Descrição de chapéu
Eleições 2022

Crise com Doria e apoio a Tebet são cortina de fumaça da guerra no PSDB

Divisão interna do tucanato é sequência lógica de disputa que já dura duas décadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A crise agônica do PSDB, ora resumida no puxão de tapete dado na pretensão de João Doria de ser o candidato tucano à Presidência, é a sequência lógica de uma longa disputa que remonta ao período em que o partido governou o Brasil.

Desta forma, o tom agudo do noticiário sobre a sigla se justifica pela saborosa sucessão de erros e traições do enredo, mas nem de longe reflete uma novidade. E o apoio tramado pela direção partidária ao nome da senadora Simone Tebet (MDB-MS), se confirmado ao fim, não passa de uma cortina de fumaça.

Doria, ainda governador, durante mutirão de vacinação em São Paulo
Doria, ainda governador, durante mutirão de vacinação em São Paulo - Bruno Santos - 27.mar.2022/Folhapress

O mesmo pode se dizer sobre Doria, um caso peculiar de "outsider" que irrompeu com poderio eleitoral dentro de uma sigla estabelecida, desagradando o establishment partidário. Diferentemente do americano Donald Trump, que também surgiu como fenômeno no Partido Republicano, o tucano nunca conseguiu dobrar seus pares.

Ainda assim, logrou duas vitórias maiúsculas, em 2016 e 2018, embora o custo dos instrumentos da segunda operação tenha sido colocado alto de saída, resumidos na maldição do BolsoDoria. O resto é decantado e algo paradoxal: mesmo seus adversários afirmam que o então governador paulista fez uma gestão elogiável, em especial com o ativo de trazer a vacina contra a Covid-19 e forçar o rival Jair Bolsonaro (PL) a se mexer.

Mas a quantidade de erros políticos cometidos por Doria na tentativa de fazer do PSDB sua sigla, ignorando ritos da política tradicional, acabou por limitar seu apoio a um grupo com influência limitada fora das fronteiras do Governo de São Paulo.

Dali para as traições, que remetem às disputas iniciadas nos anos 1990, foi um pulo. Quando Fernando Henrique Cardoso presidia o país, de 1995 a 2002, os protagonistas das crises do tucanato e de seu entorno eram Mario Covas, José Serra, Tasso Jereissati, Aécio Neves, Roseana Sarney, Antônio Carlos Magalhães, Geraldo Alckmin, entre outras figuras laterais, como o pai de Simone Tebet, o já falecido senador Ramez.

É da dinâmica do poder, assim como nos anos do PT (2003-16) havia dicotomia centrada na economia, com os aliados do caído em desgraça Antonio Palocci se digladiando com o petismo mais histórico —que venceu, levando ao reinado de Guido Mantega e à ruína de 2015-16. A diferença é que o partido tinha dono: Luiz Inácio Lula da Silva.

FHC sempre foi referência, mas até pela tendência atávica do tucanato pela autofagia, nunca dominou o partido. Seu legado só começou a ser recuperado, ironia suprema, a partir da deferência que lhe foi dada no governo de Dilma Rousseff (PT, 2011-16).

No caso de Doria, o tiro de misericórdia veio do palácio no qual despachou durante três anos. Em seu plano de voo original, contava com o então DEM de Rodrigo Maia dominante na Câmara e do MDB para sua empreitada neste ano. Dividiu cargos e poder, como atestam o setor de transportes paulista e a prefeitura da capital.

Quando o DEM rachou no começo do ano passado, parecia uma boa ideia garantir o PSDB fechado com seu plano ao trazer o então demista Rodrigo Garcia, seu vice, para o tucanato. De quebra, isso barraria as intenções de Alckmin (que nunca perdoou Doria por tentar ser candidato a presidente em 2018) de tentar buscar o governo estadual.

Só que o então governador não contou com a crescente rejeição a seus desígnios, apoiada pela baixa popularidade. A leitura básica para ela é a antipatia à imagem pessoal do tucano —se isso passa por atavismos brasileiros contra quem se projeta bem-sucedido, as "elites" tão atacadas por Lula, é tema para a academia.

Assim, quando ameaçou romper o combinado e ficar na cadeira para apoiar Rodrigo ao governo, a reação do vice e do PSDB foi explosiva. Os tucanos paulistas sabem que perder o Bandeirantes é perder a pretensão nacional da sigla, a condenando a ser uma sócia minoritária do centrão. Doria acabou cedendo, mas ali ficou explícita a noção de que a toxicidade de seu nome seria percebida como fatal para Rodrigo se eles compartilhassem o santinho da campanha.

Há também a questão de fundo sobre identidade política. O BolsoDoria não foi um acidente: naquele 2018, era o espírito do tempo eleitoral. O ex-governador sempre trafegou no antipetismo e na antipolítica, e o 2022 tem sido pautado por decisões tradicionais apesar do golpismo de Bolsonaro e da pátina esquerdista de Lula. Não por acaso, os partidos se dividiram entre eles na prática.

Seja como for, as fissuras tucanas dos anos 1990 chegaram como falhas tectônicas a 2022. Grosso modo, há hoje três grandes grupos, imiscíveis salvo para ações táticas, no PSDB. Um quer Doria candidato, hoje cada vez mais restrito a ele e a dois integrantes da Executiva do partido.

Outro, que inclui a direção partidária e a velha guarda de nomes como Tasso, quer apoiar Tebet agora para emplacar uma candidatura própria quando o MDB negar a legenda à senadora, cenário que é considerado como o mais provável por esses tucanos. Assim, por ora dizem ofertar um nome para a vice, talvez do próprio senador cearense. Na pior das hipóteses para eles, ficam assim caso o MDB surpreenda a todos e apoie Tebet.

Por fim, há o poderoso grupo de parlamentares que acabam associados à figura do deputado mineiro Aécio. Ele trabalhou por Eduardo Leite (RS) nas prévias. Agora, defende uma candidatura própria, o que é recebido com ceticismo. Aliados do mineiro falam inclusive que o jogo de Aécio é se unir ao grupo supracitado em prol de um nome próprio, temendo nessa visão o que seria uma futura fusão do PSDB com MDB ou União Brasil, a antiga casa de Rodrigo.

A questão dos céticos é que esse contingente congressual é pragmático. E pragmatismo no Parlamento hoje em dia é fazer oferenda ao altar de Arthur Lira (PP-AL) em seu sacerdócio do Bolsa Família de Bolsonaro: as emendas de relator. Além disso, claro, há o butim que Doria deixará ao ser ejetado da candidatura, talvez R$ 70 milhões, embora haja limites no que cada deputado pode ganhar.

No domingo, depois de cometer mais um erro ao ameaçar a judicialização da questão da candidatura, Doria conversou com Rodrigo. O governador ponderou sobre o isolamento terminal do ex-chefe e ouviu que ele irá até o fim, amparado na sua vitória nas prévias tucanas —o que nunca condicionou seu nome como candidato único da esvaziada terceira via.

Mas deu a senha para que os presidentes do PSDB, Cidadania e MDB encaminhassem a sugestão de apoio a Tebet. O xeque-mate pode ou não resolver a partida com Doria, mas o campeonato de desagregação do tucanato seguirá firme.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.