Descrição de chapéu Eleições 2022

Masp cancela evento de lançamento de livro de Guilherme Boulos

Museu classificou evento como ato político, argumento rechaçado por Boulos e sua editora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Caio Mello
São Paulo | UOL

O Masp (Museu de Arte de São Paulo) cancelou nesta segunda-feira (2) o lançamento do livro "Sem medo do futuro", de autoria de Guilherme Boulos (PSOL). A decisão aconteceu a quatro dias do evento, que aconteceria no auditório do museu. A alegação, segundo a editora Contracorrente —responsável pela publicação— é de que o estatuto social da instituição não permite qualquer manifestação política.

Em nota direcionada a Heitor Martins, diretor-presidente do Masp, a editora lembrou que a equipe já havia feito visitas técnicas, assinado a minuta contratual e até mesmo iniciado a divulgação do lançamento.

Imagem em close de Guilherme Boulos, um homem branco, de barba e cabelos castanhos, que veeste uma camisa bege e tem uma das mãos apoiada sobre o queixo enquanto olha para o lado. Ele esta diante de um fundo azul, com uma amarela acima, e atrás dele, borrada, está Janja, noiva de Lula, uma mulher de óculos e cabelos castanhos
Guilherme Boulos durante conferência do PSOL, em São Paulo - Bruno Santos - 30.Abr.2022/Folhapress

A ação foi classificada pela editora como "um grave atentado à liberdade de expressão por uma das mais importantes instituições culturais do país".

O argumento de que o evento seria um ato político também foi rechaçado pela editora, que afirmou que a direção do Masp escolheu o posicionamento do "obscurantismo e da intolerância".

Com o impasse, o lançamento passou para esta terça (3), às 19h, na Livraria da Vila. O político confirmou o novo local e comentou brevemente pelas redes sociais sobre o cancelamento.

Ao UOL, Boulos lamentou o episódio. "É lamentável que uma instituição tão importante para a cultura brasileira volte atrás no lançamento de um livro. Pior ainda que isso aconteça em meio à escalada do autoritarismo bolsonarista".

O UOL também entrou em contato com o Masp, que informou que "o lançamento precisou ser cancelado por não estar de acordo com o Artigo 2, Parágrafo Terceiro do estatuto social do MASP que expressa a 'vedação à realização de quaisquer manifestações de caráter político e/ou religioso', impossibilitando que o museu atue como sede de qualquer tipo de evento relacionado a esses temas."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.