Descrição de chapéu Legislativo Paulista

Gil Diniz tenta arrancar celular de Arthur do Val em ato antivacina na Assembleia de SP

Vídeo mostra palavrões e empurrões durante manifestação no plenário da Casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O deputado estadual bolsonarista Gil Diniz (sem partido) tentou arrancar o celular da mão do colega Arthur do Val, o Mamãe Falei (Patriotas), no momento em que este filmava manifestantes antivacina nas galerias da Assembleia Legislativa de São Paulo.

A confusão, repleta de palavrões, aconteceu na noite desta quinta-feira (16), e um parlamentar promete representar contra o outro no Conselho de Ética da Casa.

Gil Diniz tenta arrancar celular de Arthur do Val na Assembleia de SP
Gil Diniz tenta arrancar celular de Arthur do Val na Assembleia de SP - Reprodução

Os manifestantes estavam nas galerias para apoiar projeto de lei que proíbe a exigência de apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19 para acesso em locais públicos ou privados no estado. A proposta estava em discussão e tem vários deputados como autores. Diniz é um deles.

Em vídeo divulgado por Arthur do Val nas redes sociais, vários manifestantes aparecem com cartazes antivacina e fazendo sinal negativo para ele. "Orgulho desse pessoal não gostar de mim", diz.

Em seguida, Gil cerca o colega e o questiona. "Não zoa não. Por que você tá zoando?", pergunta.

Os dois falam palavrões e Diniz chega a dar um tapa no celular do deputado do Patriotas, seguido de mais palavrões, empurrões e tentativas de pegar o celular, sob gritaria dos manifestantes.

"Fiz mesmo e farei quantas vezes forem necessárias", afirmou Diniz em vídeo após a confusão no plenário. "Um palhaço como esse não merecia estar no parlamento, fazendo chacota".

No vídeo, ele chama Arthur do Val de vagabundo e diz que o colega precisa ser "aposentado" na próxima eleição.

No dia 8, manifestantes contrários à exigência de comprovante da vacinação contra a Covid-19 no estado do Rio de Janeiro tentaram invadir a Assembleia Legislativa e foram impedidos por seguranças do local.

Eles queriam acompanhar a votação do projeto de lei que proíbe no estado o tratamento diferenciado, constrangedor ou discriminatório às pessoas que se recusarem a tomar a vacina contra a Covid.

Segundo a Alerj, o grupo não pode entrar porque o limite de ocupação das galerias já havia sido atingido. Além disso, vários manifestantes estavam sem máscaras de proteção contra a Covid. Vídeo que circula nas redes sociais mostra tumulto, ​empurra-empurra e gritaria na entrada do Legislativo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.