Descrição de chapéu Folha, 100 jornalismo

Muniz Sodré assume cátedra Otavio Frias Filho e faz conferência nesta quarta

Pesquisador será primeiro titular do grupo de estudos criado pela USP e pela Folha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O professor Muniz Sodré toma posse nesta quarta-feira (22) como primeiro titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, criada no início do ano pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo em parceria com a Folha.

Professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Sodré fará uma conferência sobre os temas escolhidos para o primeiro ano de atividades do grupo, que incluirá o ciclo de palestras "Ser brasileiro hoje: diversidade e democracia" e um livro com contribuições de pesquisadores selecionados.

Homem negro de pelo clara, cabelos e cavanhaque grisalhos, óculos de aros grossos, vestido com casaco marrom, com o queixo apoiado nas duas mãos entrelaçadas. Ao fundo, uma estante branca com livros e objetos pessoais.
O professor Muniz Sodré, primeiro titular da Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade. - Lucas Seixas/Folhapress

O evento será realizado virtualmente e transmitido ao vivo na internet, no site do IEA. Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário disponível em http://www.iea.usp.br/eventos/posse-muniz-sodre. O evento terá início às 16h30 e duração prevista de uma hora e meia.

Um dos pesquisadores mais influentes do país na área de comunicação, Sodré, 79, formou-se em direito pela Universidade Federal da Bahia, é mestre em sociologia da informação pela Universidade de Paris, na França, e doutor em letras pela UFRJ. Seu livro mais recente é “A Sociedade Incivil” (Vozes).

A cátedra foi lançada em fevereiro deste ano, quando a Folha completou 100 anos de existência. A iniciativa homenageia o jornalista Otavio Frias Filho (1957-2018), que liderou o projeto de modernização deflagrado pelo jornal em 1984 e dirigiu a Redação até sua morte, há três anos.

Também participarão do evento desta quarta o reitor da USP, Vahan Agopyan, o diretor do IEA, Guilherme Ary Plonski, o publisher da Folha, Luiz Frias, o coordenador acadêmico da cátedra, André Chaves de Melo Silva, e o titular da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, Naomar de Almeida Filho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.