Descrição de chapéu
Juca Kfouri

Dom Paulo Evaristo Arns completa 100 anos pois sobrevive como exemplo dos direitos humanos

Cardeal arcebispo de SP que combateu a ditadura com sua voz baixa e firme, exalava coragem, afeto e paz; morreu em 2016

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Dom Paulo Evaristo Arns em evento de comemoração aos seus 95 anos, em 2016

Dom Paulo Evaristo Arns em evento de comemoração aos seus 95 anos, em 2016 Fabio Bras - 24.out.2016/Folhapress

Juca Kfouri

Jornalista, colunista da Folha e autor de 'Confesso que Perdi'; é formado em ciências sociais pela USP

"Dom Paulo vai? Se ele for, eu vou."

Sempre, nos tempos duros da ditadura, que era convidado para uma manifestação pública, ou reunião sigilosa, perguntava: “Dom Paulo vai?”. Quando a resposta era sim, pronto. Memorizava data e local e estava marcado. Quando era não, às vezes ia, muitas vezes não ia.

Estar onde Dom Paulo estivesse era garantia de segurança, de que haveria respeito. Mesmo sem crer, dizia a quem quisesse ouvir, sem vergonha alguma, que quando a situação apertava eu corria para baixo da batina do bispo.

Sim, muitas vezes fui me queixar ao bispo, ao cardeal arcebispo de São Paulo, ao homem que completaria 100 anos nesta terça-feira (14) e que, na verdade, completa, porque de alguma maneira ele sobreviveu com seu exemplo desde que descansou em dezembro de 2016.

Está aí o padre Júlio Lancellotti para provar.

Dom Paulo era amigo de minha tia Nadir Kfouri, que ele nomeou como a primeira mulher a assumir a reitoria de uma universidade católica no mundo, a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), graças a pedido especial ao então papa Paulo 6º, em 1976.

Ele se orgulhava disso tanto quanto, brincava, por ter evitado a cassação de São Jorge, ao convencer o papa de que pegaria mal na Inglaterra, que o tem como santo padroeiro. Mas não só.

Mandou um bilhete ao Santíssimo Padre: “Nosso povo não está entendendo direito a questão. São Jorge é muito popular no Brasil. Sobretudo ante a imensa torcida do Corinthians, o clube de futebol mais popular de São Paulo”.

O papa não se fez de rogado e respondeu: “Para não prejudicar a Inglaterra e nem o Corinthians”, Paulo 6º manteve o santo.

Dom Paulo chegou a ser capa da revista semanal de futebol Placar, com a bandeira corintiana nas mãos, em 1973, já no 19º ano de jejum de títulos alvinegros. Sua mensagem era singela, a de que “não há derrotas definitivas para o povo”.

Quatro anos depois, Corinthians campeão, escreveu para a revista a “Pastoral ao Povo Corintiano”:

“O Corinthians é mesmo o símbolo do povo que não chega lá. Do povo que sofre todas as decepções, desde as mais legítimas, como também as de seus sonhos. Mas é um povo que aguenta. Que é humilde. Povo que se abate, mas que, ao mesmo tempo, sabe que precisa recomeçar. E recomeça mesmo!(…) É isto o espelho do povo? Ou a sua realidade mesma? Ou, ainda, alienação desta realidade, para refugiar-se em alguma coisa que se passa no campo, mas que tem interferências incalculadas? Minha pergunta mais séria é esta: quando é que o Corinthians vai vencer mesmo?”.

Dom Paulo Evaristo Arns com o escudo do Corinthians, em reprodução de foto da revista Placar de 1973
Dom Paulo Evaristo Arns com o escudo do Corinthians, em reprodução de foto da revista Placar de 1973 - Lemyr Martins/Revista Placar/UOL/Reprodução

Certa vez, em 1975, na Cúria Metropolitana, na paulistana avenida Higienópolis, numa noite e madrugada tensas em que estivemos juntos porque jornalistas do Partido Comunista Brasileiro haviam sido presos e havia a informação de estarem sendo torturados, enquanto aguardávamos o retorno de ligação dele ao comandante do Segundo Exército, já sem ter o que conversar, garrafa térmica de café esgotada, copinhos de plástico Dixie aos montes, arrisquei perguntar: “Dom Paulo, sempre pergunto à tia Nadir e quero saber do senhor se vocês acreditam mesmo em Deus ou se é só um meio para fazer a boa política?”.

