Consórcio integrado pela Folha promove ação para valorizar acesso à informação

Iniciativa marca Dia Nacional da Liberdade de imprensa, celebrado nesta terça-feira (7)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O consórcio de veículos de imprensa formado por Folha, UOL, G1, O Globo, Extra e Estado de S. Paulo realiza nesta terça-feira (2), Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, uma ação em conjunto com empresas de comunicação pela valorização do acesso à informação e a defesa da integridade dos jornalistas.

Também participam da iniciativa TV Globo, GloboNews, Valor Econômico, CBN e Rádio Eldorado.

De acordo com o mais recente relatório da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), em 2021 foram registrados 430 casos de ataques à liberdade de imprensa no país, o que inclui episódios de censura (33%). O presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera a lista de ofensivas, com 147 ataques.

"A liberdade de imprensa está sob ataque. Defendê-la é dever de todos os que zelam pela jovem democracia brasileira", afirma Sérgio Dávila, diretor de Redação da Folha.

mesa com jornais impressos na redação da folha
Redação da Folha na região central de SP - Lalo de Almeida - 14.jan.2021/Folhapress

Além de reportagens sobre o assunto, todos os jornais impressos e sites do consórcio publicam nesta terça um anúncio e uma tarja preta com o texto "Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Uma campanha em defesa do jornalismo profissional".

O texto do anúncio destaca a importância do jornalismo profissional para a sociedade. "O jornalismo precisa ser livre. Livre para informar, investigar e mostrar tudo o que acontece para que você forme a sua opinião. Quem defende o jornalismo defende a liberdade e fortalece a democracia."

Também estão previstas ações na televisão, spots nas rádios e publicações nas redes sociais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.