Descrição de chapéu Folhajus jornalismo mídia

Deputado é preso sob suspeita de ordenar sequestro de jornalista em Roraima

Jalser Ranier presidia a Assembleia Legislativa na época do ataque a Romano dos Anjos, apresentador de uma TV local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O deputado estadual Jalser Renier​ (Solidariedade-RR) foi preso nesta sexta-feira (1°) sob suspeita de ter ordenado o sequestro do jornalista Romano dos Anjos em outubro de 2020.

O mandado de prisão preventiva foi assinado pela juíza Graciete Sotto Mayor Ribeiro, relatora do processo, que corre sob sigilo no TJ-RR (Tribunal de Justiça de Roraima).

A Operação Pulitzer 2 foi deflagrada pelo Ministério Público de Roraima, pela Polícia Civil e pela Polícia Militar. Cerca de 70 policiais e agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) cumpriram quatro mandados de prisão preventiva e oito de busca e apreensão.

No dia 26 de outubro de 2020, criminosos invadiram a casa do jornalista Romano dos Anjos, 40, em Boa Vista. Ele foi levado pelos suspeitos, que o agrediram e amarraram suas mãos e pés com uma fita. O apresentador da TV Imperial, afiliada da TV Record, foi encontrado ferido no dia seguinte em uma área rural do estado.

Homem de terno e gravata sentado com as mãos sobre a mesa
O deputado estadual Jalser Renier (Solidariedade-RR), preso sob suspeita de ter ordenado sequestro de jornalista em Roraima - Divulgação/Assembleia Legislativa de Roraima

Gravação que circula nas redes sociais mostra Renier sendo preso. "A meu ver é uma condução caluniosa, mas vou respeitar", diz o deputado no vídeo. "O senhor não está com nenhum marginal, não se preocupe", afirma ele ao delegado da operação.

Em outra gravação, no entanto, Renier aparece bastante exaltado e diz: "Isso é um abuso na frente da casa da minha mãe".

Segundo o portal G1, o inquérito da Polícia Civil cita que as investigações apontam para um provável crime "motivado por vingança ou represália ao modo de atuação jornalística, tendo em vista que a vítima realizou diversos ataques e críticas ao trabalho do então presidente da Assembleia Legislativa, Jalser Renier".

Renier foi presidente da Assembleia Legislativa de Roraima por seis anos consecutivos (2015-2020). A reportagem não conseguiu contato com a defesa do deputado.

No mês passado, seis homens já haviam sido presos sob suspeita de envolvimento no sequestro. De acordo com o UOL, cinco dos investigados são policiais militares, incluindo um coronel da reserva, e todos são ex-funcionários de Renier.

A assessoria de imprensa da Assembleia de Roraima afirmou que a Casa ainda não foi formalmente comunicada pelo Judiciário a respeito da prisão do deputado. O prazo para essa comunicação é de 24h.

Quando a Assembleia for informada, começarão os trâmites que culminarão em uma votação aberta, no plenário, na qual os deputados decidirão se Renier deve continuar preso ou ser solto, devido à imunidade parlamentar.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.