Ele me olhou com olhos meio piedosos, meio surpresos: “Meu filho, você é mesmo impertinente. Você acha que vamos discutir Teologia agora?”. Recolhi-me à minha insignificância e dei-me por satisfeito por não levar um pito ainda maior, como mereci.

Anos depois, para minha alegria, ele lançou o livro “Corintiano Graças a Deus!” e pediu que fizesse o prefácio.

Dom Paulo Evaristo Arns é tipo inesquecível. Com sua voz baixa e firme exalava coragem, afeto e paz. Daí ter guerreado como poucos em busca de justiça.

A madrugada na Cúria culminou, dias depois, com o assassinato de Vladimir Herzog nos porões da polícia política da ditadura.

Dom Paulo emergiu para o país como gigante dos direitos humanos. Ao lado do rabino Henry Sobel, do reverendo Jaime Wright e do presidente do Sindicato dos Jornalistas em São Paulo, Audálio Dantas, ele comandou o Ato Ecumênico na Catedral da Sé.

Com a cidade sitiada, atiradores de elite nos prédios da praça e nada menos de 8.000 pessoas que venceram as barreiras e manifestaram a indignação represada por anos a fio. Começava ali, dia 31 de outubro de 1975, o fim da ditadura.

“Não matarás. Quem matar, se entrega a si próprio nas mãos do Senhor da História e não será apenas maldito na memória dos homens, mas também no julgamento de Deus!”, pregou Dom Paulo no ataque, para, ao encerrar o ato, pedir que todos fossem embora em silêncio, sem dar motivo para que cerca de 500 policiais metralhassem o povo, como se ameaçava.

Não se ouviu um pio enquanto a massa humana ia embora.

Dom Paulo tinha o dom, este dom de comandar sem parecer que comanda, sem a vaidade dos comandantes.

Enfrentava o arbítrio de peito aberto e assim abria também portas de prisões onde havia torturas, ao passar altivo por policiais ou soldados armados, e perplexos, com o tom das ordens que dava: “Vou entrar, sou o arcebispo de São Paulo, abra!”. Abriam e ele entrava.

Dom Paulo juntava em torno dele o que havia de melhor entre mulheres e homens em São Paulo.

Para não cometer injustiças, cite-se apenas uma dupla, que representa todos: a ativista pelos Direitos Humanos Margarida Genevois e o advogado José Carlos Dias, braços dele na histórica Comissão de Justiça e Paz, revivida hoje, não por acaso, sob o nome Comissão Arns, porque os tempos sombrios assim o exigem.

Admirável constatar na constelação de nomes citados que todos, sem exceção, são daqueles que Bertold Brecht classificou como imprescindíveis.

Pregador sereno da Teologia da Libertação, Dom Paulo viveu como ensinou, capaz de vender o palácio episcopal, onde moravam os bispos, na valorizada região da avenida Paulista, para construir igrejas na periferia de São Paulo.

A última vez em que estivemos juntos foi na mesa do TUCA, o teatro da PUC, para celebrar seus 95 anos.

Então, depois de ser homenageado por outro bravo, dom Angélico Sandalo Bernardino, bispo de Blumenau, e companheiro indissociável de vida inteira, recebeu do diabolizado economista João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST, um boné do movimento e, para surpresa de ninguém, prontamente o pôs na cabeça.

“O rosto de dom Paulo é o da periferia de São Paulo. Ele é ecumênico, coração aberto, anunciando a urgência de resistirmos contra toda mentira, contra toda impostura. Naquele tempo, contra a ditadura civil-militar. E essa resistência, a que ele nos convida, é permanente no Brasil atual”, um comovido dom Angélico sentenciou, então.

Eu vi Pelé recusar três datas para se encontrar com Bill Clinton na Casa Branca, porque, afinal, ele explicou, era o presidente dos Estados Unidos que queria conhecê-lo e ele já havia conhecido uma porção deles.

Mas um dia, ministro extraordinário de Esportes do Brasil, o Rei do Futebol telefonou e perguntou se eu poderia marcar uma audiência com dom Paulo. Respondi que sim, claro, mas que se ele pedisse à secretaria para marcar, dom Paulo prontamente perguntaria onde, quando, a que horas e iria.

