Descrição de chapéu Eleições 2022

Lula vai ao Rio para tentar pacificar relação do PT com Marcelo Freixo

Uma das tarefas é enquadrar ala petista que se opõe à aliança com PSB

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Rio de Janeiro com a missão de unificar o PT em torno da candidatura de Marcelo Freixo (PSB) ao Palácio Guanabara.

A temporada também tem o objetivo de reforçar a presença de Lula no domicílio eleitoral de Jair Bolsonaro (PL). O petista se reuniu com prefeitos da base aliada do presidente.

Marcelo Freixo recebe Lula, o deputado estadual André Ceciliano e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em sua casa
Marcelo Freixo recebe Lula, o deputado estadual André Ceciliano e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, em sua casa - Ricardo Stuckert/Divulgação

Na conversa, realizada na tarde desta segunda-feira (28), com a presença de prefeitos da Baixada, Lula lembrou ações de seu governo voltadas às administrações municipais.

Segundo participantes, o petista citou a criação do Ministério das Cidades como exemplo de uma política voltada aos prefeitos, além da instalação de espaços para atendimento na CEF (Caixa Econômica Federal) e no próprio Palácio do Planalto.

O ex-presidente disse que, em sua gestão, os prefeitos eram atendidos independentemente da coloração partidária. Ainda segundo participantes, o ex-presidente pregou o fim do clima de um contra o outro.

Entre os presentes estavam o prefeito de Belford Roxo e presidente estadual do União Brasil, Wagner dos Santos Carneiro; de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa (PP); de Volta Redonda, Francisco Neto (União Brasil); e de Magé, Renato Cozzolino (PP).

A agenda de seis dias no estado incluiu uma reunião nesta segunda com a direção estadual do PT, em um hotel do Rio, para desencorajar manifestações contrárias ao nome de Freixo, vindas especialmente do grupo do ex-presidente da sigla Washington Quaquá.

Para apaziguar a situação, Lula se reuniu com o presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio), o petista André Ceciliano, que é pré-candidato ao Senado.

Lula patrocinou um encontro entre Freixo e Ceciliano para selar a composição dessa chapa. Os três jantaram na noite de domingo (27) na casa de Freixo. A noite foi encerrada ao som de chorinho e violão.

Depois de conversar com a direção estadual do PT, a tarefa será solucionar um problema com o PSB, que tem Alessandro Molon como candidato ao Senado. Lula defende o nome de Ceciliano para o Senado.

O PT informou ao PSB que não aceita lançar uma candidatura avulsa ao Senado para que Molon mantenha a sua.

Molon, que foi eleito presidente estadual do PSB, foi indicado pelo partido para a disputa ao Senado. Em defesa dessa chapa puro-sangue, PSB menciona o Piauí como exemplo de onde PT lançará candidato ao governo e ao Senado.

Outro argumento do PSB é o de que, em uma eleição dura, Lula dependerá de palanques fortes e Molon é um dos favoritos para a disputa.

Nas palavras de um aliado de Lula, a situação no Rio não está redonda, o que exigiu sua presença no estado.

Nessa passagem pelo Rio, o ex-presidente participou da comemoração do centenário do PC do B no sábado, quando foi recebido em um jantar na casa do ex-ministro da Cultura e compositor Gilberto Gil. No domingo, participou de feijoada na casa de Benedita da Silva, com a presença de Chico Buarque.​

Erramos: o texto foi alterado

O nome do deputado é Alessandro Molon, não Alexandre, como publicado em versão anterior deste texto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.