Descrição de chapéu Eleições 2022

Pré-candidatos ao Governo de SP erram sobre pesquisas eleitorais e segurança; veja checagem

Dez políticos que pretendem concorrer ao cargo foram sabatinados por Folha e UOL

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | Agência Lupa

Durante a primeira semana de maio, dez pré-candidatos ao Governo de São Paulo foram sabatinados pela Folha e pelo UOL.

A Lupa acompanhou as entrevistas realizadas com Márcio França (PSB), Felício Ramuth (PSD), Abraham Weintraub (PMB), Elvis Cézar (PDT), Rodrigo Garcia (PSDB), Vinicius Poit (Novo), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Gabriel Colombo (PCB), Altino Junior (PSTU) e Fernando Haddad (PT) e verificou algumas frases ditas pelos políticos.

Veja o resultado:

0
Fachada do Palácio dos Bandeirantes, que abriga o Governo de São Paulo - Leonardo Wen - 19.set.06/Folhapress

Márcio França (PSB)

Quando eu fui governador, naqueles oito meses, houve uma drástica redução (...) de letalidade [policial]

Márcio França (PSB)

em sabatina no dia 2 de maio de 2022

Exagerado

Os dados mostram que a letalidade policial diminuiu durante os meses em que Márcio França assumiu como governador, porém não de forma "drástica" como classificado pelo pré-candidato.

França tomou posse no dia 6 de abril de 2018, após o então governador, Geraldo Alckmin (PSDB), renunciar para concorrer à presidência da República.

Considerando todo o período em que ficou no cargo, houve uma redução de 6,9% nos casos de letalidade policial –o número de vítimas caiu de 703 para 654 no comparativo de abril a dezembro de 2017 com o mesmo período de 2018.

No segundo trimestre daquele ano, 218 pessoas morreram ao entrar em conflito com policiais do estado, uma redução de 1,8% se comparado com o mesmo período de 2017. No terceiro trimestre de 2018, quando 210 morreram, a queda foi de 8,2% em comparação com o terceiro trimestre de 2017.

No último trimestre de 2018 houve 226 mortes, queda de 10,3% comparado com o mesmo período de 2017. Esses números são de um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

A reportagem procurou a assessoria do pré-candidato, mas não houve resposta.

E voltou a subir [a letalidade policial] exatamente quando o Doria voltou ao Governo

Márcio França (PSB)

em sabatina no dia 2 de maio de 2022

Verdadeiro, mas

A letalidade policial cresceu 1,8% no primeiro ano de mandato do então governador João Doria.

Em 2019, 867 pessoas morreram em conflitos com policiais do estado. No ano anterior, antes de Doria assumir, o número era menor: 851 casos. Contudo, a letalidade policial diminuiu nos anos seguintes, caindo para 814 vítimas em 2020 e 570 em 2021. Os dados são do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base em informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.

Tem pesquisa comigo na frente

Márcio França (PSB)

em sabatina no dia 2 de maio de 2022

Falso

Todas as pesquisas de intenção de voto para o Governo do estado de São Paulo divulgadas até a publicação desta reportagem mostravam o pré-candidato Fernando Haddad (PT) na frente de Márcio França. O último Datafolha indica que o petista liderava a disputa para o Governo de São Paulo nos dois cenários traçados.

No primeiro, Haddad aparece com 29% das intenções de votos. Márcio França, por sua vez, ficou em segundo lugar, com 20%. Sem França entre os pré-candidatos, Haddad lidera com 35%. O Datafolha foi divulgado no dia 8 de abril e contou com 1.806 entrevistas no estado.

No início de maio, um levantamento do Paraná Pesquisas mostrou o petista liderando em todos os cenários. No primeiro, Fernando Haddad apareceu com 29,7% das intenções de votos, ficando na frente de Márcio França (18,6%).

Quando a pesquisa apresentou apenas os nomes dos quatro primeiros colocados no primeiro cenário, Haddad apareceu com 30,3%, enquanto França ficou com 19,2%.

