Projeto Comprova, coalizão que verifica conteúdos falsos, lança número para receber sugestões de leitores

Se tiver dúvida sobre algum material suspeito nas redes, você pode enviá-lo via WhatsApp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Liderado pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), o Projeto Comprova, coalização de veículos que investiga colaborativamente conteúdos suspeitos sobre políticas públicas do governo federal, pandemia e eleições, acaba de lançar um serviço de atendimento aos usuários via WhatsApp.

Quem tiver dúvida sobre algum conteúdo e quiser que a equipe do Comprova faça a verificação pode enviá-lo pelo telefone 11 97045-4984 ou clicando neste link. Caso o material já tenha sido checado, o usuário receberá os links para as respectivas verificações —e, assim, poderá compartilhá-las. O que ainda não tiver sido investigado será adicionado às listas de monitoramento e, se estiver viralizando nas redes sociais, será verificado.

A participação da população é importante para iniciativas como o Comprova, que monitoram o ecossistema de desinformação. Em 2018, nas dez semanas que antecederam as eleições presidenciais, a equipe recebeu por WhatsApp 78 mil arquivos com sugestões de checagem.

“A imprensa está na linha de frente, verificando os fatos, mas a responsabilidade por combater a desinformação é de toda a sociedade. Esperamos que ainda mais cidadãos possam colaborar com o Projeto Comprova usando esse novo canal", afirma Marcelo Träsel, presidente da Abraji.

Segundo Dario Durigan, head de políticas públicas do WhatsApp no Facebook Brasil, a parceria com o Comprova reforça o compromisso de conectar os usuários do aplicativo de mensagens de forma simples e segura com fontes de credibilidade. "O WhatsApp acredita que a melhor forma de combater a desinformação é com informação confiável e amplamente acessível para a população."

O novo serviço do Comprova foi desenvolvido pela empresa alemã MessengerPeople com o patrocínio do WhatsApp e o número antigo será desativado em setembro.

Folha Informações

Na Folha, as publicações do Comprova ficam dentro do canal Folha Informações, que publica verificações de notícias falsas que circulam nas redes sociais. Leitores podem enviar dúvidas e sugestões pelo WhatsApp (11 99486-0293).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.