Descrição de chapéu Playlist Folha

Playlist Folha: Sexo, gênero e Bolsonaro

Presidente faz piadas e aborda assuntos de cunho sexual; veja curadoria especial de textos sobre o tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro aparece no noticiário com certa frequência abordando temas como sexo e questões de gênero. O ex-deputado e depois candidato à eleição presidencial em 2018 ficou marcado por discursos homofóbicos.

A sua campanha eleitoral, com apoio de religiosos e ultraconservadores, procurou associar setores de esquerda e seu principal rival, Fernando Haddad (PT), a políticas que nunca existiram, como o kit gay, ou à pregação de uma imaginária ideologia de gênero nas escolas.

Muitos especialistas e articulistas da imprensa têm criticado Bolsonaro e seus apoiadores pela relação hostil com a comunidade LGBTQAI+ e pelas abordagens quando o tema é sexo. O presidente não hesita em fazer piadas com orientais e ataques à imprensa e a jornalistas, principalmente mulheres.

Nos artigos que fazem parte dessa “playlist”, um novo formato de curadoria de conteúdo da Folha, são abordados esses episódios; confira lista.

O presidente Jair Bolsonaro faz gesto com mão indicando pênis pequeno, ao lado de um jovem japonês
O presidente Jair Bolsonaro faz piada com turista japonês ao passar pelo aeroporto de Manaus (AM) a caminho de Dallas (EUA), em 2019 - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.