Outras pesquisas como a do Ipespe, divulgada em 15 de abril, e do Instituto Gerp, de 3 de maio, também apontaram Haddad liderando a disputa, com França no segundo lugar.

A reportagem procurou a assessoria do pré-candidato, mas não houve resposta.

Eu fui prefeito e fui reeleito com 93% dos votos numa cidade grande

Márcio França (PSB)

em sabatina no dia 2 de maio de 2022

Verdadeiro

Em 2000, Márcio França foi reeleito como prefeito em São Vicente (SP) com 93% dos votos. Ao todo, ele recebeu o apoio de 139 mil eleitores. Na ocasião, derrotou Sergio Martins de Assis (PT), que teve 10 mil votos. Os dados constam no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Felício Ramuth (PSD)

Eu comecei a minha eleição como prefeito de São José dos Campos em 2016 com 2% dos votos, ganhei com 62% dos votos

Felício Ramuth (PSD)

em sabatina no dia 2 de maio de 2022

Falso

Divulgada no dia 25 de agosto de 2016, a primeira pesquisa do Ibope apontava o então candidato à prefeitura de São José dos Campos Felício Ramuth (na época, no PSDB) como terceiro colocado na corrida eleitoral.

Naquela época, o prefeito Carlinhos Almeida (PT) liderava a disputa, com 26% das intenções de voto. Shakespeare Carvalho (PRB) ficava na segunda posição, com 20%, enquanto Ramuth alcançava 16% —não apenas 2%.

Na pesquisa espontânea, quando uma pergunta é feita aos entrevistados e não é dada nenhuma alternativa para resposta, Carlinhos Almeida foi mencionado por 12% da população, enquanto Ramuth e Shakespeare, por 5% cada um. A margem de erro do levantamento é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos.

No dia 2 de outubro de 2016, Ramuth venceu a eleição no primeiro turno, com 219.511 votos, que correspondem a 62,2 % dos votos válidos, contra 76.327 de Carlinhos Almeida, equivalentes a 21,6%.

A reportagem procurou a assessoria do pré-candidato, mas não houve resposta.

Ao longo dos últimos meses existe um esforço muito grande por parte do PSD para ampliar sua base dentro do congresso e o fez, de 35 para 46 deputados federais

Felício Ramuth (PSD)

em sabatina no dia 2 de maio de 2022

Verdadeiro

Após as eleições em 2018, a Câmara dos Deputados passou a ser composta por 513 deputados federais de 30 partidos diferentes. Antes, 25 partidos eram representados na Casa. O PSD conseguiu eleger 34 deputados federais naquele ano —e não 35. Contudo, o partido contava anteriormente com 36 representantes. No momento atual, 47 deputados federais compõem a bancada do PSD na Câmara.

Abraham Weintraub (PMB)

A UNE (União Nacional dos Estudantes) tem um monopólio [da emissão] da carteirinha estudantil

Abraham Weintraub (PMB)

em sabatina no dia 3 de maio de 2022

Falso

Qualquer entidade estudantil municipal, estadual ou federal pode emitir a Carteira de Identificação Estudantil (CIE) —e não apenas a União Nacional dos Estudantes (UNE), como afirmou o ex-ministro da Educação.

De acordo com a Lei Federal nº 12.933, de 26 de dezembro de 2013, esse documento pode ser feito pela Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), pela União Nacional dos Estudantes (UNE), pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), pelas entidades estaduais e municipais filiadas a essas associações, pelos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs) e pelos Centros e Diretórios Acadêmicos —desde que sigam o mesmo padrão.

Em 2019, quando ainda estava à frente do Ministério da Educação (MEC), Weintraub propôs a criação de uma carteira digital estudantil gratuita emitida pela pasta, a chamada ID Estudantil. Por iniciativa do economista, o governo adotou a Medida Provisória (MP) nº 895, de 6 de setembro de 2019, que alterou um parágrafo da Lei nº 12.933/2013 e tirou das entidades estudantis o direito de emissão desses documentos.

