Descrição de chapéu Eleições 2022 Folhajus

Moro promete divulgar salário em consultoria nos EUA e fala em abuso do TCU

'Quero ser transparente e acabar com mentiras', afirma pré-candidato do Podemos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-juiz Sergio Moro, pré-candidato à Presidência pelo Podemos, afirmou que vai divulgar nesta sexta-feira (28) o quanto recebeu por atuar em uma consultoria privada nos Estados Unidos.

Moro vem sendo criticado pela atuação na iniciativa privada na empresa Alvarez & Marsal, ocorrida após deixar o governo de Jair Bolsonaro, em 2020. A firma foi nomeada judicialmente para administrar a recuperação judicial de firmas que foram alvos da Lava Jato.

Sergio Moro durante lançamento de livro em SP - Mathilde Missioneiro-7.dez.21/Folhapress

O ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Bruno Dantas relata procedimento sobre suposto conflito de interesses no trabalho. Críticos do ex-juiz na Câmara dos Deputados estão articulando a criação de uma CPI sobre o assunto.

"Quero acabar com essa história, com essas mentiras. Vou divulgar na sexta-feira todas essas informações: quanto que eu ganhei, quanto que eu recebi. Mostrar que eu não recebi nada de empresa investigada na Operação Lava Jato", disse Moro, em vídeo nas redes sociais nesta quarta (26).

O ex-juiz e ex-ministro afirmou na gravação também que não está "cedendo ao TCU" e que o processo é um "abuso, cheio de ilegalidades". "Quero ser transparente com você, com a população brasileira, como toda pessoa pública deve ser."

Em dezembro, Bruno Dantas atendeu a pedido feito pelo Ministério Público de Contas e determinou que a Alvarez & Marsal revelasse quanto pagou ao ex-juiz.

O ministro já afirmou que atos de Moro como juiz contribuíram para a crise financeira da Odebrecht e quer saber se a consultoria foi beneficiada por eles.

Na manhã desta quarta (26), Moro havia dito em suas redes: "Com medo das verdades incômodas que iriam surgir, Lula manda o partido desistir da CPI contra mim. Lula arregou".

O ex-juiz, na disputa eleitoral deste ano, provavelmente enfrentará Lula, a quem condenou em processo da Lava Jato, em 2017.

Ao Painel o secretário de Comunicação do PT, Jilmar Tatto, disse que o adversário apenas quer holofotes. "Não vamos dar a ele."

Na noite desta quarta, Moro discursou durante ato de filiação do deputado Arthur do Val ao Podemos, em um teatro na capital paulista. Arthur, que é membro do MBL (Movimento Brasil Livre), deve ser o candidato da legenda ao Governo do estado.

Apesar de ter prometido divulgar seus ganhos atuando em consultoria, o ex-juiz ignorou o tema em seu discurso no evento.

Depois, a jornalistas, afirmou que as suspeitas a respeito de sua remuneração no setor privado são fantasias e mentiras. Ele disse que escolheu prestar contas nas redes sociais para não ceder ao que
considera um abuso doTCU.

"Quem não deve não teme, meus rendimentos são todos lícitos, normais. Eu não queria ceder ao abuso. Eu não vou apresentar ao TCU, porque está abusando do poder, o processo é ilegal, mas vou apresentar para todas as pessoas nas minhas redes", disse.

"Eu sempre combati a corrupção e sempre atuei com integridade. Como não tem o que falar do meu trabalho, tem gente que fica fantasiando e mentindo. Porque o pessoal tem medo, está vendo que
o projeto está crescendo, com Podemos, com o MBL."

Moro negou ter conhecido o dono da Alvarez & Marsal, Eduardo Seixas, antes de trabalhar na empresa. "É um monte de fantasia", rebateu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.