Descrição de chapéu indígenas

Cátedra Otavio Frias Filho terá discussão sobre indígenas e crise ambiental

Encontro com Ailton Krenak e Artionka Capiberibe será transmitido pela internet

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nesta quinta-feira (17), às 15h, a Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade receberá o encontro virtual "A Situação Indígena e o Meio Ambiente no Brasil".

A discussão será transmitida ao vivo pela internet (iea.usp.br/aovivo).

Os expositores serão o líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak e a antropóloga Artionka Capiberibe, professora da Unicamp.​

Ailton Krenak
O líder indígena, ambientalista e escritor Ailton Krenak - Arquivo pessoal

​Krenak fará a conferência "A Terra com Febre", uma análise sobre a crise ambiental e suas relações com a crise sanitária, segundo ele, em um cenário de negligência por parte de diversos governantes e o enfraquecimento de diferentes organismos internacionais.

Artionka vai analisar, na conferência "A Máquina de Guerra Anti-Indígena e o Presente/Passado Colonialista do Brasil", a importância da Constituição Federal de 1988, que instituiu um capítulo específico voltado aos povos indígenas. Tratará ainda da atual disputa normativa em torno dos direitos indígenas e a relação dessa disputa com "um modelo de desenvolvimento pautado pela exaustão dos recursos ambientais e humanos".

O debatedor do encontro será o sociólogo Muniz Sodré, titular da Cátedra Otavio Frias Filho. Os moderadores serão o professor André Chaves de Melo Silva, da ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP, e o jornalista Vinicius Mota, secretário de Redação da Folha, parceira do IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP na cátedra.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.