A vigência dessa MP, contudo, foi encerrada em 6 de fevereiro de 2020 porque não chegou a ser apreciada no Congresso. Com isso, as carteirinhas voltaram a ser produzidas pelas entidades estudantis.

Atualmente, o preço de emissão da CIE é R$ 35.

A reportagem procurou a assessoria do pré-candidato, mas não houve resposta.

Meu passado inteiro não tem um único mal feito, não tem um único caso de violência. (...) Não tem um único caso de uma desonestidade intelectual

Abraham Weintraub (PMB)

em sabatina no dia 3 de maio de 2022

Falso

O ex-ministro da Educação tem um histórico de polêmicas, ataques violentos à imprensa e à esquerda e ofensas proferidas pela internet, algumas delas consideradas crimes de racismo. Ele também já foi condenado pela Justiça de Minas Gerais por danos morais coletivos contra professores.

Em abril de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu inquérito contra o pré-candidato para investigar suposto crime de racismo contra chineses. Em 4 de abril daquele ano, Weintraub fez chacota da China ao usar o personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, para insinuar em sua conta no Twitter que a pandemia do novo coronavírus beneficiaria o país asiático. Esse conteúdo depois foi apagado.

Na época, a Embaixada da China no Brasil publicou uma nota repudiando o tuíte e classificou as declarações como "fortemente racistas". Em fevereiro de 2021, a Procuradoria da República no Distrito Federal arquivou o inquérito após a Polícia Federal concluir que não havia elementos para indiciar o ex-ministro.

Em novembro de 2019, Weintraub fez sérias ofensas à comunidade acadêmica ao insinuar em uma entrevista ao Jornal da Cidade Online, sem provas, que havia "plantações extensivas de maconha em algumas universidades". Ele também afirmou, sem comprovar, que os laboratórios de química das instituições de ensino estariam "desenvolvendo droga sintética".

Na época, o sindicato dos docentes das universidades federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco moveram uma ação contra o então ministro da Educação. Em março de 2021, o juiz federal João Batista Ribeiro, da 5ª Vara Federal Cível de Minas Gerais, condenou Weintraub e a União a pagar R$ 40 mil por danos morais coletivos contra docentes de universidades federais.

A reportagem procurou a assessoria do pré-candidato, mas não houve resposta.

Tanto é que foi 100% descongelado tudo que eu mandei congelar [no MEC]. Não teve corte nenhum no orçamento (...)

Abraham Weintraub

em sabatina no dia 3 de maio de 2022

Verdadeiro, mas

Embora o orçamento para universidades federais que ficou bloqueado a partir de 30 de abril de 2019 tenha sido, de fato, descongelado, isso aconteceu somente no final daquele ano. Durante o período de contingenciamento, universidades relataram dificuldades inclusive para pagar contas de energia elétrica e água ou mesmo para comprar insumos básicos para pesquisa.

Em abril de 2019, Weintraub anunciou corte de 30% da verba de três universidades federais: a Universidade de Brasília (UnB), a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). Essa decisão foi alvo de polêmica na época, porque o motivo dos cortes seria um suposto baixo desempenho acadêmico e o que o então ministro da Educação chamou de "balbúrdia".

Depois da repercussão negativa, o MEC anunciou, no mesmo dia, que seria realizado um bloqueio, e não corte, do orçamento de todas as universidades e institutos federais do país.

O contingenciamento de verba (quando há um congelamento provisório) é uma prática comum em momentos de crise. Contudo, especialistas na época afirmaram que a educação é uma área sensível e, naquela ocasião, já não contava com orçamento suficiente.

Eu declarei meu voto aberto em 2014 no primeiro turno para Marina Silva

Abraham Weintraub

em sabatina no dia 3 de maio de 2022

verdadeiro

Em uma entrevista à revista Veja em 2019, Abraham Weintraub confirmou que, no pleito de 2014, votou em Marina Silva (Rede), então candidata pelo PSB, para a presidência da República.

