Descrição de chapéu Folha Informações Fake News

Folha não fez texto afirmando que Lula cogita convidar Anitta em eventual governo

Montagem circula nas redes sociais; assessoria nega intenção do ex-presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lauro de Freitas (BA)

Uma montagem que circula nas redes sociais atribui à Folha um texto falso que afirma que o ex-presidente Lula (PT) estaria cogitando convidar Anitta para o governo caso ele seja eleito em 2022.

Manchete falsa atravessa na diagonal por uma tarja escrito conteúdo falso
Notícia falsa atribuída à Folha - Reprodução

Segundo o conteúdo inautêntico, reproduzido em um formato que imita a aparência do aplicativo do jornal, o petista estaria pensando em chamar a cantora para um cargo no Ministério da Educação. Na linha-fina falsa, espécie de subtítulo que acompanha os textos do jornal, o ex-presidente ainda teria dito que as crianças brasileiras precisam desenvolver a "sexualidade e empatia", não somente "português e matemática".

Nos índices oficiais de publicação da Folha não há nenhum texto com o título ou a linha-fina que aparecem na imagem. Nos tópicos do site relacionados a "Lula" e "Anitta", espaços que reúnem tudo o que é divulgado pelo veículo sobre as personalidades, também não há conteúdo semelhante ao retratada na montagem.

Procurada pela Folha, a assessoria de Lula nega que ele tenha a intenção de convidar a artista para um cargo em uma eventual vitória na campanha presidencial. A assessoria também desmente que o ex-presidente tenha dito a frase reproduzida na notícia falsa. "Não cogita nem nunca disse isso", afirma a equipe.

Não compartilhe fake news. Confira outras checagens realizadas pela Folha em parceria com o Comprova.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.