Datafolha: 49% não votariam de jeito nenhum em Garotinho para o Governo do Rio

Quase metade dos entrevistados afirmam que não votariam no ex-governador; deputado tem 26% de rejeição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O ex-governador Anthony Garotinho (União Brasil) é o mais rejeitado pelo eleitorado fluminense entre os políticos cogitados para disputar o Governo do Rio de Janeiro, aponta pesquisa divulgada nesta quinta-feira (7) pelo Datafolha.

Quase metade dos entrevistados pelo instituto (49%) declarou que não votaria no ex-governador de jeito nenhum. O deputado federal Marcelo Freixo (PSB), um dos líderes na pesquisa de intenção de voto, aparece isolado em segundo lugar na rejeição do eleitorado, com 26%.

Anthony Garotinho em sabatina dos pré-candidatos ao Governo do Rio de Janeiro em 2018 - Bruna Prado - 11.jun.2018 / Folhapress

O governador Cláudio Castro (PL), que polariza com Freixo a disputa até o momento, é rejeitado por 18% dos entrevistados. Ele está tecnicamente empatado com Cyro Garcia (PSTU), com 19%, general Santos Cruz (Podemos), também com 18%, André Ceciliano (PT), com 17%, Eduardo Serra (PCB), com 14%, e o ex-presidente da OAB Felipe Santa Cruz (PSD), com 13%.

O levantamento foi realizado entre terça-feira (5) e esta quinta, entrevistou 1.218 eleitores no estado e tem margem de erro de três pontos percentuais. Ele está registrado no TSE sob o número RJ- 05998/2022.

De acordo com a pesquisa, 12% dos entrevistados não votariam de jeito nenhum em Rodrigo Neves (PDT), ex-prefeito de Niterói, e 11% em Paulo Ganime (Novo). Não votariam em nenhum 9% e não rejeita nenhum dos nomes 2%.

Garotinho vinha declarando apoio à reeleição de Castro, mas nas últimas semanas decidiu lançar sua pré-candidatura ao governo. O movimento é visto nos bastidores como uma forma de pressionar Castro a ampliar seu espaço num eventual segundo mandato.

A rejeição a Garotinho alcança 71% entre os eleitores com renda familiar acima de dez salários mínimos.

É nesse grupo também que Freixo tem seu maior percentual de rejeição: 37%. Ele supera até mesmo o registrado entre os entrevistados evangélicos, grupo em que 31% declarou não votar no pré-candidato do PSB de nenhum jeito.

Castro tem rejeição mais relevada entre os eleitores mais ricos (44%). Também estão acima de sua média o "não" dos entrevistados com ensino superior completo e com renda entre dois e cinco salários mínimos, ambos com 27%.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.