Descrição de chapéu Eleições 2022

Bolsonaro atrapalha apoio do partido à reeleição, diz presidente do Republicanos

Marcos Pereira põe em xeque permanência da legenda ligada ao centrão na base do governo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), criticou o presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta quarta-feira (23) e disse que o mandatário "atrapalha" a permanência do partido na base que apoiará a sua reeleição.

"O presidente Bolsonaro atrapalha o Republicanos a permanecer na base do governo com esse comportamento e atrapalha o Republicanos a crescer", afirmou o deputado à Folha.

O presidente Jair Bolsonaro é recebido pelo deputado Marcos Pereira durante sessão solene em comemoração aos 42 anos da Igreja Universal, na Câmara - André Coelho-10.jun.19/Folhapress

A declaração tem como pano de fundo o incômodo do dirigente partidário com a distribuição de deputados, ministros e outros chamados "puxadores de voto" para a sigla.

Pereira tem dito a aliados que Bolsonaro não o ajudou a filiar nenhum parlamentar e, pelo contrário, tem atuado para que alguns integrantes do Republicanos migrem para o PL.

Quando se filiou ao PL, em dezembro do ano passado, Bolsonaro fez questão de fazer um gesto ao Republicanos e também ao PP.

"Pode ter certeza que nenhum partido será esquecido por nós. Não temos aqui a virtude de sermos o único certo, queremos, sim, compor nos estados", afirmou Bolsonaro na data da filiação.

Na prática, porém, dirigentes do Republicanos e líderes do PP reclamam que o presidente só prioriza o PL, que deve acabar com a maioria dos aliados do mandatário que tem chances de conseguirem desempenhos altos nas urnas.

O Republicanos é ligado à Igreja Universal do Reino de Deus. Junto com o PP e outros partidos, a legenda forma o centrão, que hoje é a principal base de sustentação de Bolsonaro no Congresso.

O presidente do Republicanos expressou o descontentamento ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que coordena a campanha do pai, em reunião na semana passada.

Na terça (22), após o encontro entre Pereira e Flávio, interlocutores de Bolsonaro tentaram marcar um encontro entre o dirigente partidário e o presidente para esta quarta, o que acabou não ocorrendo.

A tendência é que eles se reúnam após a semana do Carnaval.

Como mostrou a Folha no ano passado, Pereira vinha cobrando também prestígio na escolha de palanques, sob pena de o partido desembarcar da base do presidente.

Em entrevista na Câmara, o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil), minimizou a reclamação de Pereira. Ele disse que o presidente tem buscado se distanciar das negociações por filiações partidárias, ao contrário do que alega Pereira.

Ciro também avalia que o Republicanos seguirá na base do presidente. "O presidente Marcos Pereira vai ser uma das pessoas mais importantes da reeleição do presidente Bolsonaro", disse Ciro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.