Descrição de chapéu Eleições 2022

Ala da União Brasil divulga nota com veto à candidatura presidencial de Moro

Secretário-geral do partido, ACM Neto assina texto ao lado de correligionários

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O secretário-geral da União Brasil, ACM Neto, divulgou uma nota nesta quinta-feira (31) na qual diz não admitir a hipótese de Sergio Moro ser candidato à Presidência da República pelo partido.

Moro assinou a ficha de filiação à legenda nesta quinta-feira (31).

O texto é assinado Neto e outros sete dirigentes do União Brasil.

O ex-juiz Sergio Moro, pré-candidato à Presidência da República. - REUTERS

No documento, eles dizem respeitar a trajetória de Moro e dizem que ele pode "contribuir para o cenário político nacional", mas não na disputa pelo Palácio do Planalto.

"Entretanto, deixamos claro que o seu eventual ingresso à União Brasil não pode se dar na condição de pré-candidato à Presidência da República", diz a nota, também assinada por Efraim Filho, 1º secretário do partido, José Agripino Maia (vice-presidente), Ronaldo Caiado, professora Dorinha, Mendonça Filho, Davi Alcolumbre e Bruno Reis, todos vice-presidentes do União Brasil.

"Caso seja do interesse de Moro construir uma candidatura em São Paulo pela legenda, o ex-ministro será muito bem-vindo. Mas, neste momento, não há hipótese de concordarmos com sua pré-candidatura presidencial pelo partido", continua a nota.

Caso o ex-juiz não anuncie a retirada da candidatura à Presidência da República, a tendência é que haja uma contestação à filiação de Moro ao partido, que pode levar ao cancelamento da migração.

Neto teve uma conversa com Moro nesta quinta em que expôs a posição dele. O ex-juiz admite não concorrer à Presidência da República, mas ainda não tomou a decisão.

Coordenador da campanha do ex-magistrado, o advogado Luís Felipe Cunha disse à Folha que a decisão sobre o cargo ao qual ele se candidatará será tomada junto à direção do partido.

Moro vinha sendo pressionado no Podemos a desistir da candidatura presidencial. A presidente do partido, Renata Abreu (SP), dizia a aliados não estar disposta a investir financeiramente numa campanha à Presidência.

A decisão do ex-juiz de trocar de partido foi tomada em decorrência dessas sinalizações de Renata e pela avaliação de que o Podemos preferia investir em candidaturas locais.

Diferentemente do Podemos, a União Brasil tem um fundo eleitoral e partidário robusto, além de ter mais tempo de televisão.

Moro se filiou ao Podemos em novembro do ano passado dizendo ter o propósito de ser candidato ao Palácio do Planalto. Depois disso, após questionamentos de políticos de que ele poderia se candidatar a outro cargo, afirmou mais de uma vez que manteria a intenção de ficar na corrida presidencial.

O plano, entretanto, pode ser reformulado. Segundo o coordenador da campanha de Moro, o ex-juiz admite desistir de disputar a Presidência. A ideia é que ele debata com Bivar e decida em conjunto com o dirigente partidário a qual cargo será candidato.

Segundo a última pesquisa Datafolha, realizada na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstrou ter recuperado um pouco de fôlego na corrida para o Palácio do Planalto e chegou a 26% de intenções de voto na disputa, que segue sendo liderada pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva, com 43%.

Empatados em terceiro lugar vêm Moro, com 8%, e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT,), com 6%, seguidos de perto por um pelotão de adversários.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.