Elvis Cezar (PDT)

A nossa cidade foi considerada a cidade excelente, a número um do Brasil em gestão fiscal (...)

Elvis Cezar (PDT)

em sabatina no dia 3 de maio de 2022

Verdadeiro, mas

De acordo com o último IFGF (Índice Firjan de Gestão Fiscal) 2021, feito com base em dados fiscais oficiais de 2020, Santana de Parnaíba atingiu conceito máximo (1) e, portanto, esteve entre as cidades com melhor gestão fiscal do Brasil. Contudo, ela não foi a única.

Outros onze municípios atingiram conceito máximo: São Pedro (SP), Gavião Peixoto (SP), Tambaú (SP), Brumadinho (MG), Itatiaiuçu (MG), Santa Juliana (MG), Gaspar (SC), Presidente Getúlio (SC), São Francisco de Paula (RS), Ortigueira (PR) e Costa Rica (MS).

Nós somos a cidade mais segura do estado de São Paulo

Elvis Cézar (PDT)

em sabatina no dia 3 de maio de 2022

Falso

De acordo com o IECV (Índice de Exposição a Crimes Violentos) 2020, do Instituto Sou da Paz, o município de Santana de Parnaíba (SP) está localizado na 54º posição entre 139 cidades paulistas. O levantamento mede a exposição à violência nas cidades do estado de São Paulo com mais de 50 mil habitantes.

O ranking é calculado a partir da média ponderada de três sub-índices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (alguns tipos de roubo, roubo de veículo e roubo de carga).

Outro levantamento, o Ranking Connected Smart Cities 2021, da Urban Systems, mostra Santana de Parnaíba em 7º lugar no estado de São Paulo no quesito segurança entre cidades com mais de 50 mil habitantes. Considerando outros indicadores, como mobilidade, urbanismo, economia e saúde, a cidade ficou na 34ª posição no estado e 89ª no país.

Em nota, a assessoria do candidato disse que pesquisas da Smart Cities de 2019 e 2020 colocaram Santana do Paranaíba na primeira colocação em segurança entre as cidades paulistas. Contudo, conforme explicado acima, o ranking mais recente é de 2021, e coloca a cidade em sétimo lugar.

Rodrigo Garcia (PSDB)

Em 2019 nós tínhamos 100 mil alunos na rede do estado estudando em tempo integral

Rodrigo Garcia (PSDB)

em sabatina no dia 4 de maio de 2022

Subestimado

Dados da Secretaria da Educação de São Paulo mostram que o estado tinha 135 mil estudantes matriculados no PEI (Programa Ensino Integral) em 2019, quando Rodrigo Garcia assumiu como vice-governador. O número real é 35% maior do que o dito por Garcia.

Para a Lupa, uma informação subestimada é aquela em que os dados reais são ainda mais graves do que o mencionado e que foi minimizada em mais de 10%.

No PEI, os estudantes têm acesso a uma matriz curricular que inclui preparação para o mercado de trabalho, experiência práticas de ciências, tutoria personalizada e clubes juvenis de dança, xadrez, debates etc. A carga horária é de até nove horas e meia, enquanto na rede regular é de cinco horas.

Já os dados da Sinopse Estatística da Educação Básica, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mostram que o estado tinha 250,5 mil alunos estudando em tempo integral na rede estadual de ensino em 2019.

A diferença entre os dados é explicada porque a sinopse considera como estudantes em tempo integral todos aqueles que de fato têm carga horária superior a 7 horas –e não apenas os participantes do PEI.

Procurada, a assessoria de imprensa de Garcia informou que ele se referia "especificamente ao Programa Ensino Integral (PEI)", mas não respondeu sobre o dado subestimado utilizado pelo pré-candidato.

Nós conseguimos fazer [multiplicar] vezes 10 [o número de alunos de tempo integral no estado de São Paulo] em 3 anos

Rodrigo Garcia (PSDB)

em sabatina no dia 4 de maio de 2022

Exagerado

Em 2019, o estado de São Paulo tinha 135 mil estudantes matriculados no PEI (Programa Ensino Integral). Três anos depois, em 2021, esse número saltou para 945 mil estudantes, segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação. O crescimento no período foi de 7 vezes, não de 10 vezes.

