Descrição de chapéu Minha História

Sem Campanha da Legalidade teríamos tido ditadura já em 1961, lembra jornalista que resistiu em porão

Então editor no jornal Última Hora, Flávio Tavares vivenciou movimento a favor da posse de Jango dentro de palácio com Brizola no RS

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Na madrugada de 27 de agosto de 1961, em meio à turbulência após a renúncia do presidente Jânio Quadros, Flávio Tavares, então editor e repórter do jornal Última Hora, recebeu do governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, um manifesto em defesa da posse do vice-presidente João Goulart, assinado pelo marechal Henrique Teixeira Lott, derrotado na eleição presidencial de 1960.

Flávio estava entre o grupo de cinco jornalistas que acompanhavam o desenrolar dos fatos daquele domingo dentro do Palácio Piratini, sede do governo gaúcho.

Deputados haviam repassado a Brizola a mensagem de que o ministro da Guerra, marechal Odílio Denys, dissera que Jango, então em viagem à China, não poderia assumir a Presidência nem voltar ao Brasil.



Em depoimento à Folha, Flávio, 87, lembra como foi testemunhar a defesa pela Legalidade naqueles dias de inverno no Rio Grande do Sul que impediram um golpe.

Ele participou da resistência contra a ditadura militar após 1964, foi detido três vezes e estava entre os presos trocados pelo embaixador americano Charles Elbrick, sequestrado em 1969.

A minha lembrança mais profunda daqueles dias foi no domingo, 27 de agosto. A renúncia do Jânio Quadros foi em uma sexta, e no domingo esperamos no Palácio Piratini, de revólver em punho, uma invasão do Exército.

O Brizola já tinha começado os pronunciamentos na rádio. Nós ficamos esperando o ataque. Lembro do Brizola na parte de cima do palácio, com uma metralhadora nas janelas do gabinete dele, pronto para resistir.

O Exército ainda obedecia às ordens dos ministros militares, como se chamavam os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica. Eles tinham decidido que, em razão da conjuntura, não era aconselhável que o vice-presidente voltasse ao país.

A campanha foi lançada por uma edição extra da Última Hora, um vespertino que não circulava aos domingos. A ideia da edição extra, com título na primeira página “Golpe contra Jango”, foi do Brizola, que chamou o diretor do jornal e sugeriu.

De modo geral, quando a polícia atua sobre a imprensa é para coibir, empastelar jornais, impedir a distribuição, impedir a circulação. Nesse dia foi o contrário. Em cada carga da distribuição do jornal, havia dois policiais da Brigada Militar, a polícia militar gaúcha.

Eu era o editor de política da Última Hora em Porto Alegre, que era editada em sete capitais. Todo o material político que saía no jornal passava pelas minhas mãos.

Na sexta, 25 de agosto, fiquei sabendo por uma informação captada no Palácio Piratini que o Jânio havia renunciado. Eu acompanhava Brizola em todos os detalhes. Ele era uma figura muito ativa. Quando ele viajava, eu viajava. Cobria o governador onde ele estivesse.

Não se previa nada daquilo. A primeira reação do Brizola foi achar que a renúncia se deu por alguma dificuldade do Jânio. O Brizola vai às janelas do palácio e faz um apelo ao presidente que, caso tivesse dificuldades, o Rio Grande do Sul o apoiaria.

O governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, fala a apoiadores no Palácio Piratini, em Porto Alegre, em 1961
O governador do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, fala a apoiadores no Palácio Piratini, em Porto Alegre, em 1961 - Museu da Comunicação Hipólito José da Costa/Divulgação

Só que depois o Brizola entra em contato com o secretário de imprensa, Carlos Castello Branco, e ele diz: 'Não, isso está consumado, o presidente já foi para São Paulo'.

Brizola anuncia que vai resistir e, como só sobrou a rádio Guaíba no ar, depois que outras emissoras transmitiram o discurso do Marechal Lott em apoio ao Jango, ele a requisitou.

A polícia ocupou a rádio, os transmissores foram transferidos para os porões do palácio, onde funcionava a sala de imprensa, e ali se articulou a Rede da Legalidade.

O rádio era o grande veículo de comunicação, tinha recém-aparecido o radiozinho de pilha, e todo mundo, de todas as classes sociais, tinha um, como hoje tem telefone celular.

Houve uma ordem de Brasília para bombardear com aviões da base aérea de Canoas, próxima a Porto Alegre, o palácio.

Ela só não se cumpriu porque os sargentos se rebelaram, esvaziaram os pneus dos aviões e tiraram as bombas. No mesmo dia, o general Machado Lopes, comandante dos estados do Sul, vai até o palácio do governo.

O Brizola não sabia o que ele iria fazer, achou que ele poderia prendê-lo ou pedir que renunciasse em favor da paz social —isso o próprio Brizola me confessou depois, quando estivemos exilados juntos em Portugal—, mas o general foi comunicar que o 3º Exército também estava a favor da Constituição.

Nesse momento, o Brizola passa o comando da Brigada para o Exército.

Homem dá entrevista a rádio enquanto está rodeado por outros homens em foto preto e branco
O ainda vice-presidente João Goulart em foto de 1º de setembro de 1961; ele tomaria posse na Presidência seis dias depois - Acervo UH/Folhapress

Nós tomávamos café da manhã, almoçávamos e jantávamos no Piratini. Eu, praticamente, não dormi, durante os seis ou sete primeiros dias.

Com a idade que eu tinha na época, 27 anos, era possível fazer isso. Era tudo tão arrebatador que o psicológico se sobrepunha ao físico. Além de jornalistas, não nos limitamos a cobrir os acontecimentos, éramos participantes deles.

