Descrição de chapéu mídia jornalismo

Iniciativas de colaboração jornalística na pandemia dividem prêmio anual da ANJ

Consórcio de veículos de imprensa e o projeto Comprova, dos quais a Folha faz parte, serão agraciados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio à pandemia e ao combate à desinformação, duas iniciativas de colaboração entre veículos jornalísticos serão agraciadas com o prêmio anual da ANJ (Associação Nacional de Jornais).

Uma delas é o consórcio de veículos de imprensa que, desde junho de 2020, vem compilando diariamente os números relacionados à pandemia de todos os estados.

Formado por Folha, UOL, G1, O Globo, Extra e O Estado de S. Paulo, o grupo surgiu em resposta à decisão do governo Jair Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia da Covid-19.

A segunda iniciativa premiada é o projeto Comprova, do qual a Folha também faz parte e que neste ano chegou à sua quarta fase. Ao todo são 33 veículos de imprensa de diferentes partes do Brasil que atuam colaborativamente na checagem de boatos.

Liderada pela Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), a coalizão teve início nas eleições de 2018 e, nas fases seguintes, passou a investigar conteúdos suspeitos sobre políticas públicas do governo federal e sobre a pandemia.

Em nota, a ANJ afirmou que a importância do jornalismo e da cooperação entre os veículos jornalísticos e seus profissionais, em meio à crise sanitária, levou a associação a dividir o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa deste ano.

Segundo Marcelo Rech, presidente da entidade, a entrega do prêmio às duas iniciativas é uma forma de reconhecer o papel do jornalismo profissional.

"Estamos destacando para o país que as empresas jornalísticas e seus profissionais vêm cumprindo com grande eficiência a missão de trazer a público o que interessa aos cidadãos."

"Num momento de tanta desinformação, o jornalismo ganha relevância como antídoto contra a manipulação dos fatos com objetivos autoritários e obscurantistas", afirmou.

No ano passado, a ANJ também inovou na escolha do vencedor homenageando a própria atividade jornalística. A entrega do prêmio aos representantes das duas iniciativas ocorre no dia 1º de dezembro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.