Descrição de chapéu Eleições 2022

Espero que não volte o BolsoDoria, diz Eduardo Leite, ao buscar aliados em SP para prévias do PSDB

Governador gaúcho reagiu a manifestações de Doria sobre debate e sistema eletrônico tucano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em busca de votos para ser o presidenciável do PSDB, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, reagiu neste domingo (17) a manifestações do governador de São Paulo, João Doria, sobre o processo de prévias no partido.

Neste sábado (16), após a repercussão negativa por anunciar que não participaria do primeiro debate das prévias marcado para terça-feira (19), Doria voltou atrás e confirmou presença no evento, que será promovido pelos jornais O Globo e Valor Econômico, no Rio de Janeiro.

Doria também levantou desconfiança a respeito do sistema de votação do pleito, que acontecerá de forma eletrônica, por meio de um aplicativo.

Eduardo Leite toca pandeiro em frente à tela com o logo de sua campanha
Eduardo Leite toca pandeiro durante encontro com filiados do PSDB em Santo André, no ABC paulista. - Bruno Santos/Folhapress

"Negar participação no debate e lançar suspeitas à forma de votação é coisa do bolsonarismo. Espero que não volte o BolsoDoria", disse Leite.

"Espero que a gente tenha uma atitude de PSDB, que preza pelos debates, pelo diálogo, pela construção de convergência, que marque as posições", finalizou.

A declaração foi repetida em encontro com tucanos em Santo André, no ABC paulista, e na capital, onde Leite tenta tirar votos de Doria para vencer a disputa, marcada para 21 de novembro, que tem ainda a participação do ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Em 2018, com o mote "BolsoDoria", ​Doria trabalhou pela candidatura de Jair Bolsonaro, o que gerou descontentamento no partido, que tinha Geraldo Alckmin como candidato.

Após as eleições, Doria rompeu com o presidente de olho na própria candidatura ao Planalto em 2022. Em meio à pandemia, ele se notabilizou no processo de aquisição de vacinas, em oposição ao discurso negacionista de Bolsonaro.

Nos últimos meses, o governador paulista tem voltado à tônica antipetista com a qual foi eleito à Prefeitura de São Paulo e depois ao governo do estado.

No segundo turno da eleição de 2018, Leite também declarou voto em Bolsonaro, gravando um vídeo em apoio ao então presidenciável.

Eduardo Leite segura pandeiro para o alto enquanto é cumprimentado por apoiadores
Eduardo Leite (RS) em encontro com filiados do PSDB em Santo André, no ABC paulista - Bruno Santos/Folhapress

Aos tucanos, Leite afirmou que pretende seguir uma linha de conciliação, sem ataques aos adversários e em defesa de um projeto de país, que abarca uma agenda de privatizações, investimento em educação e geração de empregos.​

"Precisamos de uma terceira via, não de um terceiro polo de radicalização", afirmou.

Em São Paulo, o gaúcho direcionou sua fala à velha-guarda do partido. Prestigiado pelo ex-deputado estadual Pedro Tobias, ele fez referências aos ex-governadores Mário Covas, Franco Montoro e Geraldo Alckmin.

"Falaram muito de renovação do nosso entusiasmo, da nossa confiança e do espírito tucano e é isso que a gente vai fazer. Renovar o espírito, mas não o novo PSDB. O meu PSDB é o velho PSDB."

"O espírito que a gente busca é das referências. Da capacidade de Montoro, da coragem de Mário Covas e da simplicidade de Geraldo Alckmin", destacou.

Leite aproveitou ainda para lançar indiretas a Doria, afirmando que em São Paulo é muito importante o PSDB raiz, "não do business, negócio, mas do sentimento, coração".

O governador disse ainda que espera que não haja punições a quem votar nele no estado, que respeitará o resultado das prévias, caso Doria vença a disputa, mas que está confiante que conquistará votos dos paulistas.

"A pessoa pode estar com o adesivo no peito e com a gente no coração", disse.

Numa referência ao fato de ter se assumido gay recentemente, Leite disse esperar que as pessoas que ainda não podem sair do armário e declarar apoio o façam quando ele vencer as prévias e for o presidenciável do PSDB.

À noite deste domingo (17), o governador gaúcho participa ainda de um jantar com empresários, a convite do grupo Esfera Brasil, onde apresentará suas propostas para destravar a economia do país.

Antes de chegar a São Paulo, Leite participou de atividades com tucanos em Belo Horizonte e Governador Valadares, em Minas Gerais. Segundo a campanha do governador, estiveram presentes 1,3 mil pessoas, entre eles 59 prefeitos, 35 vice-prefeitos e 238 vereadores.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.