Ao que o Atleta do Século retrucou: “Não, ele marca onde, quando e a que horas e eu vou”.

Como este jornalista, Pelé queria estar, embora em situação incomparável, onde dom Paulo estivesse.

A vida de dom Paulo Evaristo Arns

Nascimento (14.set.21) Nasce em Forquilhinha, Criciúma (SC). É o quinto entre os 13 filhos de Gabriel Arns e Helena Steiner Arns, um casal de pequenos agricultores

Ingresso na ordem franciscana (1939) Ingressa na ordem franciscana; quatro anos depois, conclui curso de filosofia em Curitiba (PR)

Ordenação e vida em Paris (1945) Ordena-se padre em Petrópolis (RJ); após dois anos vai para Paris estudar letras na Sorbonne. Faz doutorado sobre “A Técnica do Livro de São Jerônimo”

Nomeado bispo (1966) É nomeado, pelo papa Paulo 6º, bispo; passa a auxiliar d. Agnelo Rossi em São Paulo e, no ano seguinte, se torna membro da Comissão Central da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)

Posse como arcebispo de SP (1º.nov.70) Toma posse como arcebispo de São Paulo, a maior arquidiocese católica do mundo. Torna-se grão-chanceler da PUC de São Paulo e da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, até 1998

Presidente de regional da CNBB (1971) Torna-se presidente da regional sul-1 da CNBB até 1975. Encontra-se comopresidente Médici para denunciar a tortura no país; no ano seguinte, lança o primeiro documento importante da Igreja sobre os direitos humanos, ‘Testemunho de Paz’

Cardinalato (1973) Torna-se cardeal por ordem de Paulo 6º e vende o palácio episcopal por US$ 5 milhões, usados para a construção de centros comunitários na periferia. Preside celebração em memória a estudante torturado e morto pelo regime

Defesa da anistia (1975) Inicia uma série de apelos em defesa da anistia. Celebra, na catedral da Sé o histórico culto ecumênico em memória de Vladimir Herzog, jornalista morto pelo regime militar

Visita de João Paulo 2º (1980) Acompanha o papa João Paulo 2º em sua primeira visita ao Brasil. Defende na ocasião os líderes das greves do ABC, que pressionaram o regime militar

Livro sobre tortura na ditadura (1985) Lança, com o apoio financeiro do Conselho Mundial de Igrejas e o reverendo Jaime Wright, o livro “Brasil: Nunca Mais”, contendo informações dos arquivos militares oficiais sobre o uso da tortura durante o regime

Divisão da Arquidiocese de São Paulo (1989) João Paulo 2º divide a Arquidiocese de São Paulo, o que diminui sua autonomia sobre as áreas periféricas. É o negociador para a libertação do empresário Abílio Diniz, que havia sido sequestrado. É indicado ao Prêmio Nobel da Paz

Acidente de carro (1992) Sofre um grave acidente automobilístico em Santo Domingo, República Dominicana, onde participava de encontro de bispos. Lança um documento contra o governo de Fernando Collor

Missa de despedida (1998) Celebra missa de despedida como cardeal arcebispo de São Paulo e torna-se arcebispo emérito, em 24 de maio

Lançamento de autobiografia (2001) É nomeado para o Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP; lança a autobiografia “Da Esperança à Utopia - Testemunho de uma Vida”

Morte de Zilda Arns (2010) Morre sua irmã, a pediatra e sanitarista Zilda Arns Neumann, 75, coordenadora da Pastoral da Criança, durante terremoto em Porto Príncipe, no Haiti, onde participava de missão humanitária

Homenagem de 95 anos (24.out.16) Participa de evento em homenagem a seus 95 anos. Em fala curta diante do auditório repleto de bonés vermelhos de movimentos sociais, como MST e Pastoral do Povo de Rua, cita o líder operário Santo Dias, assassinado há 37 anos

Morte (14.dez.16) Dom Paulo Evaristo Arns morre aos 95 anos, em São Paulo. Ele ficou internado no Hospital Santa Catarina por duas semanas com problemas pulmonares. Também sofreu uma piora em sua função renal na UTI

Erramos: o texto foi alterado

Versão inicial do texto grafou incorretamente o sobrenome da ativista pelos Direitos Humanos Margarida Genevois
 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.