Embora tenha a seu favor a relativa unidade do partido e uma pré-campanha estruturada —inclusive com marqueteiro, o ex-publicitário do PT João Santana—, o pedetista precisaria quebrar a resistência de outros atores da centro-direita à sua veia esquerdista e à fama de destemperado.

O perfil considerado pouco agregador é um obstáculo que pesa também para Doria. Outrora tido como nome natural do PSDB, o governador de São Paulo encara hoje o processo de prévias de seu partido, diante de três rivais internos (Leite, Tasso Jereissati e Arthur Virgílio).

"O sonho do Lula é disputar eleição apenas com o Bolsonaro. O sonho do Bolsonaro é disputar eleição apenas com o Lula. E o sonho dos brasileiros é que os dois percam a eleição", escreveu Doria no Twitter, dias atrás. "Não adianta serem contra, a melhor via devolverá a esperança aos brasileiros."

Dirigentes e integrantes de partidos de centro, centro-direita e centro-esquerda durante almoço em Brasília, nesta quarta-feira (17)
Dirigentes e integrantes de partidos que buscam a terceira via, como PSDB, DEM e PV, durante encontro em Brasília, no dia 16 de junho - Pablo Jacob - 16.jun.2021/Agência O Globo

Para o cientista político e fundador do Centro de Liderança Pública, Luiz Felipe d'Avila, que prega a terceira via e há meses faz entrevistas e debates com potenciais candidatos, o quadro geral vai desanuviar até o primeiro trimestre de 2022 e será possível chegar a um entendimento.

"A candidatura do centro democrático precisa se mostrar politicamente viável. Precisa ter rosto e ideias, para isso reverberar nas pesquisas. E, do ponto de vista de articulação, precisa ser liderada por alguém que tenha bom trânsito nos demais partidos, consiga aglutinar."

Na visão dele, a performance dos candidatos desse setor no Datafolha é reflexo da alta pulverização. A mais de um ano do pleito, com tantos nomes ventilados, parte do eleitorado tem dificuldade em saber quem efetivamente será candidato e quais são as propostas, avalia d'Avila.

"A tendência é que Bolsonaro derreta e que isso abra canal para um candidato de centro", segue ele, que é ex-filiado do PSDB e chegou a disputar as prévias da sigla para governador paulista em 2018, ao fim vencidas por Doria.

Também engajado nas costuras, e perto de se cacifar como pré-candidato do DEM ao Planalto, Mandetta minimiza o desempenho pífio dele e dos concorrentes de seu campo. Para o ex-ministro da Saúde, há "uma margem para crescer muito grande".

"Vamos conviver com a alta quantidade de nomes até o fim do ano. É legítimo os partidos terem seus postulantes. Mais perto da data, acredito que começará a haver as confirmações de caminhos, e as alianças acontecerão", projeta.

Mandetta considera positiva a convergência do grupo de nove partidos em torno de pautas, com posicionamentos conjuntos contra o projeto que muda o Imposto de Renda e a proposta do voto impresso. "A única coisa que defendo é que não fragmente, senão dá Lula e Bolsonaro", diz.

POSSÍVEIS CANDIDATOS DA CHAMADA TERCEIRA VIA PARA 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.