Descrição de chapéu Eleições 2022

Aliados de Eduardo Leite propõem adiar prévias e agravam crise no PSDB; ouça áudios

Doria e Virgílio chamam sugestão feita em reunião de imoral; governador gaúcho nega defender a ideia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Representantes da campanha do governador Eduardo Leite (RS) propuseram o adiamento das prévias presidenciais do PSDB, gerando dura reação dos dois outros candidatos no processo, o governador João Doria (SP) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

A votação está marcada para o próximo domingo (21). Na noite desta segunda (15), os coordenadores de Leite Jutahy Magalhães Junior (BA) e João Almeida (BA) fizeram a proposta ao time de Doria, em uma reunião virtual com a presença do presidente tucano, Bruno Araújo.

O governador João Doria (SP), o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio e o governador Eduardo Leite (RS) antes de debate das prévias do PSDB
O governador João Doria (SP), o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio e o governador Eduardo Leite (RS) antes de debate das prévias do PSDB - Divulgação/Assessoria Doria - 12.nov.2021

Em nota conjunta, as campanhas de Doria e Virgílio consideram a proposta "imoral e inaceitável". "Adiar as prévias é casuísmo eleitoral", afirmou o texto.

Procurado pela Folha, Eduardo Leite negou ter feito ou avalizado a sugestão. Ele disse que há distorção das colocações feitas por seus aliados. "Não faz sentido postergarmos um processo no qual temos confiança na vitória", escreveu no Twitter.

O motivo alegado pelos representantes do governador gaúcho na reunião, que está gravada, são as dúvidas em relação ao aplicativo de votação. Havia um debate sobre alternativas, sugeridas pelo campo de Doria, para não usar o instrumento.

"Diante do fato que dia 21 é impossível superarmos todas essas dificuldades, vamos adiar. Nossa posição é essa. Nossa proposta é adiarmos as prévias", disse Magalhães.

"A reunião da comissão [das prévias] foi gravada, se ele [Leite] tiver dúvida é só pedir a gravação. Seus representantes pediram o adiamento", afirmou o coordenador da campanha de Doria, Wilson Pedroso.

"A experiência adotada pelo PSDB oferece inúmeras alternativas confiáveis para a realização das eleições no prazo acordado", afirma a nota. "Eleições não se adiam, se realizam."

O aplicativo tem sido um ponto de discórdia no processo das prévias, e aliados do tucano paulista acreditam que ele é um cavalo de Tróia destinado justamente a melar o processo —algo que interessaria, na visão deles, o grupo que apoia Leite comandado pelo deputado Aécio Neves (MG).

Aécio já disse que o PSDB não deveria se preocupar tanto em ter candidato a presidente, e sim em formar aliança e garantir uma boa bancada no Congresso. Seus adversários veem nisso uma tentativa de rebaixar o perfil da sigla e de controlá-la.

O aplicativo tem problemas de confiabilidade, segundo um relatório da empresa de criptografia Kryptus que circula na cúpula tucana. Por outro lado, Araújo diz que o processo é seguro e está em constante aperfeiçoamento.

A celeuma começou com a inconstância das regras. O grupo de Doria defendia o aluguel de urnas eletrônicas do Tribunal Superior Eleitoral, o que foi considerado muito caro pelo partido. Foi organizada uma estrutura para receber eleitores em Brasília, com passagem e hospedagem pagas, enquanto o partido investia no aplicativo.

Ele foi desenvolvido por uma universidade gaúcha, o que aumentou as desconfianças dado que é o estado de Leite. Araújo nega qualquer problema e ressalta que a Kryptus e a Universidade de São Paulo participaram da avaliação do produto.

Nesta segunda acabou o prazo para o credenciamento para as prévias. Cerca de 30 mil tucanos, em quatro grupos com pesos diferentes, devem participar das prévias. O partido tem mais de 1 milhão de filiados.

Com a confusão acerca do adiamento proposto, há o risco de uma judicialização antecipada do processo, que é tudo o que Doria e Virgílio não querem. O time do paulista acredita que ele terá uma vantagem de 60% a 40% sobre Leite, figura não diferente da vendida pelos aliados do gaúcho.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.