Descrição de chapéu Folhajus STF

Maioria da 1ª Turma do STF vota por manter prisão preventiva de Zé Trovão

Apoiador de Bolsonaro, caminhoneiro é investigado por incitar atos criminosos no 7 de Setembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília | UOL

A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria para que a prisão preventiva do caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão, seja mantida. A defesa dele havia pedido um habeas corpus.

Apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), Zé Trovão ganhou destaque neste ano por tentar organizar greves de caminhoneiros. Ele é investigado por incitar atos criminosos e violentos no feriado de 7 de Setembro.

O caminhoneiro Zé Trovão - Reprodução/Redes sociais

O ministro do STF e relator do caso, Luís Roberto Barroso, votou contra o habeas corpus. Segundo ele, a defesa de Zé Trovão "não trouxe novos argumentos suficientes para modificar a decisão" anterior.

A prisão preventiva foi ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes, também do STF, e que agora se disse impedido de votar.

Rosa Weber e Cármen Lúcia, a última a votar, acompanharam o voto do relator Barroso.

Falta apenas a manifestação do ministro Dias Toffoli. O julgamento virtual começou em 3 de dezembro e deve se encerrar até esta sexta-feira (10).

FORAGIDO

Depois da ordem de prisão preventiva, Zé Trovão passou dois meses foragido no México, afirmando que não retornaria ao Brasil por receio de ser preso. No entanto, em 26 de outubro, ele se apresentou espontaneamente à PF (Polícia Federal]) em Joinville, cidade onde mora.

O apoiador de Bolsonaro é um dos investigados em um inquérito aberto em abril de 2020 para apurar a organização de atos antidemocráticos, tendo como pano de fundo manifestações que pediam intervenção militar, fechamento do STF e do Congresso.

Segundo o Moraes, as investigações feitas pela PF mostram a "presença de fortes indícios e significativas provas apontando a existência de uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político absolutamente semelhante àqueles identificados com a nítida finalidade de atentar contra a democracia e o Estado de Direito".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.