Descrição de chapéu Eleições 2022

Bolsonaro no PL amplia sopa de letrinhas em sua vida partidária; relembre siglas

Foram quase dois anos sem partido; presidente se filiou ao PL nesta terça-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro confirmou nesta terça-feira (30) sua filiação ao PL de Valdemar Costa Neto. Foram quase dois anos sem partido, desde quando deixou o PSL, partido pelo qual se elegeu.

Nesse período, Bolsonaro e aliados fracassaram na tentativa de criar uma legenda, a Aliança pelo Brasil, e foram estopim de rachas internos em partidos com os quais negociaram ingresso.

0
Bolsonaro, discursa em evento de filiação ao PL em Brasília - @plnacional no Twitter

Nas últimas semanas, o chefe do Executivo tentou rebater eventuais críticas à sua ida para um partido do centrão. "Pessoal critica: ‘Ah, o cara está conversando com o centrão’. Quer que eu converse com o PSOL, com o PC do B, que não centrão?", questionou o presidente, em entrevista ao portal bolsonarista Jornal Cidade Online.

Bolsonaro já passou formalmente por oito agremiações desde que se elegeu vereador, em 1988, e durante seus sete mandatos como deputado federal.

O número é inflado, porém, pela constante alteração de nomenclatura e fusões na sopa de letras que forma o quadro partidário brasileiro desde a redemocratização.

A SOPA DE LETRINHAS DA VIDA PARTIDÁRIA DE BOLSONARO

1988
É eleito vereador, aos 33 anos
• PDC (Partido Democrata Cristão) - sigla acabaria se fundindo em 1993 com o PDS de Paulo Maluf

1993
Em seu primeiro mandato como deputado federal
• PPR (Partido Progressista Reformador) - sigla surge da fusão do partido de Bolsonaro, o PDC, com o PDS, comandado por Maluf e principal herdeiro da Arena, o partido de sustentação do regime militar (1964-1985)

1995
Em seu segundo mandato como deputado federal
• PPB (Partido Progressista Brasileiro) - sigla nasce da fusão do partido de Bolsonaro, o PPR, com o PP (Partido Progressista), de breve existência —havia sido criado dois anos antes a partir da fusão de PTR (Partido Trabalhista Renovador) e PST (Partido Social Trabalhista)

2003
Em seu quarto mandato como deputado federal
• PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) - Deixa o PPB para se filiar ao PTB de Roberto Jefferson. Ficaria na sigla por cerca de dois anos

2005
Em seu quarto mandato como deputado federal
• PFL (Partido da Frente Liberal) - tem breve passagem pelo partido presidido à época por Jorge Bornhausen. A sigla depois virou DEM e, agora, aprovou sua fusão ao PSL para virar União Brasil

• PP (Partido Progressista) - volta à sigla (que em 2003 mudou o nome de PPB para PP) pela qual, com outro nome, iniciou sua carreira política.

2016
Em seu sétimo mandato consecutivo como deputado federal
• PSC (Partido Social Cristão) - filia-se à sigla nanica já com o objetivo de disputar a Presidência da República

2018
Candidato à Presidência da República
• PSL (Partido Social Liberal) - depois de romper com o PSC e fracassar entendimentos para ingresso em siglas como o Patriota, se filia ao partido de Luciano Bivar, com quem também rompeu após a eleição

2019
Presidente da República
• Aliança pelo Brasil (em montagem) - após romper com o PSL, anuncia a criação do Aliança pelo Brasil. O projeto, porém, até hoje não obteve apoio popular suficiente para sair do papel

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.