Deputado estadual João Isidório, da Bahia, morre afogado aos 29 anos

Parlamentar era filho do deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | UOL

O deputado estadual João Isidório (Avante), da Bahia, morreu afogado nesta quinta-feira (11), na praia do Loreto, no município de Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador. A assessoria confirmou o ocorrido.

O parlamentar, que é filho do deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA), tinha 29 anos e estava em seu primeiro mandato. Ele foi eleito em 2018 com a maior votação no estado, 110.540 votos.

A necropsia no corpo do parlamentar apontou lesão na coluna como uma das causas da morte dele. Ele desmaiou e se afogou depois que pulou do barco que passeava com amigos e familiares, para nadar no mar, na Ilha dos Frades, pertencente a Salvador (BA).

Dois homens usando terno e gravata, cada um deles segurando uma Bíblia na mão. A esquerda esta o mais velho, grisalho e a direita esta o filho, usando barba
Da esquerda para a direita: o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante-BA) ao lado do filho, o deputado estadual da Bahia João Isidorio Filho (Avante) - @pastorisidoriofilho no Instagram

O pai dele, deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante), contou que o filho sofreu um acidente náutico no terminal de Madre de Deus, quando voltava de um passeio de barco com a mulher e um primo.

Isidório não comentou detalhes sobre o acidente. "Aguardamos no Senhor Jesus que ele repouse nas mansões celestiais", disse em publicação.

João Isidório era cantor, compositor, pastor e coordenador da Fundação Dr. Jesus, localizada no município de Candeias, região metropolitana de Salvador. Ele deixou três filhos.

O corpo dele enterrado no cemitério de Caboto, no município de Candeias (BA), região metropolitana de Salvador, sob forte comoção de familiares, amigos, políticos e pessoas que eram assistidas pelas ações da fundação Dr. Jesus, criada pelo pai. O velório ocorreu em um espaço dentro da fundação.

Na eleição municipal de 2012, aos 20 anos, ele tentou se eleger vereador do município de Candeias, sua terra-natal, mas não conseguiu. Com a derrota nas urnas, passou a dedicar o seu tempo a auxiliar o pai na Fundação Dr. Jesus e também atuou como compositor e cantor gospel do grupo "Timbaleiros de Cristo".

A morte causou comoção na classe política local. O governador Rui Costa (PT) decretou luto de três dias no estado. "A Bahia perde um político promissor, um jovem trabalhador que dedicou sua vida a acolher e tratar, junto com seu pai, pessoas com dependência química", escreveu o petista.

O senador Jaques Wagner (PT) divulgou nota de pesar. "Perdemos um jovem com futuro promissor e que ainda tinha muito a contribuir com a Bahia. Nossa solidariedade e abraço à família, especialmente ao amigo Pastor Sargento Isidório."

O presidente da Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), deputado Adolfo Menezes (PSD), decretou luto de três dias na Casa.

"É mais um golpe muito duro nestes tempos de luto. João era um companheiro muito leal, discreto, mas com um trabalho social de largo alcance em Candeias, com a ressocialização de usuários de drogas, em parceria com o seu pai, o deputado federal Sargento Isidório. A morte é sempre dolorosa, mas, quando alcança um jovem de 29 anos, é pura crueldade", declarou Menezes.

O político passou o dia fazendo o passeio de barco com a esposa Lucrécia Brito, um primo e amigos, pela Ilha dos Frades e já retornava para o município de Madre de Deus quando aconteceu o desmaio.

Ocupantes do barco observaram que o deputado, depois que pulou da embarcação para nadar no mar, se debateu e, depois, ficou submerso na água.

Eles pularam no mar para socorrê-lo e acionaram o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que fez o socorro por terra para o hospital de Madre de Deus. O jovem veio a óbito logo depois de dar entrada no hospital.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.