Descrição de chapéu Eleições 2022

Apoiadores de Lula são alvo de drone com fezes antes de ato em Minas; veja vídeo

Ex-presidente participa de evento com o pré-candidato ao governo Alexandre Kalil (PSD)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Stela Masson Victoria Azevedo
Uberlândia (MG) e São Paulo

Apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foram atingidos por fezes lançadas por um drone que sobrevoou a região de um evento com o petista em Uberlândia (MG) nesta quarta (15).

Eles esperavam a liberação para entrar no local. Segundo a assessoria de imprensa de Lula, policiais militares que trabalhavam no apoio do evento "interceptaram uma caminhonete onde estavam três homens com o equipamento" e eles foram presos em flagrante.

O ex-presidente participará de ato no Centro Universitário do Triângulo ao lado do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD). Kalil é pré-candidato ao Governo de Minas Gerais e conta com apoio do PT.

A funcionária pública aposentada Rosângela Bernal, 68, que se diz fã do ex-presidente Lula, afirma que ela e sua neta Isabela Bernal Gonçalves, 10, foram atingidas por fezes.

"Acho que é desespero dos bolsonaristas. Fizeram terrorismo pelo WhatsApp, achando que não viria ninguém. Mas quando viram que lotou aqui, se desesperaram", disse Rosângela ao lado da neta.

Elas tiveram que comprar novas camisetas e foram autorizadas pela segurança do local a tomar banho em um espaço no centro universitário. Funcionários do local jogaram água no chão para limpar os dejetos.

Em nota, a assessoria de imprensa do petista afirma que o ​drone despejou no público "um líquido mau cheiroso, provavelmente uma substância conhecida como chama mosca".

A informação foi divulgada pelo jornal O Tempo, que publicou vídeo em suas redes sociais do drone, e confirmada pela Folha.

Participantes de evento de Lula na Universidade do Triângulo Mineiro, no qual drone atirou fezes, em Uberlândia (MG) - Reprodução O Tempo

Um boletim de ocorrência foi registrado por Luís Fernando da Silva, que se identificou à Folha como apoiador do petista. Ele afirma que se sentiu "desrespeitado e ofendido" pelo ato e indicou três pessoas que seriam as responsáveis por comandar o drone.

O vendedor ambulante Fábio Nunes, que também registrou o boletim de ocorrência com Luís, afirma que dentro da caminhonete havia "muito dinheiro, mas a polícia registrou apenas R$ 5.000". Ele diz ainda que os três detidos foram soltos por volta das 18h30.

Esse será o primeiro evento público com a presença de Lula e de Kalil desde que anunciaram a aliança, em maio.

É também a primeira agenda pública do petista desde que ele contraiu Covid-19. Lula anunciou na terça (15) que testou negativo para a Covid e que poderia retomar compromissos presenciais da sua pré-campanha —ele ainda irá para cidades do Nordeste nesta semana.

Na manhã desta quarta-feira (15), o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), publicou nas redes sociais uma mensagem em que afirmou que reforçará o policiamento na cidade de Uberlândia "para não dar brecha a bandido".

Zema é candidato à reeleição alinhado ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Embora não mencione o nome de Lula na postagem, o gesto foi encarado por aliados do ex-presidente como uma provocação, devido à coincidência da data.

A presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), afirmou durante o evento, no começo da noite, que o partido não se intimida com "ameaças".

"Não venham com ameaça, porque eles não nos fazem medo. Outdoor não dá voto, drone não dá voto. Enquanto eles usam violência e ameaça, nós usamos a força do povo que quer de novo um governo que traga dignidade", afirmou.

Ela disse ainda que as eleições de 2018 foram "fraudadas" porque "não deixaram Lula ser candidato".

"Agora vão ter que enfrentar o debate, o povo e, sobretudo, o que dizer para esse Brasil que vocês jogaram na fome, no atraso, com ódio. Estamos aqui de cabeça erguida para enfrentar tudo isso e mostrar que o Brasil tem jeito", continuou a petista.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.