Descrição de chapéu Governo Bolsonaro

Bolsonaro encontra ministros em 1º dia útil após folgas, internação e jogo

Diante de apoiadores, presidente ataca imprensa; em live, volta a criticar a imunização de menores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Depois de folgas na praia e uma internação hospitalar, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a despachar no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (6).

No seu primeiro dia útil de trabalho em 2022, teve reuniões com os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

À tarde, constou na agenda ainda despacho com Pedro Cesar Sousa, subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência.

Bolsonaro nesta quinta, durante a live semanal - Reprodução

Ao deixar pela manhã o Palácio da Alvorada, onde mora, Bolsonaro falou rapidamente com apoiadores no cercadinho. Foi recepcionado por uma eleitora emocionada, e outro ofereceu-lhe uma massagem.

Após o discurso de um deles, o presidente disse ter ficado sem palavras. Pouco depois, questionou se eles acompanharam entrevista coletiva que deu na véspera, após receber alta no hospital, e atacou a imprensa.

"Duro, né?", questionou o apoiador. Bolsonaro completou: "Folha de S. Paulo, né. Imprensa... Folha, Estado, Globo, Antagonista, umas porcaria (sic) aí".

Também nesta quinta, Bolsonaro concedeu uma entrevista à Rádio Nordeste, de Pernambuco.

Ele voltou a questionar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos —conforme anunciado na véspera pelo Ministério da Saúde— e pediu que pais não se deixem levar pelo que chamou de propaganda.

Na noite desta quinta, durante sua tradicional live semanal, o presidente fez novas críticas contra a imunização de menores. Durante a transmissão, Bolsonaro tossiu em diferentes momentos.

Desde 17 de dezembro, o chefe do Executivo vinha mantendo uma agitada agenda de folgas fora de Brasília.

Ele foi alvo de críticas por suas imagens na praia, andando de jet ski ou visitando parque temático, contrastando com as da tragédia causada pelas enchentes na Bahia.

Mas ele nega que tenha tirado férias. "Fizemos coisas fantásticas ao longo desses dias que dificilmente outro governo estaria fazendo. O presidente não tem férias. É maldoso quem fala que estou de férias. Eu dou minhas fugidas de jet ski. Dou lá uns cavalos de pau no Beto Carrero", afirmou na quarta-feira (5), em São Paulo.

O fim de ano no litoral do presidente começou em Guarujá (SP), onde andou de moto aquática e jogou na Mega da Virada. Lá ficou até a véspera do Natal.

Em seguida, voltou para Brasília para passar o feriado com a família e gravar os pronunciamentos de fim de ano.

Depois, Bolsonaro seguiu para a praia de São Francisco do Sul (SC), onde passou o Réveillon. Ele ficou hospedado no Forte Marechal Luz, na praia catarinense.

Mais uma vez, o mandatário andou de jet ski, pescou e conversou com apoiadores. Na véspera do fim do ano, Bolsonaro chegou a visitar o Beto Carrero World, ao lado da primeira-dama, Michelle, e da filha de 11 anos, Laura.

O presidente participou do show de Hot Wheels, dirigiu um dos veículos e fez manobras

Nessas semanas, a Bahia enfrentava uma crise gerada por enchentes. As chuvas já deixaram mais de 20 mortos e milhares de desabrigados. Bolsonaro não sobrevoou o local e chegou a dizer, em Santa Catarina, esperar "não ter de retornar antes" do feriado de Réveillon.

Ministros como Marcelo Queiroga (Saúde) e João Roma (Cidadania) foram escalados para visitar a região. O governo também editou uma medida provisória para liberar R$ 200 milhões para reconstrução de rodovias prejudicadas pelas chuvas.

A previsão de retorno da comitiva presidencial para Brasília era no começo desta semana, mas Bolsonaro interrompeu a folga na madrugada de segunda-feira (3) por obstrução intestinal.

Foi às pressas para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde ficou internado até a manhã de quarta-feira (5).

De acordo com o médico do presidente, a obstrução pode ter sido causada por um camarão não mastigado.

Esta não é a primeira internação de Bolsonaro. Ele já fez quatro cirurgias, por consequência da facada que recebeu em Juiz de Fora (MG), durante a campanha eleitoral de 2018.

Ao ser liberado pela equipe médica, o presidente retornou para a capital federal, onde ficou algumas poucas horas, antes de seguir para jogo beneficente no interior de Goiás, promovido pelo cantor sertanejo Marrone.

Estava prevista a participação do presidente em campo, entre ex-jogadores de futebol, cantores e um ex-BBB. Mas, por recomendações médicas, apenas assistiu ao jogo e conversou com apoiadores no local.

Participaram da partida os filhos do presidente, Carlos e Jair Renan. O primeiro, vereador do Rio de Janeiro, jogou no time vermelho, do Marrone. O segundo, no branco, do Amigos do Marrone.

Bolsonaro dá pontapé inicial de jogo beneficente - Reprodução/Band
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.