Fábio Faria processa Ernesto Araújo por acusação de entregar '5G para a China'

Ministro das Comunicações acionou a Justiça contra Araújo por injúria, calúnia e difamação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, entrou com um processo na Justiça por injúria, calúnia e difamação contra o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo.

Os advogados afirmam que a imagem de Faria foi "severamente atingida" pela afirmação de Araújo de que o ministro teria entregado o leilão do 5G para a China.

O ministro Fábio Faria durante cerimônia no Planalto - Adriano Machado-17.jun.20/Reuters

Este é mais um episódio do embate entre o centrão, que integra a base de apoio do presidente Jair Bolsonaro, e os apoiadores do chefe do Executivo que compõem a chamada ala ideológica, que costuma seguir ideias mais radicais e que têm como guru o escritor Olavo de Carvalho.

A declaração de Araújo que motivou o processo foi feita no podcast ConservaTalk. A informação foi divulgada pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e confirmada pela Folha.

No programa, o ex-ministro diz que "o centrão acha que a política externa é fazer tudo o que a China quer" e cita três atores que seriam responsáveis por isso.

"Três pessoas que são chaves nisso: Ciro Nogueira, Fábio Faria, que entregou o 5G para a China, e Fábio Arruda", disse.

A defesa de Faria, porém, afirma que "é perceptível que as ofensas não continham nenhum cunho informativo" e foram propaladas "com o nítido condão de violar a honra" do ministro.

"Tanto é assim, que o discurso de ódio do querelado restou desacompanhado de qualquer elemento informativo concreto que pudesse respaldar suas afirmações", dizem os advogados Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo Velloso. A ação tramita na 7ª Vara Criminal de Brasília.

No podcast, Ernesto também disse que não sabe "qual era o grau de interesse econômico que essas figuras têm com a China" e diz que, para ele, o PP, que faz parte da base do governo, é o "partido de Pequim". Faria, porém, é filiado ao PSD.

"Querelado passa a sugerir que o partido do querelante seria financiado diretamente pela República da China e, portanto, no seu entender, as ações do Ministério das Comunicações do Brasil estariam pautadas, na realidade, pelos interesses do país oriental", afirmam os advogados.

O leilão do 5G no país ocorreu em novembro do ano passado após inúmeras idas e vindas. Ao final, as maiores operadoras de telefonia móvel do país, Claro, Vivo e Tim, arremataram as principais faixas do leilão realizado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.