Para alcançar um crescimento de 10 vezes, o número de estudantes matriculados precisaria ser de 1,35 milhão em 2022. Esse número seria 43% maior do que o real. Para a Lupa, uma informação exagerada é aquela que está no caminho correto, mas que teve exagero de mais de 10%.

Os dados da Sinopse Estatística da Educação Básica, do Inep, para 2022 ainda não foram publicados.

Procurada, a assessoria de imprensa do pré-candidato pediu para que a Lupa entrasse em contato com a Secom (Secretaria de Comunicação do Governo de São Paulo). A pasta, então, repassou a demanda para a Secretaria Estadual de Educação, que informou que Garcia se referia especificamente ao PEI e que o número real de matriculados em 2022 era de 945 mil (e que 1,026 milhão era o número de vagas).

A reportagem pediu para que ambas as pastas se pronunciassem sobre a fala do candidato, mas não obteve resposta.

Quando o [Mário] Covas assumiu o [governo do] estado, nós éramos o quinto estado mais violento do Brasil. Hoje, nós somos o estado menos violento

Rodrigo Garcia (PSDB)

em sabatina no dia 4 de maio de 2022

Verdadeiro

Em 1995, quando Mário Covas (PSDB) assumiu o Governo de São Paulo, o estado tinha uma taxa de 34,29 homicídios a cada 100 mil habitantes e ocupava a quinta posição no ranking dos estados com a maior taxa de homicídios.

Já em 2019, último dado disponível, São Paulo tem uma taxa de 7,32 homicídios a cada 100 mil habitantes —a menor de todo Brasil. Os dados são do Atlas da Violência, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do FBSP, compila dados de violência a partir de 2011. Naquele ano, São Paulo ocupava a antepenúltima posição no ranking de mortes violentas intencionais (soma de homicídios dolosos, mortes decorrentes de ações policiais, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte) com uma taxa de 12 mortes por 100 mil habitantes. Em 2020, a taxa caiu para 9 mortes e é a menor do país.

Quando a gente olha os números do PIB, São Paulo cresceu cinco vezes mais que o Brasil

Rodrigo Garcia (PSDB)

em sabatina no dia 4 de maio de 2022

Verdadeiro

O PIB (Produto Interno Bruto) do estado de São Paulo cresceu 7,82% entre 2019 e 2021. Já o PIB brasileiro cresceu 1,73% no mesmo período. Isso representa um crescimento de 4,53 vezes dos paulistas em relação a todo o Brasil. Os dados estaduais são da Fundação Seade e os nacionais são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Vinicius Poit (Novo)

Minas Gerais é o estado que está gerando mais emprego no Brasil nos últimos meses

Vinicius Poit (Novo)

em sabatina no dia 4 de maio de 2022

Falso

De acordo com os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), produzido pelo Ministério do Trabalho e Previdência, São Paulo foi a unidade da federação que mais contratou com carteira assinada de janeiro a março de 2022.

Houve 1,67 milhão de desligamentos contra 1,84 milhão de admissões, totalizando 176,2 mil novas vagas. Minas Gerais foi o terceiro estado no ranking, gerando 62,4 mil novas vagas, atrás de Santa Catarina (64 mil).

Considerando apenas o mês de março, Minas Gerais foi o segundo estado com maior saldo de empregados, com 27,4 mil novos postos, mas ainda atrás de São Paulo (34 mil), aponta o Caged.

Já segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), produzida pelo IBGE, Minas Gerais foi o quinto estado no aumento de empregados entre o 3º e o 4º trimestres de 2021: 175 mil trabalhadores. São Paulo lidera a lista (690 mil novos empregados), seguido por Paraná (203 mil), Bahia (187 mil) e Rio de Janeiro (179 mil). Para o IBGE, a posição de "empregado" abrange trabalhadores com e sem carteira assinada, militares e funcionários públicos estatutários.

