Descrição de chapéu Vida Pública

Folha estreia Vida Pública e dá ênfase a iniciativas de governos voltadas à população

Núcleo editorial é parceria entre o jornal e o Instituto República.org, que se dedica à melhoria da gestão de pessoas no serviço público brasileiro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com a missão de avaliar e de difundir práticas públicas aplicadas em todo o país, por diferentes gestões e para públicos diversos, a Folha, em parceria com o Instituto República.org, estreia um novo núcleo editorial, o Vida Pública.

A iniciativa, que trará reportagens que acompanham os desdobramentos de ações voltadas a toda sociedade em áreas distintas como saúde, educação, direitos humanos e cultura, por exemplo, seguirá todos os princípios que norteiam as práticas diárias do jornal.

O espírito crítico, a pluralidade e o apartidarismo, pontos basilares da Folha, devem permear as publicações, que irão dialogar com as demais áreas editorias do jornal. O núcleo será comandado pelo jornalista Jairo Marques.

"As parcerias editoriais com a Redação, como esta com a República.org, sempre garantem ao jornalismo da Folha total autonomia para apurar, editar e publicar os conteúdos", afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação.

As reportagens do Vida Pública também irão apresentar ao leitor iniciativas governamentais de qualidade e agentes públicos que se destacam por suas ações levando transformação e impacto positivo para a população.

Pessoas mais velhas fazem aula de dança em iniciativa da Prefeitura de São Paulo - Eduardo Knapp/ Folhapress

"Governos importam, especialmente numa sociedade estatocêntrica como a brasileira. Temos que falar mais e melhor sobre governos e reconhecer constantemente profissionais públicos de excelência, para motivar e engajar mais e mais servidores nessa luta que é trabalhar por todas as pessoas de maneira responsável, responsiva e efetiva", diz Guilherme Coelho, fundador do instituto.

Ainda segundo ele, "a República.org existe pra reconhecer excelência no setor público, e deixar que essas pessoas animem outras e transformem o Estado brasileiro com políticas mais presentes, competentes e efetivas".

O acompanhamento das práticas públicas, tanto na visão da Folha como na da República.org, fortalece a defesa da democracia.

Nas palavras do diretor de Redação, "a avaliação das políticas públicas e da administração pública conforme evidências e parâmetros objetivos, o que inclui questionamentos sobre diversidade e representatividade, contribui para o avanço da democracia numa sociedade plural como a brasileira".

Já Francisco Gaetani, presidente do conselho do instituto, declara que "não há democracia desenvolvida que não possua um serviço público forte, profissional, competente e que proteja os cidadãos do autoritarismo e dos desmandos arbitrários".

Ainda sobre o tema, Gaetani declara que "há uma série de problemas que não têm como ser resolvidos sem ser pelo poder publico. Questões como desigualdade social, mudança climática, pandemias, colapsos econômicos, regulação da competição. Em vez de focar um Estado intratável, debilitando-o de modo a fazê-lo descartável, o República.org aposta em um Estado recuperável pelo investimento no seu maior capital: seus servidores públicos."

As notícias de Vida Pública, que vão incluir reportagens, perfis, entrevistas, explorações gráficas entre outras, terão periodicidade semanal e estarão disponíveis em todas as plataformas do jornal.

Guilherme Coelho celebrou a relevância da parceria entre o jornal e o instituto e reforçou a independência editorial das publicações.

"É uma honra para a República.org trabalhar com a maior marca do jornalismo latino-americano. E mérito é dos servidores públicos. A Folha entende que governos importam e que muitas pessoas trabalhando em governo merecem que suas histórias —suas vidas ​públicas— sejam contadas. A República.org aplaude a iniciativa da Folha, sua completa independência editorial, e ficaremos felizes em ler sobre o Brasil público."

Em breve, outras iniciativas da parceria Folha e República.org vão ser anunciadas.

Leia a reportagem de estreia em Vida Pública clicando aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.