Descrição de chapéu Eleições 2022

Doria cita contradição de Alckmin e diz que será combativo em caso de chapa com Lula

Para governador, cabe à opinião pública analisar quem combateu PT por 33 anos e repentinamente se associa a ele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta quarta-feira (15) respeitar a decisão do ex-governador Geraldo Alckmin de deixar o partido, mas ressaltou que, como adversário do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022, estaria em campo oposto ao do ex-tucano.

Doria sinalizou ainda para uma eventual contradição caso Alckmin decida ser vice do petista.

João Doria após reuniões com ministros do STF sobre a pandemia da Covid-19 - Pedro Ladeira/Folhapress

O governador de São Paulo esteve no STF (Supremo Tribunal Federal) para conversar com o presidente da corte, Luiz Fux, e com o ministro Luís Roberto Barroso sobre a exigência de passaporte da vacina a brasileiros ou estrangeiros que deixarem o país desta quarta em diante.

O Supremo formou maioria para estabelecer que os residentes do Brasil que deixarem o país poderão retornar se comprovarem que tomaram o imunizante contra a Covid-19 ou se fizeram quarentena de cinco dias e apresentarem teste negativo.

​Doria comentou a desfiliação do ex-governador de São Paulo do PSDB, disse respeitar a decisão e desejou ao ex-colega de partido felicidade "em seu novo destino e em sua nova trajetória, tanto na vida política quanto na vida pessoal."

A mudança do ex-governador de São Paulo tem relação com seus planos eleitorais para 2022, que não poderiam ser viabilizados no PSDB.

"A partir do momento em que o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin tomou a decisão de se desfiliar do PSDB, é a sua decisão, onde ele deseja se filiar politicamente e quem ele deseja apoiar eleitoralmente", disse.

"Eu quero acrescentar que eu serei adversário de Lula e, circunstancialmente, de Geraldo Alckmin. Se ambos fizerem uma chapa para disputar a Presidência da República, eu, como pré-candidato do PSDB, estarei em outro campo, no campo contrário", afirmou.

O governador disse que será combativo não só em relação a Lula, mas também a Alckmin, caso esteja ao lado do ex-presidente. "Serei educado, como sempre fui, mas serei combativo em relação a essa opção."

Questionado se acharia estranho ver os dois juntos, disse que não cabia a ele fazer análise "do estranho ou não". "Vocês podem analisar. Mas alguém que durante 33 anos combateu o PT e, repentinamente, se associa ao PT, a classificação são vocês é que devem fazer, e a opinião pública também."

Em 2018, Doria disputou prévias, se tornou candidato ao Governo de São Paulo e se elegeu fazendo campanha com o nome de Bolsonaro, algo que Alckmin desaprovou. Após o primeiro turno, em reunião tucana, Alckmin disse a Doria: "traidor eu não sou", em um episódio que marca o afastamento entre eles.

A entrevista de Doria foi concedida antes de o STF formar maioria para abrir brecha para entrada de brasileiro sem passaporte da vacina.

O governador defendeu a exigência do comprovante de vacinação. "Não faz sentido que o Brasil possa se tornar um destino de pessoas não vacinadas", criticou. "Aqui não será um jardim de recreio para pessoas negacionistas e que não se vacinam e entendem que podem chegar no Brasil sem vacina."

Doria pretende anunciar sua equipe econômica nesta quinta-feira em São Paulo. Segundo ele, ao contrário do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), não haverá "um posto Ipiranga" —em referência ao ministro Paulo Guedes (Economia). "Nós teremos um conjunto de postos Ipiranga. Serão seis nomes, dos quais três serão mulheres."

O governador de São Paulo também entrou com novo pedido para liberação da Coronavac para crianças e jovens de 3 a 17 anos.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.