O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, na noite desta quinta-feira (13), que o ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) aceitou ser pré-candidato ao governo de São Paulo e que, se eleito, ele fará no estado um trabalhado semelhante ao do mandatário na esfera federal.
"O Tarcísio pode sim ser uma esperança para São Paulo. Pode ter certeza: ele ganhando as eleições, por ventura, vai fazer um trabalho semelhante ao meu, a começar pela escolha do seu secretariado —que tem que ser tecnicamente escolhido", disse Bolsonaro, durante sua live semanal transmitida nas redes sociais.
"Conversei com o Tarcísio, ele topou ser pré-candidato ao governo do estado de São Paulo", declarou ainda Bolsonaro, quando o ministro, que também participava da transmissão, foi questionado se se lançaria na corrida eleitoral.
O presidente já havia confirmado a pré-candidatura de Tarcísio no final de dezembro.
O mandatário também ressaltou na live que Tarcísio —carioca que fez carreira em Brasília e na Amazônia— "logicamente" não saberá "com profundidade" de certos os problemas que existem em São Paulo.
"Logicamente [ele] não vai saber com profundidade, particularidade, certos problemas do estado de São Paulo, assim como eu não sei do Brasil".
Tarcísio vinha resistindo a aceitar entrar na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes, mas tem dados sinais recentes que vai aceitar a missão encomendada por Bolsonaro.
O último Datafolha testou diferentes cenários em São Paulo. De acordo com o instituto, Tarcísio marca índices que vão de 5% das intenções de voto a 9%, a depender da composição dos adversários.
A expectativa é que Tarcísio seja candidato pelo PL.
Nas negociações sobre a entrada de Bolsonaro na legenda, o presidente vinha destacando que um palanque em São Paulo —maior colégio eleitoral do país— era uma prioridade nas negociações.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.