É falso tuíte atribuído a Bolsonaro sobre soberania popular e impeachment

Post é uma montagem que circula nas redes desde 2019

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

É falso que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tenha publicado um tuíte afirmando que "o povo é soberano" e que, "quando ele pede impeachment, é porque o governante só faz merda". A montagem com o falso post circula nas redes sociais e no WhatsApp ao menos desde 2019, mas, conforme a Folha verificou, ela não é verdadeira.

Para chegar a tal conclusão, a reportagem fez uma busca no TweetDeck, ferramenta do Twitter que monitora citações na rede. A pesquisa não trouxe resultados em nenhum dia entre janeiro de 2015 e julho de 2021 —a imagem do post falso mostra como data 8 de janeiro de 2015.

O primeiro tuíte em que Bolsonaro, então deputado federal pelo Rio de Janeiro, menciona a palavra "impeachment" é de 13 de março de 2015, quando ele posta: "Bolsonaro requer impeachment da presidente Dilma". Naquele ano, ele ainda faria outros 12 posts sobre o assunto.

Print do falso tuíte. Tem a fotinho do rosto de Bolsonaro e a @ do perfil do presidente, @jairbolsonaro com o símbolo azul do Twitter de perfil verificado. No post, está escrit:  "O povo é soberano, quando ele pede impeachment, é porque o governante só faz merda"
Falso tuíte que circula nas redes - Reprodução

Já o post mais recente é de 15 de abril de 2021, quando o presidente critica o fato de a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) ter dado prazo de cinco dias para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), explicar por que não abriu os mais de cem processos contra ele.

Além disso, apesar de ser conhecido por proferir palavras de baixo calão, não há nenhum post com a palavra "merda" em seu perfil no Twitter. Ele tampouco fez essa publicação e apagou.

O mesmo post já foi verificado por veículos como Agência Lupa, E-Farsas e Aos Fatos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.