Descrição de chapéu Folha Informações

Bolsonaristas distorcem pesquisas ao dizer que Datafolha indicava vitória de Haddad em 2018

Em pesquisa na véspera do pleito, instituto trouxe os mesmos percentuais que deram a vitória a Jair Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nas redes sociais, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) vêm publicando que pesquisas Datafolha realizadas em 2018 haviam apontado que Fernando Haddad (PT) teria sido eleito presidente. Com isso, tentam sugerir que os resultados apresentados pelo instituto não são confiáveis.

Os posts aconteceram após pesquisa Datafolha desta quinta (16) indicar que Lula tem mais que o dobro de intenção de votos do que Bolsonaro no primeiro turno da eleição presidencial de 2022.

A curva de levantamentos do instituto ao longo campanha mostra realidade diferente da relatada pelos bolsonaristas. De todas as pesquisas daquela safra eleitoral, Bolsonaro sofreu um único revés para Haddad, na simulação de segundo turno de pesquisa feita em 28 de setembro de 2018. O petista aparece com 45%, contra 39% do então pesselista, como mostra o gráfico abaixo. Nas outras pesquisas, ou há empate técnico ou vitória do atual presidente.

Nas redes sociais, as mensagens que circulam não olham a curva completa e tomam a parte pelo todo, tentando descredenciar o instituto por essa única pesquisa, que mostravam um retrato daquele momento, como se o Datafolha tivesse projetado a derrota de Bolsonaro na votação semanas depois.

Nos cenários que traziam como adversário Lula, em pesquisas que antecederam o bloqueio do registro da candidatura do petista pela Justiça Eleitoral, aí sim Bolsonaro saía derrotado.

O presidente Jair Bolsonaro em 13 de dezembro de 2021
O presidente Jair Bolsonaro em 13 de dezembro de 2021 - Ueslei Marcelino/Reuters

Em pesquisa divulgada em 11 de setembro, já sem Lula, Bolsonaro liderava com 24%, seguido por Marina Silva e Ciro Gomes, ambos empatados tecnicamente pela margem de erro. Fernando Haddad tinha apenas 4%.

Reprodução da capa de 11 de setembro de 2018
Reprodução da capa da Folha de 11 de setembro de 2018 - Reprodução

Jair Bolsonaro teve crescimento robusto nas duas semanas que antecederam o primeiro turno e que se seguiram ao atentado sofrido em 6 de setembro. O então candidato chegou à véspera do primeiro turno com 38% das intenções de voto válido e com vantagem de 14 pontos percentuais sobre Fernando Haddad (24%). Houve crescimento de voto feminino para o ex-deputado.

Reprodução de capa da Folha de 3 de outubro de 2018
Reprodução de capa da Folha de 3 de outubro de 2018 - Reprodução

No primeiro turno nas urnas, Bolsonaro teve ampla vantagem, com 46% dos votos válidos, seguido por Haddad (29%). Na ocasião, a pesquisa indicava possível vitória de Bolsonaro com 58% no segundo turno contra 42% de Haddad.

Na última pesquisa antes do segundo turno, Bolsonaro tinha 55% das intenções de votos válidos contra 45% de Haddad.

Jair Bolsonaro foi eleito com 55% dos votos no segundo turno em 2018. Exatamente como o resultado do Datafolha. Haddad teve 44,8% dos votos e também se manteve dentro da margem de erro da pesquisa.

Reprodução de capa da Folha de 28 de outubro de 2018
Reprodução de capa da Folha de 28 de outubro de 2018 - Reprodução

Abaixo, a capa de 29 de setembro, a única em que o Datafolha indicou derrota de Bolsonaro para Haddad.

Reprodução de capa da Folha de 29 de setembro de 2018
Reprodução de capa da Folha de 29 de setembro de 2018 - Reprodução
Erramos: o texto foi alterado

Era incorreta afirmação, em subtítulo anterior deste texto, de que nenhuma pesquisa Datafolha indicou Haddad à frente de Bolsonaro. Esse cenário ocorreu, para o segundo turno, em uma pesquisa, de 29 de setembro de 2018. Foi a única da série histórica a apresentar tal resultado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.