Procurada, a assessoria do pré-candidato não retornou.

100 milhões de pessoas sem coleta de esgoto, 35 [milhões] sem água tratada [no Brasil]

Vinicius Poit (Novo)

em sabatina no dia 4 de maio de 2022

Verdadeiro

Cerca de 100 milhões de brasileiros vivem em locais sem coleta de esgoto, enquanto 35 milhões não têm acesso a água tratada, segundo estimativas do Instituto Trata Brasil publicadas na edição mais recente do Ranking do Saneamento.

Os dados são referentes ao ano de 2020. O relatório analisa os indicadores dos 100 maiores municípios brasileiros no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, produzido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Os estados de São Paulo e Paraná concentram 14 dos 20 municípios mais bem posicionados no ranking, enquanto 12 dos 20 piores estão localizados nas regiões Norte e Nordeste.

Tarcísio de Freitas (Republicanos)

Olha, o governo combate a corrupção. Combate a corrupção, por exemplo, colocando técnicos em posições-chave, rompendo com aquela lógica de alocação de posições por critério unicamente partidário

Tarcísio de Freitas (Republicanos)

em sabatina no dia 5 de maio de 2022

Falso

Tanto o governo de Jair Bolsonaro (PL) quanto integrantes da própria família do presidente são alvo de várias suspeitas de corrupção. Diferentemente do que afirmou o ex-ministro da Infraestrutura, a atual gestão realizou diversas ações no sentido de barrar investigações e até blindar os familiares do mandatário, e não o contrário.

O caso mais recente de corrupção veio a público em março deste ano, quando a Polícia Federal abriu um inquérito para apurar se o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro favoreceu pastores na distribuição de verbas da pasta.

No começo de abril, o prefeito da cidade maranhense de Luís Domingues, Gilberto Braga, confirmou que a liberação de verbas do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) era facilitada por pastores. Semanas após essa denúncia, o Palácio do Planalto decretou sigilo de 100 anos sobre os encontros entre o próprio Bolsonaro e pastores lobistas.

Outro caso recente envolve a importação da vacina indiana Covaxin contra a Covid-19. Após depoimento de um servidor da área técnica do Ministério da Saúde, irmão do deputado federal Luis Miranda (UB-DF), sobre suspeita de irregularidades envolvendo a compra desse imunizante, o atual governo não tomou nenhuma providência comprovada para investigar o caso, e Bolsonaro foi acusado de prevaricação. O mandatário chegou a pedir que o inquérito fosse arquivado. O pedido foi negado pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber.

Também não é verdade que o chefe do Executivo escolheu apenas técnicos para cargos-chave no governo. A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, por exemplo, inclusive mentiu ao se apresentar como advogada, "mestre em educação" e "em direito constitucional e direito da família".

Em 2019, ela confirmou à Folha que seus títulos tinham a ver com ensino bíblico. Já o ministro do Turismo, Gilson Machado, não tem nenhuma relação com a área —exceto ser proprietário de uma pousada em Alagoas. Já no Ibama, o ex-ministro Ricardo Salles nomeou policiais militares sem nenhuma formação em temas ligados à área ambiental.

Também não é verdade que pessoas não foram contratadas por critérios partidários. Em julho de 2021, por exemplo, o senador Ciro Nogueira (PP) foi nomeado ministro da Casa Civil a convite de Bolsonaro. O PP é um dos maiores partidos do chamado Centrão, bloco que dá sustentação política ao presidente no Congresso.

Procurada, a assessoria de imprensa do pré-candidato não retornou.

Porto de Santos, (...) que dava prejuízo, passou a dar lucros recordes

Tarcísio de Freitas (Republicanos)

em sabatina no dia 5 de maio de 2022

Verdadeiro

Em 2021, a SPA (Autoridade Portuária de Santos), estatal que administra o complexo portuário, fechou o ano com um lucro líquido de R$ 329,1 milhões, uma alta de 62,6% em relação a 2020. Só no segundo trimestre do ano passado, o lucro líquido foi de R$ 98,9 milhões, um recorde na história do porto.

