Ala da União Brasil anuncia Bivar à Presidência 12 dias após filiação de Moro

Nome do presidente do partido é apoiado pela unanimidade da bancada do partido, segundo líder na Câmara; martelo será batido na quinta-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Doze dias depois de o ex-juiz Sergio Moro anunciar filiação à União Brasil, a liderança do partido na Câmara apontou o nome do presidente Luciano Bivar (PE) como pré-candidato à Presidência, em decisão que teria apoio unânime da bancada.

O anúncio foi feito no final da tarde desta terça-feira (12) pelo líder da legenda na Casa, Elmar Nascimento (BA).

"Nós entendemos que [Bivar] tem todas as qualificações para liderar não só o nosso partido, mas todos os outros partidos do centro democrático que têm conversado nos últimos tempos", afirmou Nascimento.

O presidente do União Brasil Luciano Bivar - Zanone Fraissat - 2.dez.19/Folhapress

O nome do ex-ministro enfrentava resistência dentro da União Brasil. Moro trocou o Podemos pelo partido na reta final do prazo de filiações para as eleições e, em um primeiro momento afirmou que havia desistido provisoriamente da corrida presidencial em nome da busca de uma unidade das legendas de centro-direita e de direita. Nesse cenário, o ex-juiz do Paraná seria candidato a deputado federal ou a senador por São Paulo.

Em seguida, porém, recuou da desistência e afirmou que mantinha sua pré-candidatura, o que levou o grupo liderado por ACM Neto a anunciar que iria impugnar sua filiação. No dia 2, o partido desistiu de questionar a filiação de Moro, mas ressaltou que o projeto político do ex-juiz é em São Paulo.

Segundo Elmar Nascimento, haverá uma reunião da comissão instituidora do partido na quinta-feira (14) para debater a decisão da bancada.

"Nós esperamos homologar também a unanimidade, como foi na bancada, dessa indicação", afirmou. "Será uma das primeiras candidaturas que são postas de forma oficial por deliberação de todos os agentes políticos de nosso partido e ratificada pela nossa comissão executiva instituidora."

​O deputado disse que o nome de Bivar era irrevogável. "Só por decisão exclusiva e pessoal dele é que ele vai aceitar ou deixar lá na frente de ser candidato. Essa decisão está tomada e eu espero que ele leve a candidatura até o fim, até porque entendemos que ele é o nome que mais agrega neste instante e que pode representar uma terceira via."

O deputado afirmou que o presidente da União Brasil tem todas as qualificações para a disputa. "Nas últimas eleições presidenciais ele foi o que enxergou na candidatura do presidente Jair Messias Bolsonaro aquela que era recepcionada das expectativas do povo brasileiro", afirmou.

Ele afirmou que Bivar foi o único dirigente partidário capaz de dialogar com o pedetista Ciro Gomes e com Moro, além de com outros nomes da terceira via.

Segundo o líder da União Brasil na Câmara, Moro é um grande quadro. "Mas, neste momento, nós entendemos que [Bivar é] o nome que unifica todos, de qualquer estado de nosso país, que atende a todos os nossos anseios e que está pronto e preparado para cumprir essa missão", afirmou.

Nascimento colocou em dúvida outros partidos da terceira via, como MDB e PSDB, têm condições de apresentar uma candidatura sólida e sem resistências. "Como a gente vai sentar à mesa e aí o Luciano renunciar em prol de outro candidato que sequer tem unidade em seu próprio partido?", disse.

"Nós temos estrutura, capilaridade, tempo de TV, recursos. Nosso candidato tem melhores condições do que qualquer outro de disputar as eleições."

O deputado defendeu ainda que nomes da terceira via apoiem a candidatura de Bivar. "Quem quer apoio tem que estar disposto a apoiar", disse. "Vice é fruto de composição no momento certo da eleição."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.