Descrição de chapéu Eleições 2022

Saiba quem são os pré-candidatos aos governos dos estados nas eleições

Candidaturas serão formalizadas nas convenções partidárias, de 20 de julho a 5 de agosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Com o fim da janela partidária e do prazo para filiações de quem vai concorrer nas eleições de outubro, os partidos brasileiros já lançaram ao menos 140 pré-candidatos a governador nos 26 estados e no Distrito Federal.

Ao menos 28 partidos terão candidatos próprios. As siglas que mais lançaram candidaturas foram o PL do presidente Jair Bolsonaro, o PT do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a União Brasil, partido que surgiu a partir da fusão de DEM e PSL.

Servidores da Justiça Eleitoral ajustam as urnas na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo - Zanone Fraissat-14.set.20/Folhapress

Na sequência, PSD, PSDB, PSB, MDB e PDT estão entre as legendas entre as que mais terão candidaturas próprias nos estados.

São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal são as unidades da federação com maior número de pré-candidatos, indicando um cenário mais disperso, mas com possibilidade de afunilamento ao longo dos próximos meses.

As pré-candidaturas serão formalizadas entre 20 de julho e 5 de agosto, período no qual serão realizadas as convenções partidárias. As legendas terão até até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos.

O primeiro turno do pleito acontecerá em 2 de outubro. O eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Saiba quem são os pré-candidatos a governador nos estados:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.