A partir de 2019, a SPA —até então chamada de Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp)— passou a reduzir custos e elevar receitas a partir do corte de pessoal, limitação de algumas regalias e revisão de contratos. Em 2018, por exemplo, a Codesp encerrou o ano com déficit de R$ 468,7 milhões. No ano seguinte, a companhia mudou o nome para Autoridade Portuária de Santos (SPA) e reverteu o prejuízo em lucro de R$ 150 milhões.

Gabriel Colombo (PCB)

No primeiro bimestre de 2022, salvo engano, foram 17 milhões de celulares roubados somente na cidade de São Paulo

Gabriel Colombo (PCB)

em sabatina no dia 5 de maio de 2022

Falso

Dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo mostram que em janeiro e fevereiro de 2022 foram registrados pelo menos 19,4 mil celulares roubados e 15,4 mil furtados na cidade de São Paulo. As informações são obtidas a partir dos boletins de ocorrência registrados nas delegacias e não dizem respeito ao número total de ocorrências, já que alguns registros podem conter mais de uma pessoa ou objeto.

Em relação a todos os tipos de objetos, exceto os de veículos, a capital paulista registrou 33.883 roubos e 53.208 furtos no primeiro trimestre de 2022. Esses dados dão o total do número de ocorrências e não discriminam quais são os itens roubados (documentos, cartões, celulares, dinheiro, etc) e sua quantidade, mas cerca de 28% dos objetos roubados no trimestre em questão eram celulares.

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não possui o número exato de aparelhos de celular, mas os dados da agência mostram que a cidade de São Paulo tem cerca de 28 milhões de linhas de telefonia móvel. Um suposto furto ou roubo de 17 milhões de celulares representaria cerca de 60% de todas as linhas da cidade.

Segundo a assessoria de imprensa do pré-candidato, ele citava um dado reportado pelo G1, que citava 17 mil furtos de celulares, um a cada cinco minutos, mas confundiu os números.

No Brasil foram 19 milhões de pessoas que passaram fome em 2020 e 116 milhões sofreram com segurança alimentar

Gabriel Colombo (PCB)

em sabatina no dia 5 de maio de 2022

Verdadeiro

A pesquisa Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan), mostra que 19 milhões de brasileiros enfrentaram a fome em 2020. No total, cerca de 116,8 milhões conviveram com algum grau de insegurança alimentar.

A insegurança alimentar é medida com base na EBIA (Escala Brasileira de Insegurança Alimentar) e tem três níveis: leve, quando existe preocupação com o acesso a alimentos no futuro e a qualidade da alimentação é comprometida; moderada, quando a pessoa tem acesso a uma quantidade insuficiente de alimentos; e grave, quando há privação severa no consumo de alimentos, incluindo a fome.

Altino Junior (PSTU)

Na eleição passada [de 2018], no segundo turno, o PSTU fez um voto no PT, contra a possibilidade de entrar Bolsonaro, exatamente pelo risco que ele era

Altino Júnior (PSTU)

em sabatina no dia 6 de maio de 2022

Verdadeiro

No segundo turno das eleições de 2018, o PSTU declarou voto ao candidato do PT, Fernando Haddad. Naquela ocasião, o partido disse que não apoiava um governo petista. "Vamos votar contra Bolsonaro, no 13, sem nenhum apoio político a Haddad", informou o PSTU em seu site.

55% da população brasileira tem insegurança alimentar

Altino Júnior (PSTU)

em sabatina no dia 6 de maio de 2022

Verdadeiro

Uma pesquisa divulgada em 2021 pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) informou que 55% dos brasileiros se encontram em situação de insegurança alimentar. O documento indica que a pandemia foi um grande fator que impulsionou o aumento desse indicador.

