Descrição de chapéu Eleições 2022

Equipe de Lula planeja reforçar segurança após sustos na pré-campanha

Invasão de bolsonarista em evento acendeu sinal de alerta na equipe do ex-presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O comando da pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutiu nesta terça-feira (21) o reforço das medidas de segurança do candidato em ambientes fechados, após dois sustos em pouco mais de um mês.

Não estão descartados o uso de detetores de metais portáteis e as revistas até mesmo em atividades de pequeno porte.

Militante bolsonarista (de costas) invade evento de apresentação do plano de diretrizes do programa de governo do PT, na campanha do ex-presidente Lula, nesta terça-feira (21), em São Paulo - Reprodução/Lula no YouTube

O incidente mais recente aconteceu nesta terça-feira, durante ato de lançamento das diretrizes do programa de governo da chapa de Lula e Geraldo Alckmin (PSB).

O discurso de Lula foi interrompido pelo protesto de um bolsonarista, que, ao lado de dois outros, driblou o esquema de segurança e entrou no salão onde ocorria o evento, restrito a convidados, em um hotel na região dos Jardins, na capital paulista.

Não havia detectores de metal na entrada do espaço. Os cerca de 150 convidados não foram submetidos à revista.

Após passar pelo saguão do hotel e por uma primeira barreira destinada à identificação de jornalistas, o trio foi credenciado com direito a acesso ao salão onde o petista, seu vice e dirigentes partidários participavam do lançamento da esboço do plano de governo.

  • ​Veja vídeo do momento em que bolsonarista invade sala de evento:

A abordagem do manifestante, que se aproximou Lula e Alckmin sem que fosse detido por um segurança, provocou um alerta na cúpula petista.

Após o incidente, a necessidade de novos protocolos de segurança foi discutida com o próprio candidato.
Foi a segunda vez que a estrutura de segurança foi facilmente burlada. A primeira vez aconteceu no casamento do petista, no dia 18 de maio.

Apesar da exigência de apresentação de um QR Code e de o endereço da união com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, ter sido divulgado no dia da cerimônia, um penetra circulou por pelo menos três horas entre os convidados.

E, embora os aparelhos de celulares dos convidados tenham sido confiscados na chegada ao salão de festas, o desconhecido portava o seu telefone quando foi expulso pelos seguranças.

Incidentes também têm ocorrido do lado de fora dos locais de eventos.

No dia 15, apoiadores de Lula foram atingidos por um líquido de forte odor lançado por um drone que sobrevoou os arredores do Unitri (Centro Universitário do Triângulo), onde horas depois Lula se reuniria com o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD).

Pouco antes do evento que vai receber o ex-presidente Lula (PT) e o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), um drone sobrevoou a Universidade do Triângulo Mineiro (Unitri), local do evento, jogando líquido nos apoiadores que já estavam a postos aguardando o evento - Reprodução/O Tempo

Bolsonaristas têm feito incursões nas agendas do ex-presidente. No dia 5 de maio, durante viagem a Campinas, cercaram o carro em que o petista deixava um condomínio onde tinha almoçado.

Sempre refratário a esquemas mais ostensivos de segurança, Lula tem sido convencido da necessidade de reforçar sua proteção em eventos públicos e restritos. Para os grandes atos, já há um rígido protocolo. O público é previamente cadastrado pelas delegações de partidos.

Chegando aos estádios e centros de convenções, os participantes são submetidos a detector de metal, passando, em seguida, por uma fila montada segundo ordem alfabética. Identificados, recebem pulseiras de acesso. Nos locais, é proibido o uso de cartazes cujos cabos possam ferir militantes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.