Descrição de chapéu Eleições 2022

Requião critica Ratinho Jr. e Bolsonaro e vê Lula eleito no 1º turno

Pré-candidato do PT ao Governo do Paraná participou de sabatina da Folha e do UOL nesta sexta (3)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Belo Horizonte

O ex-governador do Paraná Roberto Requião (PT) afirmou que o estado está sem governo atualmente e criticou o alinhamento de Ratinho Jr. (PSD) com o presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista disse ainda acreditar que o ex-presidente Lula (PT) deve ser eleito ao Planalto em primeiro turno.

Durante sabatina promovida pela Folha e pelo UOL nesta sexta (3), o pré-candidato do PT ao Governo do Paraná afirmou que Lula é a ferramenta necessária para a retomada econômica do Brasil. Requião fez críticas à política econômica do governo federal e ao ministro da Economia, Paulo Guedes.

Pré-candidato ao governo do Paraná pelo PT, Roberto Requião
Pré-candidato ao Governo do Paraná pelo PT, Roberto Requião é sabatinado nesta sexta-feira (3) - Reprodução/UOL

Requião disse que o atual governador do estado busca replicar as políticas econômicas de Paulo Guedes. Ele fez críticas às tentativas de privatização promovidas por Ratinho Jr. e disse que o rival só se elegeu em 2018 devido a uma onda bolsonarista.

O pré-candidato, que já fez críticas às políticas econômicas adotadas por Lula e pelos governos petistas, disse acreditar em uma mudança do ex-presidente para um possível novo mandato.

"O Lula que saiu da prisão em Curitiba é outra pessoa. Refletiu muito, leu muito, pensou muito. Eu acho que o Lula, hoje, é um sujeito que tem uma formação e uma convicção anti-imperialista e nacionalista pesadíssimas", afirmou Requião.

Antigo filiado ao MDB, o ex-governador fez críticas ao partido. Segundo ele, a legenda se tornou um "balcão de negócios", voltado para questões eleitoreiras.

De acordo com ele, o MDB deixou de ser um partido voltado para as classes populares, como era em sua fundação. "Eu não saí do PMDB, o PMDB que saiu de mim", disse ele.

Em relação à aliança formada entre Lula e Geraldo Alckmin (PSB), o ex-governador afirmou que a união representa um movimento nacional de recuperação do país e de retomada do processo civilizatório.

Disse que, mesmo já tendo feito críticas ao ex-governador de São Paulo, acredita que Alckmin agrega valor à chapa.

O pré-candidato afirmou não acreditar em um possível golpe, caso Bolsonaro perca as eleições. Para ele, não há apoio por parte das Forças Armadas, cujos membros também sofrem com as consequências da política econômica atual.

"Não há chance alguma de haver golpe de Estado no Brasil. O país está afrontado com a política econômica. A inflação hoje pega os brasileiros de uma forma linear, os empregados e os desempregados."

Questionado sobre os ataques feitos por Ciro Gomes (PDT) a Lula e ao PT, Requião disse não entender as agressões obsessivas ao partido. No entanto, segundo ele, as críticas feitas aos governos anteriores são importantes para possibilitar reflexões e permitir que os erros não se repitam.

"O Ciro está contribuído na crítica, ele ajuda o povo a levantar o nível de consciência política, eu acho que isso é uma colaboração positiva", afirmou Requião.

O pré-candidato disse ter tido conversas com Carlos Luppi, presidente nacional do PDT, em busca de uma aliança para as eleições ao Governo do Paraná.

O ex-governador se mostrou contrário às políticas de educação do estado, baseado em escolas cívico -militares. Segundo ele, mesmo conhecendo policiais com boa formação, eles não foram preparados e educados para dirigir uma escola.

O pré-candidato também se disse contrário ao homeschooling, a educação domiciliar. Para ele, esse discurso ganhou espaço por ser uma prática defendida por algumas orientações religiosas. " Acho uma estupidez, está negando à criança a possibilidade de ter um aprendizado diversificado", afirmou Requião.

Em relação ao agronegócio, o ex-governador disse ter muito orgulho do setor e da maneira como este tem utilizado a tecnologia para aumentar a produtividade. No entanto, ele também reconhece haver um problema de segurança alimentar no país.

"O agronegócio do Paraná está plantando dólar, está plantando aquilo que consegue vender em dólar com o real desvalorizado no mercado internacional. Estão ganhando muito dinheiro, mas o povo não está comendo."

Segundo ele, uma possível solução para esse problema seria investir em uma diversificação maior do setor. Para ele, não é certo pensar apenas no lucro concentrado e esquecer os interesses da população.

Ele fez críticas ao ex-juiz Sergio Moro. Disse que a Operação Lava Jato agiu a serviço dos interesses do capital, mesmo que tenha provado alguns casos de corrupção. Para ele, a atuação de Moro foi baseada em ego.

Roberto Requião foi o último pré-candidato ao Governo do Paraná a participar da sabatina da Folha e do UOL. Na segunda (30), Cesar Silvestri (PSDB) foi o entrevistado. Na quarta (1º), a professora Angela Machado (PSOL) foi a convidada. Na quinta (2), o atual governador Ratinho Jr. participou da sabatina.

O deputado federal Filipe Barros (PL) desistiu de participar.

As sabatinas foram apresentadas pelo colunista do UOL Kennedy Alencar e tiveram participação dos jornalistas Alberto Bombig, do UOL, e Ana Luiza Albuquerque, da Folha.

CONFIRA AS DATAS DAS SABATINAS E DOS DEBATES

Sabatinas presidenciais

  • 2º turno - de 10 a 14/10

Debates presidenciais

  • 2º turno - 13/10, às 10h

Debate com candidatos à Vice-Presidência

  • 1º turno - 29/9, às 10h

Debate com candidatos ao Senado

  • 1º turno - 27/9, às 10h

Sabatinas com pré-candidatos ao Governo de SP

  • 2º turno - de 17 a 21/10

​Demais sabatinas

  • Semana de 06/6 - PE
  • Semana de 13/6 - RS
  • Semana de 20/6 - CE

Debates com candidatos ao Governo de SP

  • 1º turno - 19/9, às 10h

  • 2º turno - 20/10, às 10h

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.