Entre o crime e a civilização, só podemos ficar com a civilização. A quebra da Constituição era o crime maior. Quem iria apoiar a decisão dos ministros militares? A participação popular foi tão intensa que teve uma função de arrebatamento. Tinha um posto de recrutamento pela resistência.

Eu publiquei no meu livro ["1961 - O Golpe Derrotado"] uma fotografia aérea dos comitês de resistência desfilando por Porto Alegre, eram milhares de pessoas.

Pela primeira vez, uma sublevação buscava não destruir a Constituição, mas o seu cumprimento. Que se dê a César o que é de César.

Então veio a questão do parlamentarismo, Brizola se afastou dos microfones depois que João Goulart aceitou o acordo para poder tomar posse, porque se falasse teria que atacar o Jango. Para nós, significou uma traição.

Hoje, eu acho o contrário, que foi uma forma racional de resolver o impasse, porque tínhamos parte do país e das Forças Armadas contra a posse.

Mas, para nós todos que tínhamos participado desde o primeiro momento, que nos expusemos até ao bombardeio aéreo do palácio, era uma traição. Tanto que o povo queimou, em plena madrugada, todas as faixas de saudação ao Jango.

Foi um período conturbado, mas de muitos descobrimentos. A ditadura nos deixou um legado que perdura até hoje, que é essa simulação de democracia, que nos fez confundir democracia com eleição direta.

A eleição direta é apenas o início da democratização, não é a democracia em si. Hoje temos partidos registrados que não têm diferença maior entre si, são aglomerados de pessoas em busca do poder e do prestígio político.

Depois do golpe de 1964, entrei na luta armada. Isso era a ruptura, a quebra, me rebelei, me insurgi contra o grande delito: a ditadura. Ela é o grande delito, seja do tipo que for, de esquerda, de direita. Ditadura é a subversão da ordem, do bom senso em todos os sentidos. A participação popular não existe, só a imposição.

Se a Legalidade não tivesse existido, se o movimento de rebeldia do Brizola não tivesse sido levado ao país inteiro pela Rede da Legalidade, nós teríamos tido a implantação da ditadura já em 1961, em pleno desenvolvimento da Guerra Fria, com todo o preconceito da época, o anticomunismo.

Seria a vitória dos preconceitos, que hoje retornam também pelos lábios do próprio presidente.

As pessoas que votaram de boa fé no atual presidente acreditaram e foram enganadas por Bolsonaro. O Bolsonaro candidato já apregoava violência, mas acho que boa parte do eleitorado acreditou no combate à corrupção, porque a Lava Jato tinha desnudado o grande conluio dos governantes com as grandes empresas.

Acho difícil que se possa reeditar o movimento da Legalidade, porque não temos condutores políticos como Brizola. Pode ser que surja, mas não é visível.

Hoje, em qualquer capital, que governador convoca o povo a resistir com ele e obtém uma resposta esmagadora da grande maioria? Nenhum. Se calcula que a praça da Matriz chegou a ter 50 mil pessoas em um momento.

Foram dias deslumbrantes de descobrimentos e de luta. Acho que perdura o grande exemplo do que foram esses dias, porque vivemos hoje uma situação muito difusa, em que as pessoas no poder relembram a ditadura. Que o povo nas ruas possa evitar um golpe é o grande legado da Legalidade.

A CAMPANHA DA LEGALIDADE E OS 14 DIAS QUE ABALARAM O PAÍS

  • 25.ago.1961
    Jânio Quadros surpreende e renuncia à Presidência, com sete meses de governo, enquanto o vice, João Goulart, está em visita à China
  • 26.ago
    É divulgado manifesto do marechal Henrique Lott a favor da posse do vice, contra a decisão do ministro da Guerra, marechal Odílio Denys, e em defesa da Constituição
  • 27.ago
    O governador do RS, Leonel Brizola, requisita formalmente a rádio Guaíba e fala sobre a tentativa de golpe dos ministros militares contra a posse de Jango. Jânio embarca no navio Uruguai Star para Londres
  • 28.ago
    Uma mensagem é interceptada por militares da FAB com ordem de bombardeio ao Palácio Piratini, sede do governo gaúcho. O general Machado Lopes, comandante do 3º Exército, comunica a Brizola o apoio à Legalidade, contrariando Denys. Surgem os Comitês de Resistência Democrática
  • 29.ago
    O governador de Goiás, Mauro Borges, declara apoio à campanha liderada por Brizola
  • 30.ago
    O Exército destitui Machado Lopes do comando do 3º Exército
  • 31.ago
    Depois de viagem conturbada de retorno, com várias paradas, Jango chega a Montevidéu, capital do Uruguai, a 800 km de Porto Alegre
  • 1º.set
    Em Montevidéu, Jango negocia com Tancredo Neves e aceita o parlamentarismo para poder garantir a posse, contrariando Brizola. O vice chega à capital gaúcha no mesmo dia
  • 2.set
    A emenda constitucional nº 4 é aprovada no Congresso e institui o sistema parlamentarista
  • 3.set
    Ministros militares defendem que todos os subordinados acatem as determinações do Congresso em relação à aprovação do parlamentarismo
  • 4.set
    Operação Mosquito, de oficiais da FAB, pretendia abater o avião de Jango antes de chegar a Brasília. Brizola avisa que não irá à posse presidencial
  • 5.set
    Jango chega a Brasília, 11 dias depois da renúncia de Jânio
  • 6.set
    Jango começa a formar os gabinetes de seu governo
  • 7.set
    O vice toma posse como novo presidente, sem a presença de Brizola
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.