Associação Brasileira de Imprensa repudia censura ao jornal O Globo

Juiz determinou retirada de textos sobre fraude em ensaio clínico de remédio do site do jornal

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) divulgou na noite deste sábado (22) uma nota de repúdio à decisão do juiz Manuel Amaro de Lima, da 3ª Vara Cível e de Acidentes de Trabalho do Amazonas, que determinou a retirada de três textos do site do jornal O Globo.

As reportagens, publicadas no blog da jornalista Malu Gaspar, tratavam de incoerências e suspeitas de fraude em em ensaio clínico da proxalutamida, substância sem eficácia comprovada para tratamento de Covid-19, patrocinado pela rede de hospitais Samel.

"A ABI se solidariza com Malu Gaspar e com o Grupo Globo, e tem certeza que mais este ato censório será derrubado por instâncias superiores da Justiça", afirma a associação em nota assinada pelo seu presidente, Paulo Jeronimo.

 Fachada da sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no centro do Rio de Janeiro
Fachada da sede da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), no centro do Rio de Janeiro - Lucas Tavares - 23.out.19/Folhapress

A decisão atendeu a pedido do diretor da rede de hospitais Samel, Luis Alberto Saldanha Nicolau. Ele argumentou que as matérias ofendem sua "honra, imagem e reputação". O jornal O Globo recorreu da decisão.

"A Constituição Federal, em seu artigo V, inciso IX é taxativa: 'É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença'. Decisões recorrentes do Supremo Tribunal Federal têm reafirmado a inconstitucionalidade de decisões, quase sempre de juízes de 1º grau, de censura a matérias jornalísticas", lembra a ABI na nota.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.