Fernando Haddad (PT)

Hoje saiu uma pesquisa [...] O Lula é o candidato menos rejeitado em todo o Brasil

Fernando Haddad (PT)

em sabatina no dia 6 de maio de 2022

Falso

De acordo com pesquisa Ipespe divulgada na sexta-feira (6), 43% dos eleitores entrevistados afirmam que não votariam de jeito nenhum em Lula. É um índice inferior ao de Jair Bolsonaro (PL, 60%) e de João Doria (PSDB, 55%), mas superior ao de outros quatro presidenciáveis. Completam a lista Luciano Bivar (União Brasil, 39%), Felipe D’Ávila (Novo, 36%), Simone Tebet (MDB, 35%) e André Janones (Avante, 34%), respectivamente.

Cenário semelhante foi detectado pelo levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado na quarta-feira (4). Entre os pré-candidatos listados, Doria lidera o índice de políticos em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum para a Presidência da República (63,1%), seguido por Bolsonaro (50,9%), Ciro (46,9%), Lula (46,1%), Eduardo Leite (PSDB, 42,5%), Janones (37,1%), Bivar e D’Ávila (34,2%) e Tebet (33,3%).

Procurada, a assessoria do pré-candidato não retornou.

Quase 60% das crianças com 8 anos não sabem ler e escrever

Fernando Haddad (PT)

em sabatina no dia 6 de maio de 2022

Exagerado

O percentual de crianças de 6 e 7 anos que, segundo seus responsáveis, não sabem ler e escrever era de 40,8% em 2021, de acordo com nota técnica publicada pela ONG Todos pela Educação em fevereiro. Em 2019, esse mesmo índice era de 25,1%.

Diante dos impactos da pandemia da Covid-19, o número saltou 66,3% entre os anos comparados. O levantamento foi realizado a partir dos dados da Pnad Contínua, do IBGE.

Ainda segundo o documento, o índice de crianças de 6 e 7 anos que não sabiam ler e escrever se agravou especialmente no grupo das mais pobres (33,6% em 2019 para 51% em 2021), das pretas (28,8% para 47,4%) e pardas (28,2% para 44,5%).

Procurada, a assessoria do pré-candidato não retornou.

A prefeitura de São Paulo devolve 50% do IPVA, que é o que lhe cabe, para o proprietário do carro elétrico

Fernando Haddad (PT)

em sabatina no dia 6 de maio de 2022

Verdadeiro, mas

Veículos elétricos e híbridos emplacados na cidade de São Paulo têm direito a receber restituição de até 50% do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), prevê a Lei Municipal nº 15.997/2014, sancionada pelo então prefeito Haddad. Entretanto, o benefício é restrito aos cinco primeiros anos de tributação do veículo.

Além disso, o artigo 51 da Lei Municipal nº 17.719/2021, sancionada pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), adicionou outras limitações à norma. Desde a mudança, o valor do incentivo está limitado a 103 unidades fiscais do estado de São Paulo (Ufesps) por exercício —o equivalente a R$ 3.292,91 em 2022. O benefício também deixará de valer a partir de 1º de janeiro de 2025.

O governo do estado prorrogou contratos [de concessionárias de pedágio] que venceriam só em 2028

Fernando Haddad (PT)

em sabatina no dia 6 de maio de 2022

Verdadeiro

Em 31 de março, no último dia da gestão João Doria (PSDB), o Governo do estado de São Paulo prorrogou o prazo de vigência do contrato de concessão de rodovias administradas pela empresa AutoBAn, controlada pela CCR, em 3.911 dias. Dessa forma, o contrato, que se encerraria em 17 de abril de 2027, passou a valer até 31 de dezembro de 2037.

O acordo firmado prevê o encerramento de disputas judiciais movidas entre as partes e "soluciona os desequilíbrios contratuais tanto em favor do governo quanto da concessionária, que se arrastavam há 16 anos", segundo a Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo). A AutoBAn é responsável pelo sistema Anhanguera-Bandeirantes e cobre um trecho de 316,8 quilômetros.

Bruno Nomura , Catiane Pereira , Carol Macário , Nathália Afonso e Plínio Lopes
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.