Descrição de chapéu Eleições 2022

Saiba quem são os candidatos aos governos dos estados nas eleições

Candidaturas foram formalizadas nas convenções partidárias, ocorridas até 5 de agosto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Com o fim da janela partidária e do prazo para filiações de quem vai concorrer nas eleições de outubro, os partidos brasileiros lançaram 223 candidatos a governador nos 26 estados e no Distrito Federal.

Neste pleito, 30 partidos possuem candidatos próprios. Entre as siglas que mais lançaram candidaturas estão o PL do presidente Jair Bolsonaro, o PT do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a União Brasil, partido que surgiu a partir da fusão de DEM e PSL.

Servidores da Justiça Eleitoral ajustam as urnas na 1ª Zona Eleitoral de São Paulo - Zanone Fraissat-14.set.20/Folhapress

PSOL, PSTU e PCO são as siglas que mais lançaram postulantes, em chapas "puro-sangue" ou isoladas. Na sequência, PSD, PSDB, PSB, MDB e PDT estão entre as legendas entre as que mais terão candidaturas próprias nos estados.

Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Pernambuco são as unidades da federação com maior número de candidatos, indicando um afunilamento após as convenções partidárias, o avanço das alianças e o registro das candidaturas.

As candidaturas foram formalizadas em 5 de agosto, durante as convenções partidárias. Após isso, os partidos registraram seus candidatos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até a última segunda-feira (15). Agora, os registros serão avaliados pela corte. A campanha eleitoral iniciou oficialmente na última terça-feira (16).

Nas estatísticas de postulantes à reeleição estão 20 governadores, a maioria do União Brasil, PSB e MDB, que concorrem, juntos, a 10 unidades da federação. Alguns dos candidatos destes partidos são Ronaldo Caiado, em Goiás, Ibaneis Rocha, no Distrito Federal, e Renato Casagrande, no Espírito Santo.

O primeiro turno do pleito acontecerá em 2 de outubro. O eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Saiba quem são os candidatos a governador nos estados:

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.