Com o fim da janela partidária e do prazo para filiações de quem vai concorrer nas eleições de outubro, os partidos brasileiros já lançaram ao menos 140 pré-candidatos a governador nos 26 estados e no Distrito Federal.
Ao menos 28 partidos terão candidatos próprios. As siglas que mais lançaram candidaturas foram o PL do presidente Jair Bolsonaro, o PT do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a União Brasil, partido que surgiu a partir da fusão de DEM e PSL.
Na sequência, PSD, PSDB, PSB, MDB e PDT estão entre as legendas entre as que mais terão candidaturas próprias nos estados.
São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal são as unidades da federação com maior número de pré-candidatos, indicando um cenário mais disperso, mas com possibilidade de afunilamento ao longo dos próximos meses.
As pré-candidaturas serão formalizadas entre 20 de julho e 5 de agosto, período no qual serão realizadas as convenções partidárias. As legendas terão até até 15 de agosto para solicitar o registro de candidatura dos escolhidos.
O primeiro turno do pleito acontecerá em 2 de outubro. O eventual segundo turno será realizado no dia 30 do mesmo mês.
Saiba quem são os pré-candidatos a governador nos estados:
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.