STF decidiu mais e mais rápido em ações contra governo Bolsonaro após pandemia

Para pesquisadores, corte fez inflexão a partir de 2020 e funciona como barreira a medidas de fora do Legislativo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Se em 2019 o então presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli chegou a assinar um "pacto republicano" com o Congresso e o governo de Jair Bolsonaro (PL), em 2020 o tribunal assumiu protagonismo no controle de atos da Presidência.

Essa é a análise de pesquisadores da FGV Direito-SP que integram o Projeto sobre Estado de Direito e Legalismo Autocrático (em inglês, PAL), que envolve acadêmicos de diferentes países e universidades e que tem o Brasil como um de seus objetos de estudo.

O presidente Jair Bolsonaro ao deixar o STF após reunião com o presidente do tribunal, Luiz Fux - Pedro Ladeira - 12.jul.2021/Folhapress

Um dado que indica uma inflexão no posicionamento do STF a partir de 2020 é o menor tempo que os ministros da corte levaram para tomar decisões em ações sobre atos e omissões do Executivo federal.

De 2019 para 2020, o percentual de ações contra o governo julgadas no mesmo ano em que foram ajuizadas subiu de 33,3% (17 de 51 ações) para 78,2% (90 de 115).

Também o tempo médio entre a autuação do processo e a primeira decisão teve grande variação: passou de 227,5 dias, em 2019, para 36,9 dias em 2020.

A mudança é atribuída tanto à pandemia da Covid quanto a atos de Bolsonaro contra o próprio STF e o Congresso.

Tais dados integram artigo escrito a seis mãos pelo professor da FGV Direito-SP e colunista da Folha, Oscar Vilhena, pelo professor da entidade e coordenador do Supremo em Pauta, Rubens Glezer, e pela mestre em direito e pesquisadora Ana Laura Barbosa.

Para eles, a crescente responsividade do Supremo passou a oferecer resistência ao "infralegalismo autoritário" de Bolsonaro.

Ao invés de buscar aprovar emendas à Constituição ou alterar leis, a exemplo de outros populistas autoritários, Bolsonaro estaria atuando por meio da combinação de atos infralegais, omissões e atos para-institucionais, argumentam Vilhena, Glezer e Barbosa no artigo que será publicado em 2022 em livro do PAL.

O fato de o método empregado por Bolsonaro para atacar a democracia e desmontar políticas públicas não ser baseado em amplas reformas legais seria um dificultador para que o Congresso atue como uma barreira às investidas autoritárias, apontam os pesquisadores.

Leia outras reportagens da série "Legalismo Autoritário"

Textos analisam emprego do direito pelo governo Bolsonaro, assim como resistências de outras instituições a medidas antidemocráticas

"Se ele seguisse só a via Legislativa, o Legislativo dava conta [de barrar]", afirma Ana Laura. "Mas a chave do método de Bolsonaro é justamente burlar o Legislativo porque ele sabe que lá não vai ter chances e, quando ele burla o Legislativo, a reação fica mais difícil."

Ainda que seja preciso reunir maioria de votos, parlamentares podem sustar atos normativos do presidente —como decretos. Além disso, é também o Congresso que decide sobre o impeachment. Os mais de 130 pedidos contra Bolsonaro, porém, estão parados na gaveta do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

"O que a Constituição faz é estabelecer uma série de freios à vontade majoritária porque ela é consensual", diz Glezer. "Para ele só tem uma vontade política que interessa no país, a de seus eleitores no momento da eleição e que ele, de maneira inequívoca, expressa pela sua agenda e pela sua vontade."

Levantamento de Eloísa Machado, professora da FGV e advogada do Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu), em conjunto com a mestre em direito e pesquisadora Luíza Pavan Ferraro reforça a hipótese de que a atuação de Bolsonaro estaria à margem do debate Legislativo.

Em estudo que também integrará livro do PAL a ser publicado neste ano, elas analisaram o perfil do litígio contra o governo levado ao STF de janeiro de 2019 a junho de 2021. Foram consideradas apenas ações de controle concentrado de constitucionalidade.

Elas identificaram um total de 290 ações, questionando 300 atos do governo.

Dos 300 atos, a ampla maioria (75%) se refere a medidas que não passam por controle prévio do Legislativo antes de surtirem efeito.

Enquanto medidas provisórias e decretos representaram 46% dos atos do governo questionados no STF, leis propostas pelo Executivo ou de MPs convertidas em lei corresponderam a apenas 5% do total.

Supostas omissões do governo representam também parcela relevante do total: 38 (13%) dos atos questionados.

Como base de comparação, Machado e Pavan analisaram as ações propostas de janeiro de 2014 a junho de 2016, período em que a Presidência foi ocupada por Dilma Rousseff (PT) e Michel Temer (MDB). O total de 86 ações é bastante inferior.

