Lula fala sobre prisão, acusações e intimidade em nova biografia; leia trechos

Entrevistas do autor Fernando Morais com ex-presidente somaram 170 horas em dez anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A nova biografia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que chega às livrarias nesta terça (16) é resultado de dez anos de trabalho do jornalista Fernando Morais, autor de biografias celebradas como a da militante comunista Olga Benário Prestes e a do magnata das comunicações Assis Chateaubriand.

Morais teve um grau de acesso ao líder petista que nenhum dos biógrafos anteriores teve. O escritor acompanhou Lula em viagens a 18 países e calcula ter realizado 170 horas de entrevistas com ele, além de ler uma centena das milhares de cartas que ele escreveu no período em que ficou preso em Curitiba.

Nos exemplos reunidos aqui, todos extraídos do livro de Morais, o ex-presidente fala de sua prisão pela Operação Lava Jato, das acusações que sofreu nos últimos anos, de sua intimidade e de episódios da sua trajetória no sindicalismo e da primeira campanha eleitoral que disputou, no início dos anos 1980.

Homem de barba e cabelos brancos, vestido com terno escuro e camisa azul clara, falando ao microfone num púlpito vermelho que exibe uma imagem sua, mais novo. Ao fundo, um painel reproduz fotografia de vários apoiadores que se concentraram na frente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC para ouvir Lula discursar antes de se entregar à Polícia Federal.
O ex-presidente Lula durante entrevista no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, dois dias depois da anulação de suas condenações nos processos da Lava Jato. - Marlene Bergamo - 10.mar.2021/Folhapress

Se o Moro quiser colocar tornozeleira em mim, vai ter que mandar cortar minha canela antes! E se ele juntar dez marmanjos para me segurarem e prenderem a tornozeleira contra minha vontade, vou à oficina da primeira esquina, pego um alicate e arranco ela fora! Sabe por quê? Porque eu sou inocente! E também não aceito prisão domiciliar. O Moro que vá colocar tornozeleira na canela da mãe dele! Na minha, jamais, porque eu sou inocente!

Em 3.dez.2016, durante voo para participar do funeral de Fidel Castro em Cuba, um ano e quatro meses antes de ser preso por ordem de Sergio Moro

Meus caros, não se iludam. Isso é uma liminar de um juiz de plantão. Vai ser revogada amanhã, segunda-feira. Não posso entrar num avião aqui e ao chegar em São Paulo me dizerem: entra de volta, você está preso.

Em 8.jul.2018, ao receber a notícia de que o juiz federal Rogério Favreto determinara sua soltura, ordem cancelada no mesmo dia

Ao desistir da candidatura, abri mão do meu mais importante instrumento de defesa. Naquele momento assinei minha sentença de morte eleitoral.

Em conversa com o advogado Manoel Caetano na prisão em set.2018, quando a Justiça o impediu de disputar as eleições presidenciais

A minha prisão é Política. Só sai daqui com Política e não com ações Jurídicas. Portanto nada de desanimar, temos uma Batalha longa e dura pela frente.

Carta enviada da prisão a assessores em 24.abr.2019, quando o STJ confirmou sua condenação no caso do triplex de Guarujá

Carta enviada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a assessores em 24 de abril de 2019, quando estava preso em Curitiba. O texto da carta diz: "Querido Marcola, Nicole Crispiniano e Stuchinha. O julgamento de ontem já era esperado. Não abalou minha cabeça e nem a minha vontade de continuar lutando. A minha prisão é política. Só sai daqui com política e não com ações jurídicas. Portanto, nada de desanimar. Temos uma batalha longa e dura pela frente. Eu estou com toda disposição e lutar. Tenho idade, saúde e muito tesão para livrar o Brasil do mal que tomou conta do país."
Carta enviada pelo ex-presidente Lula da Silva a assessores em 24 de abril de 2019, quando estava preso em Curitiba. - Reprodução/Companhia das Letras

No caso do triplex, caralho, tudo começou com uma matéria do jornal O Globo, que foi acolhida por um delegado canalha da PF, que passou para as mãos do canalha do [Deltan] Dallagnol, chegou ao canalha do Moro. Por fim chegou ao TRF-4, um bando de covardes, que mesmo sem ler ou analisar as provas, confirmaram o absurdo da sentença do Moro, porra.

Em conversa com um dos carcereiros da PF, em 26.abr.2019

Fui à zona pela primeira vez aos dezesseis anos. Me indicaram uma casa que era conhecida como 'o famoso 69' da rua dos Andradas. Era uma depravação total. Perdi minha virgindade com duas mulheres de uns setenta anos de idade.

Em conversa com amigos durante uma de suas campanhas presidenciais

Some daqui que você só vai atrapalhar. Se a polícia te pega, vão dizer que é a Convergência que está fazendo a greve.

Ao afastar uma militante da Convergência Socialista que participava de uma greve de metalúrgicos no ABC paulista, em 1978

Um dia apareceram uns companheiros na minha casa propondo juntar um grupo de quarenta, cinquenta peões. Eles pegariam um balde de gasolina, viriam por trás da viatura, despejariam o combustível sobre ela e meteriam fogo, com os tiras dentro. Eu achei que era uma loucura e não deixei fazerem isso.

Sobre os policiais que acompanhavam a greve dos metalúrgicos do ABC em 1980

Nossas campanhas pareciam prontuários policiais. Nossos candidatos pareciam um bando de fugitivos da cadeia. [...] A minha propaganda era assim: 'Luiz Inácio Lula da Silva — Ex-tintureiro. Ex-engraxate. Ex-metalúrgico. Ex-dirigente sindical. Ex-preso político. Um brasileiro igualzinho a você'. Mas ninguém queria ser igual a mim, caralho! O eleitor queria ser igual ao [Eduardo] Suplicy, que era rico, bonito, formado em economia, com pós-graduação no exterior.

Sobre a campanha de 1982, quando ex-presos políticos disputaram as eleições pelo PT e Lula foi candidato a governador de São Paulo

Doeu muito. Entrei em desespero, perdi o rumo. Tinha uma única certeza: eu tinha acabado para a política. Foi um longo tempo em que vivi um vazio muito grande. Além da derrota acachapante, o sindicato já tinha uma outra diretoria. Eu levantava de manhã e não tinha o que fazer, ficava desesperado.

Sobre a derrota nas eleições de 1982

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.