Também há diferença nos percentuais de decretos e medidas provisórias questionadas (32%) e de leis propostas pelo Executivo ou leis decorrentes de MPs (23%).

Uma das principais bandeiras de Bolsonaro, por exemplo, a flexibilização do acesso a armamento foi levada adiante por meio de diferentes decretos.

Em decisão liminar (provisória), a ministra Rosa Weber suspendeu parte deles em abril de 2021, sob o argumento de que decretos não poderiam ir contra o que está previsto na lei.

Apesar de concordar que o Supremo tem se mostrado, até o momento, como a principal instância de controle do governo, Machado avalia que o tribunal poderia ser mais enfático em algumas ações, a exemplo de como tem agido em relação à pandemia.

"Eu acho que o grau de destruição que a gente tem na área ambiental e o grau de destruição que a gente tem em relação à política de desarmamento são dois exemplos de ações do Supremo Tribunal Federal que ficaram aquém da exigência constitucional", avalia Machado.

Ao longo do mandato, o STF se tornou um dos principais alvos de ataques de Bolsonaro, incluindo ameaças de raiz golpista do presidente antes dos atos do 7 de Setembro.

Bolsonaro já indicou dois integrantes para a corte, que é composta por 11 ministros: Kassio Nunes Marques, que tomou posse em novembro de 2020, e André Mendonça, empossado em dezembro de 2021.

O presidente já declarou que eles "representam, em tese, 20% daquilo que gostaríamos que fosse decidido e votado no STF".

Outro dado considerado relevante pelas autoras do estudo diz respeito a quais atores têm procurado o tribunal contra Bolsonaro. Na liderança estão os partidos políticos, que correspondem a 63% dos proponentes. Na sequência estão confederações e entidades e classes, com 29%, e a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), com 6%.

Dado o baixo percentual de atos questionados referentes a leis (5%), elas argumentam que não é possível afirmar que os partidos estariam atuando na lógica da chamada judicialização da política, em que políticos buscariam o Judiciário quando vencidos no processo legislativo.

Se há ampla participação dos partidos ao proporem ações e maior responsividade por parte do Supremo, os dados apontam que não é possível afirmar o mesmo da PGR (Procuradoria-Geral da República).

Responsável por defender os interesses da sociedade e a legalidade, a PGR corresponde a uma fatia de apenas 2% dos proponentes —mesmo percentual representado por governadores.

Considerando apenas a atuação de Augusto Aras à frente do órgão, tal número seria ainda menor. Das cinco ações propostas pela PGR contra o governo Bolsonaro, quatro foram ainda sob Raquel Dodge, que deixou o cargo em setembro de 2019.

De 276 ações de controle concentrado de constitucionalidade propostas por Augusto Aras, de quando assumiu o posto até junho de 2021, apenas uma se opôs a medidas do governo Jair Bolsonaro.

Além de não ser atuante de modo proativo na proposição de ações, a PGR tem se alinhado aos posicionamentos da AGU (Advocacia-Geral da União).

Dentro do recorte das 290 ações analisadas, as pesquisadoras comparam o posicionamento da PGR e da AGU nas 103 ações em que ambas se manifestaram sobre os mesmos aspectos.

Em relação ao mérito, as duas instituições convergiram em 25 ações (83%) e divergiram em cinco. Já quanto ao conhecimento (ou seja, a quando cabia ou não o questionamento no modo em que foi feito), concordaram em 79 ações (94%).

A conclusão, portanto, é que, se há uma erosão da democracia em curso sob Bolsonaro, nem a AGU tampouco a PGR estariam atuando para barrá-la.

Pelo contrário, para as autoras, ambas as instituições, ao se utilizarem de argumentos jurídicos para defender atos do governo, contribuem para revesti-los de uma aparente legalidade.

Ao se manifestar, por exemplo, em ações que questionam atos de Bolsonaro flexibilizando o porte de armas de fogo, a AGU utilizou o argumento de poder discricionário do presidente e a legitimidade conferida a ele por meio das eleições.

"A Advocacia-Geral da União defendeu todo e qualquer ato de Bolsonaro, construindo o que a gente chama no artigo de uma arquitetura jurídica da desresponsabilização do presidente", diz Machado. "Como se tudo o que ele tivesse feito fosse válido e legitimando essa posição de erosão constitucional."

"Legalismo Autoritário" é o tema da série de reportagens que refletem sobre o emprego do direito pelo governo Bolsonaro para implementar medidas antidemocráticas, assim como as resistências de outras instituições contra essa prática. A série se baseia em livro que será publicado em 2022 pelo Projeto sobre Estado de Direito e Legalismo Autocrático (em inglês, PAL), que envolve acadêmicos de diferentes universidades e países.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.